Postado em 09 de Setembro de 2020 às 15h20

QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS

Sono (50)Saúde (77)

Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um aumento de 7% na taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes no Brasil, enquanto o índice mundial caiu 9,8%.

No mês de prevenção ao suicídio, é preciso falar sobre o papel fundamental que o sono desempenha no psicológico. Cerca de 40% das pessoas com transtornos psíquicos mencionam alterações no sono. Nos quadros de depressão, por exemplo, há relatos de insônia inicial e terminal, ou seja, no início e fim do ciclo do sono. Segundo a OMS, em 2019, o Brasil era o país com maior número de pessoas ansiosas, 9,3% da população.

A qualidade do sono pode causar adoecimento mental, o sono também auxilia no equilíbrio das funções fisiológicas. Faça uma análise das noites mal dormidas, observe que o outro dia se torna exaustivo e o humor pode apresentar alterações. Uma pesquisa feita através da Harvard Medical School por Matthew Walker, analisou 26 estudantes saudáveis entre 24 e 31 anos.

Durante o estudo, os estudantes foram separados, alguns dormiram a noite toda, e outros passaram a noite acordados. Logo após, os pesquisadores analisaram o comportamento dos participantes através de ressonância magnética cerebral, para isso, utilizaram uma série de imagens perturbadoras.

Através dos estímulos, puderam observar que os jovens que dormiram durante à noite conseguiam contextualizar as emoções, já os participantes que ficaram acordados, demonstraram maior sensibilidade, sem conseguirem distinguir a imagem e o real. Concluíram então, que pessoas com sono regulado conseguem interpretar as situações de forma mais tranquila. Por isso ter uma boa noite de sono faz tanta diferença. O cansaço pode causar descontrole emocional e gerar exposição desnecessária ao estresse.

Conta para a gente, como você dormiu essa noite?

 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Seu coração precisa de um sono tranquilo.28/05/20 Durante o sono nosso metabolismo desacelera para nos proporcionar descanso. O mesmo efeito acontece com o coração, quando o sistema nervoso auxilia no relaxamento do músculo cardíaco. Com isso, os batimentos ficam mais lentos, provocando uma queda temporária nos níveis da pressão arterial. Quando nos privamos desse momento ou dormimos mal, impedimos que o......
Crianças e a Soneca da tarde13/11/19 O sono tem uma função muito importante no desenvolvimento das crianças. É durante ele que os hormônios de crescimento trabalham, assim como os aprendizados são solidificados. Elas aprendem a falar, caminhar e a realizar outras funções. Conforme elas crescem,......
Sono após as refeições30/12/19 Depois do almoço de domingo, sempre dá vontade de tirar uma soneca. É comum sentirmos sono após as refeições e o motivo está pelo tipo de alimento que consumimos e também a sua quantidade. Conforme exemplifica a nutricionista, especialista em nutrição clínica......

Voltar para Blog

categorias-noticias