Postado em 25 de Março de 2022 às 10h01

Dengue: curiosidades, transmissão e sintomas

Saúde (88)

Saiba quando a doença chegou ao Brasil

Os casos de dengue tem aumentado significativamente nas últimas semanas, o que chama atenção novamente para a doença. Já tem anos que a dengue atormenta o Brasil, ainda no período colonial o Aedes Aegypti desembarcou em solo brasileiro e chegou a ser vencido, mas desde 1981 quando chega o verão, o inseto volta a incomodar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 4 bilhões de pessoas vivem em regiões de risco para a dengue, em 128 países. Antes de 1970, somente em nove países havia registros de epidemias causadas pela doença.

Como a doença é transmitida?

Por picadas de insetos, principalmente os mosquitos, uma das doenças febris mais causadas por arbovírus. O agende responsável pelo vírus é da família Flaviviridae, o mesmo que causa febre amarela. Na grande maioria dos casos, a dengue se apresenta sem sinais de alarme, com sintomas mais leves, mas também existe a “dengue grave”, antes conhecida como dengue hemorrágica, por isso é importante fazer acompanhamento médico.

Após contrair o vírus e se recuperar, a pessoa tonar-se imune ao sorotipo que contraiu, mas ainda existem outros. Ser infectado com diferentes sorotipos aumenta o risco de desenvolver a dengue hemorrágica.

Atenção para sintomas!

Eles podem aparecer em um período de três a 15 dias depois da picada. A grande maioria das pessoas sequer percebe que foi infectada, ou apresenta manifestações muito leves. Os sintomas são muito parecidos com os de gripe ou Covid-19, então fique ligado para saber diferenciar e procurar um médico:

- Febre alta, geralmente começa e forma repentina e fica entorno de 39 a 40ºC;
- Dor de cabeça e dor atrás dos olhos;
- Sensibilidade à luz, denomina-se como fotofobia;
- Cansaço excessivo;
- Dores musculares e articulares;
- Manchas vermelhas na pele que podem apresentar coceira;
- Perda de apetite;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia.

O comum é sentir febre, associada a dores e fadiga. As manchas de pele aparecem em 50% dos casos, e normalmente quando a febre já cessou. Boa parte da população se recupera depois de até quatro dias de febre, quando isso não ocorre, o quadro pode se agravar e aí os sintomas de alerta são:

- Aumento do volume do fígado;
- Vômitos persistentes;
- Dor abdominal contínua e intensa;
- Diminuição da frequência urinária;
- Hipotermia;
- Manifestações de sangramento ou petéquias;
- Queda da pressão arterial, desmaio ou tontura;
- Desconforto para respirar, sonolência ou irritabilidade.

Especialistas indicam que a procura por atendimento médico aconteça se houver febre alta, principalmente se for criança, gestante, idoso ou tiver alguma doença crônica.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Cuide da sua coluna13/06/17 A coluna vertebral é uma das estruturas mais nobres do corpo humano, afinal é responsável pela sua sustentação. A estimativa é de que os problemas na coluna atinjam 80% da população, representando o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho e a principal causa de incapacidade em pessoas abaixo dos 45 anos de idade,…...
Remédio é a melhor solução para falta de sono?20/01/22Entenda os cuidados com o uso de medicação para dormir Todo mundo sabe o quão ruim é ficar revirando na cama, vendo as horas passar e nada de pegar no sono. Se isso ocorre com frequência com você, saiba que o ideal é procurar auxílio médico antes de tomar qualquer......
O poder do limão25/07/18 O limão, em qualquer uma das suas variedades (taiti, cravo ou caipira, siciliano e galego) é rico em vitamina C, algumas vitaminas do complexo B, fibras e alguns minerais em pequenas quantidades, como fósforo, cálcio e ferro.             A nutricionista Jaine......

Voltar para Blog

categorias-noticias