Postado em 12 de Novembro de 2019 às 12h47

O cérebro durante o sono

Sono (50)
Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções. Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados.…

Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções.
Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados. Através dos sonhos, viram memórias ou são apagados da cabeça.
E para que tudo isso aconteça, é necessário ter um sono de qualidade. Problemas para dormir, estresse, ansiedade ou distúrbios do sono podem interferir nesse trabalho de classificação e armazenamento de informações.
Para entender um pouco mais sobre o que pode acontecer quando não dormimos adequadamente, pesquisadores da Universidade de Friburgo registraram as atividades do cérebro depois de uma noite de sono e outra de restrição de sono.
Foram analisadas as forças das conexões cerebrais, ou seja, como o cérebro responde a novas informações, como o aprendizado de uma nova habilidade que requer a ativação de neurônios específicos para ativar a memória.
Vinte participantes passaram por testes de eletroencefalograma e estimulação magnética transcraniana (TMS) para induzir o córtex motor a gerar movimentos em suas mãos. Após uma noite sem dormir, foi constatado que eles precisavam de um pulso significantemente menor para fazer o mesmo movimento, sugerindo que o cérebro está mais estimulado quando não dorme.
Apesar de soar como algo positivo, o cérebro estimulado não é favorável para outras funções importantes de formação de memória. O sono é uma recalibragem do cérebro para o aprendizado e formação de memória. Enquanto descansamos, o cérebro limpa as conexões responsáveis por adquirir novas informações.
O estudo realizado, além de buscar entender como funciona o cérebro, também busca explicar que o sono é uma parte importante do nosso organismo, pois é através dele que consolidamos tudo o que aprendemos durante o dia, assim como nos preparamos para adquirir novos conhecimentos.

______________________________

 

Veja também

Sono dos brasileiros12/03/20 Nos tempos atuais, ter qualidade de sono é algo que ainda muitas pessoas procuram. Devido a rotina acelerada do trabalho, família e vida social, a saúde e bem-estar acabam ficando de lado. Para exemplificar, segundo pesquisa realizada pelo Associação Brasileira do Sono (ABS), mais de 70 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Além disso, a unidade de medicina do sono do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,......
Calor, dor de ouvido e o sono11/02/20 Estação mais quente intensifica as dores de ouvido Piscinas ou praias deixam nossos ouvidos expostos as otites externas Ouvimos diariamente falar sobre infecções de ouvido - o termo otite refere-se à......
Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser......

Voltar para Blog

categorias-noticias