Postado em 18 de Outubro de 2021 às 17h14

      Erros cometidos durante higiene bucal

      Saúde (94)

      Será que você está cuidando da sua saúde bucal da forma correta? Pode parecer simples, e na verdade, até é, mas alguns detalhes precisam de mais atenção. Existem alguns erros muito comuns e que podem comprometer a higiene bucal.

      Para começar vamos falar sobre a sua escova, lembra quando foi a ultima vez que trocou? Quando sua coloração está alterada, ou as cerdas esgarçadas ela está imprópria para uso. Uma escova dura, geralmente, cerca de 60 a 90 dias, o que varia conforme a escovação.

      Um erro comum é exceder a força enquanto escova, o movimento leve é suficiente para limpar bem e não machucar sua boca. Para saber se você está exagerando na intensidade, observe o movimento do braço, se mexer demais é porque está passando do ponto.

      E o fio dental? Parte essencial da limpeza, deve ser feito em todas as escovações para garantir a remoção dos pedaços de alimentos que ficam presos entre os dentes. Além disso, o uso do fio dental ajuda evitar doenças como a gengivite. 


      Se você é do time que só usa creme dental branqueador, pare agora mesmo! Esses produtos costumam ter partículas abrasivas maiores, por isso, agem como se fosse uma “lixa” nos dentes. Pode ser usado, mas com moderação para não danificar o esmalte dos dentes, o ideal mesmo é conversar com seu especialista.


      Outra questão a ser analisada é a quantidade de creme dental, o excesso da pasta é um desperdício e pode, inclusive, atrapalhar a escovação. Recomenda-se para os adultos o equivalente a um grão de ervilha.

      Ainda sobre a escovação, um hábito importante é escovar a língua, afinal, ela também ‘suja’e pode proliferar bactérias. Cuide da sua boca e visite seu dentista rotineiramente, e não apenas quando estiver com algum problema e/ou desconforto. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      ATENÇÃO PLENA: prática mindfulness pode elevar a qualidade de vida09/12/20 Se aproxima a hora de dormir e a ansiedade chega junto. A Eko'7 realizou recentemente uma pesquisa com cerca de 250 pessoas, 46,1% delas responderam que a ansiedade é o problema que mais afeta o seu sono, na sequência aparecem as dores, com 37,8%, e insônia, com 24,3%. Queremos lhe ajudar a ter boas noites de sono, por isso, a pauta de hoje vai abordar sobre mindfulness e seus......
      ENXAQUECA OFTÁLMICA15/07/19 Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça, não é mesmo? Porém, quando acontece com frequência e com alterações na visão seguidas de enjoo, mal-estar, intolerância a som alto e sonolência são sintomas de um problema que atinge cerca de 1% da população mundial: a......
      Cansaço fora do normal? Doenças podem causar essa sensação21/05/20 Costumamos associar o cansaço com o excesso de trabalho, de tarefas domésticas, de atividades físicas ou até mesmo com uma noite mal dormida. Porém, quando essa sensação de fadiga persiste por vários......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias