Postado em 09 de Abril de 2020 às 13h29

Criar rotina para a quarentena auxilia no sono

Bem-Estar (62)Sono (50)

Muito já se discute sobre as mudanças que o COVID-19, ou Coronavírus, está causando na rotina das pessoas. É inegável pensar que a doença está transformando como trabalhamos, nos relacionamos com a família e também como nos comportamos. 

A rotina, que antes nos fazia sair de casa para trabalhar, para ir ao mercado regularmente ou para passear, já não é a mais aconselhável. Estamos passando mais tempo em casa, como medida protetiva, o que altera todo o funcionamento do nosso corpo.

Os horários para acordar e dormir são os mais tumultuados. Segundo especialistas, o aumento de ansiedade diante da pandemia está afetando grande parte da população, fazendo-as dormir mal. 

Por isso, apesar de estarmos passando por um momento que requer muita precaução, é importante priorizar a qualidade do sono para se manter saudável, pois quando dormimos bem, nosso corpo se imuniza com mais eficácia.

Neste caso, é sempre bom relembrar as principais dicas para estabelecer uma rotina saudável de sono, indicadas pela otorrinolaringologista, Dra. Amanda Costa. Confira:

1ª Dica: manter uma rotina de horário de sono
Conforme a otorrino, o corpo produz hormônios especiais para estimular o sono que devem ser produzidos conforme a rotina de cada um e também são regulados pela temperatura.

2ª Dica: não deixar as atividades físicas de lado
A melatonina é um hormônio que nos ajuda na regularização do sono e é produzido com o auxílio da luz solar, otimizado com a atividade física regular.

3ª Dica: ter bons hábitos alimentares
Importante lembrar que não é recomendado uma grande refeição, pois o sistema digestivo não deve se preocupar em digerir alimentos no momento do sono.

4ª Dica: criar um ambiente relaxante para dormir
O quarto deve ser um lugar onde as preocupações, irritações e aflições não podem entrar.

Além disso, é possível controlar a qualidade do sono através de aplicativos. Essas ferramentas são capazes de rastrear o padrão de sono do usuário por meio de sensores que detectam alguns parâmetros, como os ciclos do sono, a frequência cardíaca, a respiração e os movimentos corporais.

Os mais conhecidos são:

Sleep Cycle: o aplicativo analisa os movimentos usando o microfone e o acelerômetro do celular e produz dados sobre a qualidade do seu sono. Ao se deitar, basta ativá-lo e colocá-lo ao lado da cama.

Apple Watch: o aplicativo funciona em uma pulseira, que consegue monitorar os batimentos cardíacos, lembrar o usuário de tomar água durante o dia e também avaliar a qualidade do sono.

O que acha de tentar monitorar seu sono com um desses? Assim você vai saber o que precisa melhorar de hábito durante o dia para obter um sono de qualidade à noite, mesmo em tempo de pandemia.

Veja também

Amamentação: amor que sai do peito19/01/18 Amamentação: amor que sai do peito Após a divulgação do estudo chamado "Primeiros 1000 dias", que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos últimos anos. O estudo compreende desde o dia da concepção até os 24 meses de…...
Hortelã e seus benefícios22/08/17 Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na......
QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS09/09/20 Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a......

Voltar para Blog

categorias-noticias