Postado em 18 de Setembro de 2017 às 10h49

Cuidados com a saúde dos olhos

Saúde (88)
Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.     Uma das melhores maneiras de proteger…

Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.

   

Uma das melhores maneiras de proteger seus olhos, segundo os oftalmologistas da Clínica de Olhos Bonfante, localizada em Chapecó (SC), é o uso de óculos de sol de boa qualidade e que realmente proteja contra os raios ultravioletas.
Já o óculos de grau, só deve ser utilizado quando o seu médico indicar. Assim como medicamentos de via oral, não é recomendado o uso de óculos de lente por conta própria, sem antes consultar com um especialista. Importante lembrar, que é imprescindível o uso de óculos de proteção pelos trabalhadores que tenham funções que possam machucar os olhos, para evitar acidentes, que frequentemente levam a cegueira.

Outras dicas importantes: beba bastante água para ajudar na produção da lágrima e na lubrificação ocular.  Evite ler muito próximo ao livro, computador e celular, pois isso pode induzir a miopia. Deve-se evitar também o uso excessivo de computador ou tablet e quando for necessário, os médicos recomendam pausas de 5 a 10 minutos a cada 1 a 2 horas.

Entre os problemas oculares mais comuns estão a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbyopia, que podem ser corrigidos com uso de óculos, lentes de contato ou em alguns casos com cirurgias.
Mas, as doenças que mais causam cegueiras são catarata, glaucoma, retinopatia diabética e doença macular relacionada à idade. Entre os mais raros, os médicos citam patologias de causa genética que acometem a córnea, retina e nervo óptico.

Se você estiver com algum problema de visão, procure um medico especializado, pois o oftalmologista é o único profissional capaz de diagnosticar e tratar corretamente as doenças que afetam os olhos. É importante procurar ajuda o quanto antes porque algumas dessas doenças podem causar cegueira irreversível se não forem diagnosticadas precocemente, por isso recomenda-se uma consulta anual.

Veja também

Pilates, mais saúde e equilíbrio.20/03/17 Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph H. Pilates, com equipamentos e técnicas exclusivas, que objetivam o completo controle e conexão entre o corpo e a mente. Entre os benefícios deste método está a melhora da capacidade cardiovascular respiratória, que alivia problemas relacionados ao estresse, maior força e elasticidade muscular e o…...
Celular: um inimigo para a nossa saúde?11/12/18 O celular faz parte da nossa rotina. Ao acordar e começar as atividades do dia, ele nos faz companhia, nos atualizando das notícias do mundo e dos amigos, através das redes sociais e dos sites de notícias. O pequeno aparelho oferece tudo o que precisamos, com......

Voltar para Blog

categorias-noticias