Postado em 18 de Setembro de 2017 às 10h49

      Cuidados com a saúde dos olhos

      Saúde (94)
      Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.     Uma das melhores maneiras de proteger…

      Os olhos são nossa janela para o mundo. Poder enxergar as flores, paisagens, o sol e as nuvens, entre tantas outras belezas, é realmente uma das melhores coisas da vida. Mas, assim como de nossa saúde em geral, também é necessário ter cuidados com esse órgão tão precioso.

         

      Uma das melhores maneiras de proteger seus olhos, segundo os oftalmologistas da Clínica de Olhos Bonfante, localizada em Chapecó (SC), é o uso de óculos de sol de boa qualidade e que realmente proteja contra os raios ultravioletas.
      Já o óculos de grau, só deve ser utilizado quando o seu médico indicar. Assim como medicamentos de via oral, não é recomendado o uso de óculos de lente por conta própria, sem antes consultar com um especialista. Importante lembrar, que é imprescindível o uso de óculos de proteção pelos trabalhadores que tenham funções que possam machucar os olhos, para evitar acidentes, que frequentemente levam a cegueira.

      Outras dicas importantes: beba bastante água para ajudar na produção da lágrima e na lubrificação ocular.  Evite ler muito próximo ao livro, computador e celular, pois isso pode induzir a miopia. Deve-se evitar também o uso excessivo de computador ou tablet e quando for necessário, os médicos recomendam pausas de 5 a 10 minutos a cada 1 a 2 horas.

      Entre os problemas oculares mais comuns estão a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbyopia, que podem ser corrigidos com uso de óculos, lentes de contato ou em alguns casos com cirurgias.
      Mas, as doenças que mais causam cegueiras são catarata, glaucoma, retinopatia diabética e doença macular relacionada à idade. Entre os mais raros, os médicos citam patologias de causa genética que acometem a córnea, retina e nervo óptico.

      Se você estiver com algum problema de visão, procure um medico especializado, pois o oftalmologista é o único profissional capaz de diagnosticar e tratar corretamente as doenças que afetam os olhos. É importante procurar ajuda o quanto antes porque algumas dessas doenças podem causar cegueira irreversível se não forem diagnosticadas precocemente, por isso recomenda-se uma consulta anual.

      Veja também

      Terceira Idade: Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidas27/06/17 Chegar na terceira idade com qualidade de vida é fundamental para evitar inúmeros problemas e desconfortos. No entanto, a plena saúde nesta fase da vida pode ser um desafio, já que com passar do tempo as vulnerabilidades do organismo aparecem com mais intensidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada…...
      Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus......
      ENXAQUECA OFTÁLMICA15/07/19 Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça, não é mesmo? Porém, quando acontece com frequência e com alterações na visão seguidas de enjoo, mal-estar, intolerância a som alto e sonolência são sintomas de um problema que atinge cerca de 1% da população mundial: a......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias