Postado em 18 de Setembro de 2017 às 10h49

Cuidados com a saúde dos olhos

Saúde (77)
Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.     Uma das melhores maneiras de proteger…

Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.

   

Uma das melhores maneiras de proteger seus olhos, segundo os oftalmologistas da Clínica de Olhos Bonfante, localizada em Chapecó (SC), é o uso de óculos de sol de boa qualidade e que realmente proteja contra os raios ultravioletas.
Já o óculos de grau, só deve ser utilizado quando o seu médico indicar. Assim como medicamentos de via oral, não é recomendado o uso de óculos de lente por conta própria, sem antes consultar com um especialista. Importante lembrar, que é imprescindível o uso de óculos de proteção pelos trabalhadores que tenham funções que possam machucar os olhos, para evitar acidentes, que frequentemente levam a cegueira.

Outras dicas importantes: beba bastante água para ajudar na produção da lágrima e na lubrificação ocular.  Evite ler muito próximo ao livro, computador e celular, pois isso pode induzir a miopia. Deve-se evitar também o uso excessivo de computador ou tablet e quando for necessário, os médicos recomendam pausas de 5 a 10 minutos a cada 1 a 2 horas.

Entre os problemas oculares mais comuns estão a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbyopia, que podem ser corrigidos com uso de óculos, lentes de contato ou em alguns casos com cirurgias.
Mas, as doenças que mais causam cegueiras são catarata, glaucoma, retinopatia diabética e doença macular relacionada à idade. Entre os mais raros, os médicos citam patologias de causa genética que acometem a córnea, retina e nervo óptico.

Se você estiver com algum problema de visão, procure um medico especializado, pois o oftalmologista é o único profissional capaz de diagnosticar e tratar corretamente as doenças que afetam os olhos. É importante procurar ajuda o quanto antes porque algumas dessas doenças podem causar cegueira irreversível se não forem diagnosticadas precocemente, por isso recomenda-se uma consulta anual.

Veja também

O cálculo do IMC é válido para todos?17/05/18 Ouvimos muito falar do cálculo do Índice do Massa Corporal (IMC). Quando vamos à academia pela primeira vez é comum que o educar físico nos pese e verifique nossa altura para calcular esse índice. Mas para que ele serve? Os números estão sempre corretos? O educador físico Felipe Saretta comenta que este método avaliativo foi…...
Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......
Quando a pressão é considerada alta?18/08/17 Dores de cabeça frequentes, tontura, sensação de cansaço, visão embaralhada. Esses são alguns dos sintomas da hipertensão, ou pressão alta, quando ela já está em estado avançado. Essa doença silenciosa é mais comum do que você imagina, e já afeta mais de 2......

Voltar para Blog

categorias-noticias