Postado em 18 de Setembro de 2017 às 10h49

Cuidados com a saúde dos olhos

Saúde (81)
Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.     Uma das melhores maneiras de proteger…

Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.

   

Uma das melhores maneiras de proteger seus olhos, segundo os oftalmologistas da Clínica de Olhos Bonfante, localizada em Chapecó (SC), é o uso de óculos de sol de boa qualidade e que realmente proteja contra os raios ultravioletas.
Já o óculos de grau, só deve ser utilizado quando o seu médico indicar. Assim como medicamentos de via oral, não é recomendado o uso de óculos de lente por conta própria, sem antes consultar com um especialista. Importante lembrar, que é imprescindível o uso de óculos de proteção pelos trabalhadores que tenham funções que possam machucar os olhos, para evitar acidentes, que frequentemente levam a cegueira.

Outras dicas importantes: beba bastante água para ajudar na produção da lágrima e na lubrificação ocular.  Evite ler muito próximo ao livro, computador e celular, pois isso pode induzir a miopia. Deve-se evitar também o uso excessivo de computador ou tablet e quando for necessário, os médicos recomendam pausas de 5 a 10 minutos a cada 1 a 2 horas.

Entre os problemas oculares mais comuns estão a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbyopia, que podem ser corrigidos com uso de óculos, lentes de contato ou em alguns casos com cirurgias.
Mas, as doenças que mais causam cegueiras são catarata, glaucoma, retinopatia diabética e doença macular relacionada à idade. Entre os mais raros, os médicos citam patologias de causa genética que acometem a córnea, retina e nervo óptico.

Se você estiver com algum problema de visão, procure um medico especializado, pois o oftalmologista é o único profissional capaz de diagnosticar e tratar corretamente as doenças que afetam os olhos. É importante procurar ajuda o quanto antes porque algumas dessas doenças podem causar cegueira irreversível se não forem diagnosticadas precocemente, por isso recomenda-se uma consulta anual.

Veja também

COMO EVITAR QUEDA AO LEVANTAR DA CAMA22/07 É possível que alguma vez você já tenha caído da cama, acontece com frequência na infância, mas pode ocorrer também com idosos, e nesta fase, os riscos da queda podem ser maiores. Observa-se que a partir dos 60 anos a frequência de idas ao banheiro aumenta, isso porque, o sono fica mais leve e até curto, e ainda, para os homens há o aumento da......
Anemia: Como prevenir e tratar através da alimentação07/06/17 Os hábitos alimentares que possuímos podem dizer muito mais do que imaginamos sobre a saúde e o funcionamento do organismo. A alimentação é uma maneira essencial de proporcionar ao corpo os nutrientes, vitaminas e variadas categorias de elementos necessários......
ATENÇÃO PLENA: prática mindfulness pode elevar a qualidade de vida09/12/20 Se aproxima a hora de dormir e a ansiedade chega junto. A Eko'7 realizou recentemente uma pesquisa com cerca de 250 pessoas, 46,1% delas responderam que a ansiedade é o problema que mais afeta o seu sono, na sequência aparecem as dores, com......

Voltar para Blog

categorias-noticias