Postado em 20 de Setembro de 2022 às 09h24

Dormir mal é tão perigoso quanto fumar!

Sono (64)

Já faz algum tempo que cientistas tem analisado as consequências do sono para a saúde humana, e recentemente, a Associação Americana do Coração (AHA, abreviação em inglês), descobriu que dormir mal pode ser tão nocivo quanto fumar quando falamos em saúde cardiovascular. Essa análise é realizada por um conjunto de sete métricas feito por comportamentos e fatores de risco para a saúde cardiovascular.

Pesquisas apontam que poucas horas de sono ou a má qualidade dele está ligada à pressão alta, colesterol e aterosclerose. E ainda, dormir pouco aumenta a probabilidade de problemas cardiovasculares, como AVC e infarto, por exemplo.

Além do sono, outros critérios podem ser considerados de risco à saúde cardiovascular, para crianças a partir dos dois anos de idade, podemos citar a exposição ao fumo passivo e ao vapor gerado pelo cigarro eletrônico.

No Brasil e no mundo, as doenças cardiovasculares são causa número um de mortes. O Ministério da Saúde aponta que 26,3% dos brasileiros tem pressão alta; 9,1% tem diabetes tipo dois; 22,4% tem obesidade e somente três, a cada dez adultos praticam atividades físicas.

Sono de qualidade é saúde

O descanso ideal é fundamental para saúde física e mental de todas as pessoas. É comprovado que boas noites de sono melhoram a função cerebral, criatividade, humor, energia e produtividade. O sistema imunológico também fica mais forte, e para quem quer aquele ‘corpo escultural’, deve saber que o sono aumenta a capacidade de construção de músculos.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não…...
Dia da Mulher - como anda o sono dela?09/03/20 Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla. Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e......
Sonho lúcido: saiba como é possível controlar seus sonhos15/12/20 Despertar no meio da noite assustado, meio perdido, até perceber que tudo não passou de um sonho. Tem noites que você acorda muitas vezes, e quando volta a dormir, um novo pesadelo te atormenta. O que poucas pessoas sabem, é que......

Voltar para Blog

categorias-noticias