Postado em 13 de Outubro às 16h37

CONSEQUÊNCIAS DE DORMIR POUCO

Sono (58)

Toda atividade que você realiza enquanto acordado consome muita energia do seu cérebro. A molécula responsável por carregar essa energia, chama-se Adenosina Trifosfato (ATP), e ela é acionada sempre que há alguma reação no corpo. Quando a ATP é quebrada, uma substância chamada adenosina difosfato, que tem o poder de induzir o sono no sistema nervoso central, é ativada.

Ao passar muitas horas ativos, os receptores percebem a alta de adenosina e sinalizam ao cérebro que está na hora de dar um ‘pause’, momento em que os bocejos começam. Tentar inibir o sono com café, por exemplo, faz com que o cérebro passe a lutar contra os comandos do cansaço, e aos poucos, fica mais difícil de ignorar a mensagem.


Embora a gente insista, muitas e muitas vezes, em lutar contra o sono, todo esse processo causa consequências ao organismo. Abaixo citamos cinco consequências de dormir pouco:

1º: A falta de sono profundo interfere na produção do hormônio do crescimento. Principalmente para crianças e adolescentes, a baixa produção do hormônio prejudica no desenvolvimento ósseo e o aumento da estatura.

2º: Poucas horas de sono também afetam os processos que mantêm os vasos sanguíneos e coração saudáveis, por isso, que dorme pouco, tem maior probabilidade de ter problemas cardiovasculares.

3º: Muita vontade de comer doce? A glicose é uma das principais fontes de energia do cérebro, então quando o corpo começa mandar sinais de que está cansado, acabamos sentido vontade de comer um docinho.

4º: O cérebro é responsável por manter a noção de equilíbrio com o mundo exterior, como por exemplo, a percepção da temperatura. Se está mais quente, o cérebro gera comandos para que o corpo produza suor, mas quando não dormimos o suficiente, esses controles não ocorrem da maneira correta, ficam mais lentos, diminuem até mesmo a coordenação.

Agora que você esta ciente de todas essas consequências, diz aí, vai dormir mais cedo hoje à noite? O sono é essencial para a harmonia do nosso corpo e mente. Durma bem! 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas. Segundo uma pesquisa realizada pela Royal Phillips, empresa líder global em tecnologia de saúde, um…...
Relação das vitaminas com o sono14/02/20 A qualidade do nosso sono está aliada a como cuidamos da nossa saúde. Quando dormimos, nosso sistema imunológico trabalha para repor as energias gastas durante o dia, fazendo a manutenção das células que compõem as defesas do corpo. Aliado a esse sono, uma......
Sono dos brasileiros12/03/20 Nos tempos atuais, ter qualidade de sono é algo que ainda muitas pessoas procuram. Devido a rotina acelerada do trabalho, família e vida social, a saúde e bem-estar acabam ficando de lado. Para exemplificar, segundo pesquisa realizada pelo Associação......

Voltar para Blog

categorias-noticias