A ciência explica!
Tem coisa melhor do que dormir com um edredom pesado e quentinho no frio? A sensação de ser abraçado é mais do que uma característica gostosa dessa época do ano, existe um motivo científico, e nós vamos te contar tudo aqui!
Publicado pela National Library of Medicine, um estudo apontou que cobertores pesados podem ajudar no combate a ansiedade, estresse, insônia, depressão e déficit de atenção. A pesquisa explica que o peso da coberta pode diminuir o cortisol (hormônio do estresse) e aumentar a serotonina (hormônio da felicidade).
Os estudos sobre o tema ainda estão em andamento, mas foi possível observar diminuição da frequência cardíaca e regulação da respiração, e ainda, pelo peso do cobertor, ao limitar os movimentos do corpo, tornou o sono mais calmo.
De acordo com os especialistas, para que funcione, o cobertor deve corresponder a 10% do peso da pessoa que vai dormir embaixo dele. Vale lembrar que a técnica deve ser pensada como uma aliada para melhorar seu sono, e não como responsável pela qualidade do seu descanso.