Será que você está cuidando da sua saúde bucal da forma correta? Pode parecer simples, e na verdade, até é, mas alguns detalhes precisam de mais atenção. Existem alguns erros muito comuns e que podem comprometer a higiene bucal.
Para começar vamos falar sobre a sua escova, lembra quando foi a ultima vez que trocou? Quando sua coloração está alterada, ou as cerdas esgarçadas ela está imprópria para uso. Uma escova dura, geralmente, cerca de 60 a 90 dias, o que varia conforme a escovação.
Um erro comum é exceder a força enquanto escova, o movimento leve é suficiente para limpar bem e não machucar sua boca. Para saber se você está exagerando na intensidade, observe o movimento do braço, se mexer demais é porque está passando do ponto.
E o fio dental? Parte essencial da limpeza, deve ser feito em todas as escovações para garantir a remoção dos pedaços de alimentos que ficam presos entre os dentes. Além disso, o uso do fio dental ajuda evitar doenças como a gengivite.
Se você é do time que só usa creme dental branqueador, pare agora mesmo! Esses produtos costumam ter partículas abrasivas maiores, por isso, agem como se fosse uma “lixa” nos dentes. Pode ser usado, mas com moderação para não danificar o esmalte dos dentes, o ideal mesmo é conversar com seu especialista.
Outra questão a ser analisada é a quantidade de creme dental, o excesso da pasta é um desperdício e pode, inclusive, atrapalhar a escovação. Recomenda-se para os adultos o equivalente a um grão de ervilha.
Ainda sobre a escovação, um hábito importante é escovar a língua, afinal, ela também ‘suja’e pode proliferar bactérias. Cuide da sua boca e visite seu dentista rotineiramente, e não apenas quando estiver com algum problema e/ou desconforto.