Postado em 12 de Novembro de 2019 às 12h47

O cérebro durante o sono

Sono (64)
Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções. Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados.…

Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções.
Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados. Através dos sonhos, viram memórias ou são apagados da cabeça.
E para que tudo isso aconteça, é necessário ter um sono de qualidade. Problemas para dormir, estresse, ansiedade ou distúrbios do sono podem interferir nesse trabalho de classificação e armazenamento de informações.
Para entender um pouco mais sobre o que pode acontecer quando não dormimos adequadamente, pesquisadores da Universidade de Friburgo registraram as atividades do cérebro depois de uma noite de sono e outra de restrição de sono.
Foram analisadas as forças das conexões cerebrais, ou seja, como o cérebro responde a novas informações, como o aprendizado de uma nova habilidade que requer a ativação de neurônios específicos para ativar a memória.
Vinte participantes passaram por testes de eletroencefalograma e estimulação magnética transcraniana (TMS) para induzir o córtex motor a gerar movimentos em suas mãos. Após uma noite sem dormir, foi constatado que eles precisavam de um pulso significantemente menor para fazer o mesmo movimento, sugerindo que o cérebro está mais estimulado quando não dorme.
Apesar de soar como algo positivo, o cérebro estimulado não é favorável para outras funções importantes de formação de memória. O sono é uma recalibragem do cérebro para o aprendizado e formação de memória. Enquanto descansamos, o cérebro limpa as conexões responsáveis por adquirir novas informações.
O estudo realizado, além de buscar entender como funciona o cérebro, também busca explicar que o sono é uma parte importante do nosso organismo, pois é através dele que consolidamos tudo o que aprendemos durante o dia, assim como nos preparamos para adquirir novos conhecimentos.

______________________________

 

Veja também

Criar rotina para a quarentena auxilia no sono09/04/20 Muito já se discute sobre as mudanças que o COVID-19, ou Coronavírus, está causando na rotina das pessoas. É inegável pensar que a doença está transformando como trabalhamos, nos relacionamos com a família e também como nos comportamos.  A rotina, que antes nos fazia sair de casa para trabalhar, para ir ao mercado regularmente ou para......
DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas.......
Outono e o Sono02/04/20 No dia 20 de março se iniciou o outono. Um prelúdio para o inverno. Estação perfeita para aqueles que gostam de um clima mais frio e nublado. Você já deve ter percebido que durante esse período nosso corpo muda, se torna mais preguiçoso. Totalmente......

Voltar para Blog

categorias-noticias