Postado em 09 de Setembro de 2020 às 15h20

QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS

Sono (64)Saúde (88)

Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um aumento de 7% na taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes no Brasil, enquanto o índice mundial caiu 9,8%.

No mês de prevenção ao suicídio, é preciso falar sobre o papel fundamental que o sono desempenha no psicológico. Cerca de 40% das pessoas com transtornos psíquicos mencionam alterações no sono. Nos quadros de depressão, por exemplo, há relatos de insônia inicial e terminal, ou seja, no início e fim do ciclo do sono. Segundo a OMS, em 2019, o Brasil era o país com maior número de pessoas ansiosas, 9,3% da população.

A qualidade do sono pode causar adoecimento mental, o sono também auxilia no equilíbrio das funções fisiológicas. Faça uma análise das noites mal dormidas, observe que o outro dia se torna exaustivo e o humor pode apresentar alterações. Uma pesquisa feita através da Harvard Medical School por Matthew Walker, analisou 26 estudantes saudáveis entre 24 e 31 anos.

Durante o estudo, os estudantes foram separados, alguns dormiram a noite toda, e outros passaram a noite acordados. Logo após, os pesquisadores analisaram o comportamento dos participantes através de ressonância magnética cerebral, para isso, utilizaram uma série de imagens perturbadoras.

Através dos estímulos, puderam observar que os jovens que dormiram durante à noite conseguiam contextualizar as emoções, já os participantes que ficaram acordados, demonstraram maior sensibilidade, sem conseguirem distinguir a imagem e o real. Concluíram então, que pessoas com sono regulado conseguem interpretar as situações de forma mais tranquila. Por isso ter uma boa noite de sono faz tanta diferença. O cansaço pode causar descontrole emocional e gerar exposição desnecessária ao estresse.

Conta para a gente, como você dormiu essa noite?

 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.…...
Mitos e verdades da água com gás06/06/19 Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água......
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono17/12/19 Cada vez mais no mundo atual se estuda a qualidade do sono. A medicina do sono investiga não apenas problemas relacionados a um sono não reparador mas também estuda formas de prevenir futuros problemas do sono que atrapalham a qualidade de vida de todos nós.......

Voltar para Blog

categorias-noticias