Postado em 26 de Novembro de 2021 às 18h39

Vai fazer o Enem? Saiba como melhorar seu desempenho com uma boa noite de sono

Sono (64)

No próximo domingo, dia 28, milhares de jovens e adultos farão a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova exige muita concentração, são horas respondendo questões de diferentes matérias, por isso ter uma boa noite de sono é fundamental no bom desempenho.

Sabemos que para algumas pessoas, a ansiedade e o nervosismo são capazes de fazer o sono sumir, e aí tudo fica mais complicado. Para ajudar você a descansar melhor antes do Enem, preparamos algumas dicas:

• O que fazer no dia que antecede a prova?
Evite revisar a matéria, ou ficar horas estudando. Você se preparou o ano todo, e merece uma folguinha antes da prova. O ideal é fazer atividades que te deixem relaxado, o exercício físico pode ajudar a diminuir a tensão e lhe ajudará a dormir melhor à noite. Utilize o restante do dia para descanso.

• Quanto tempo devo dormir para estar descansado?
Em média, o indicado por especialistas é de 8 horas de sono, no entanto, é preciso lembrar que cada organismo responde de uma forma, e a faixa etária de cada pessoa também influencia no tempo ideal de sono. E lembre-se de estabelecer uma rotina do sono antes de dormir, isso vai garantir que você adormeça de forma mais rápida e descanse melhor.

• Deixe tudo organizado!
Se você pode deixar os objetos e documentos que precisa levar para a prova separados no dia anterior, deixe! Embora pareça bobagem, essa organização pode evitar que você perca seu sono pensando nesses detalhes. E também, na manhã antes da prova já terá tudo separado.

Lembre-se que o cuidado com seu descanso garantirá mais qualidade na hora do exame, elevando sua concentração, foco e controle da ansiedade. Desejamos uma excelente prova a todos! 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não…...
O que acontece depois de muitas horas sem dormir?10/03/22Conheça os efeitos corporais da falta de sono Se você já ficou mais de 24 horas sem dormir, possivelmente já experimentou os ‘efeitos colaterais’ do cansaço. A falta do sono causa inúmeros problemas a longo prazo, como aumento da corticosterona, fadiga,......
Cuide da alimentação e durma bem21/09/17 Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou......

Voltar para Blog

categorias-noticias