Postado em 26 de Novembro de 2021 às 18h39

Vai fazer o Enem? Saiba como melhorar seu desempenho com uma boa noite de sono

Sono (60)

No próximo domingo, dia 28, milhares de jovens e adultos farão a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova exige muita concentração, são horas respondendo questões de diferentes matérias, por isso ter uma boa noite de sono é fundamental no bom desempenho.

Sabemos que para algumas pessoas, a ansiedade e o nervosismo são capazes de fazer o sono sumir, e aí tudo fica mais complicado. Para ajudar você a descansar melhor antes do Enem, preparamos algumas dicas:

• O que fazer no dia que antecede a prova?
Evite revisar a matéria, ou ficar horas estudando. Você se preparou o ano todo, e merece uma folguinha antes da prova. O ideal é fazer atividades que te deixem relaxado, o exercício físico pode ajudar a diminuir a tensão e lhe ajudará a dormir melhor à noite. Utilize o restante do dia para descanso.

• Quanto tempo devo dormir para estar descansado?
Em média, o indicado por especialistas é de 8 horas de sono, no entanto, é preciso lembrar que cada organismo responde de uma forma, e a faixa etária de cada pessoa também influencia no tempo ideal de sono. E lembre-se de estabelecer uma rotina do sono antes de dormir, isso vai garantir que você adormeça de forma mais rápida e descanse melhor.

• Deixe tudo organizado!
Se você pode deixar os objetos e documentos que precisa levar para a prova separados no dia anterior, deixe! Embora pareça bobagem, essa organização pode evitar que você perca seu sono pensando nesses detalhes. E também, na manhã antes da prova já terá tudo separado.

Lembre-se que o cuidado com seu descanso garantirá mais qualidade na hora do exame, elevando sua concentração, foco e controle da ansiedade. Desejamos uma excelente prova a todos! 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Higienização de travesseiros e colchões26/09/19 Você nem sonha, mas pode estar dormindo acompanhado de milhares de visitantes indesejados, como ácaros e bactérias. Eles adoram se instalar em camas e travesseiros e podem ser os piores inimigos para quem tem alergia e rinite. Mas não se preocupe, existe uma forma de combater esses invasores e expulsar eles de sua cama e…...
Dia Mundial da Audição03/03/20 Dia Mundial da Audição faz o alerta sobre a perda auditiva na população São 12 milhões de pessoas com alguma perda auditiva no Brasil A Organização Mundial da Saúde celebra em 3 de março, o Dia Mundial da Audição. O objetivo é chamar a......
QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS09/09/20 Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a......

Voltar para Blog

categorias-noticias