Postado em 09 de Setembro de 2020 às 15h20

      QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS

      Sono (65)Saúde (94)

      Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um aumento de 7% na taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes no Brasil, enquanto o índice mundial caiu 9,8%.

      No mês de prevenção ao suicídio, é preciso falar sobre o papel fundamental que o sono desempenha no psicológico. Cerca de 40% das pessoas com transtornos psíquicos mencionam alterações no sono. Nos quadros de depressão, por exemplo, há relatos de insônia inicial e terminal, ou seja, no início e fim do ciclo do sono. Segundo a OMS, em 2019, o Brasil era o país com maior número de pessoas ansiosas, 9,3% da população.

      A qualidade do sono pode causar adoecimento mental, o sono também auxilia no equilíbrio das funções fisiológicas. Faça uma análise das noites mal dormidas, observe que o outro dia se torna exaustivo e o humor pode apresentar alterações. Uma pesquisa feita através da Harvard Medical School por Matthew Walker, analisou 26 estudantes saudáveis entre 24 e 31 anos.

      Durante o estudo, os estudantes foram separados, alguns dormiram a noite toda, e outros passaram a noite acordados. Logo após, os pesquisadores analisaram o comportamento dos participantes através de ressonância magnética cerebral, para isso, utilizaram uma série de imagens perturbadoras.

      Através dos estímulos, puderam observar que os jovens que dormiram durante à noite conseguiam contextualizar as emoções, já os participantes que ficaram acordados, demonstraram maior sensibilidade, sem conseguirem distinguir a imagem e o real. Concluíram então, que pessoas com sono regulado conseguem interpretar as situações de forma mais tranquila. Por isso ter uma boa noite de sono faz tanta diferença. O cansaço pode causar descontrole emocional e gerar exposição desnecessária ao estresse.

      Conta para a gente, como você dormiu essa noite?

       

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      CONSEQUÊNCIAS DE DORMIR POUCO13/10/21 Toda atividade que você realiza enquanto acordado consome muita energia do seu cérebro. A molécula responsável por carregar essa energia, chama-se Adenosina Trifosfato (ATP), e ela é acionada sempre que há alguma reação no corpo. Quando a ATP é quebrada, uma substância chamada adenosina difosfato, que tem o poder de induzir o sono no sistema nervoso......
      Reduzir a ingestão calórica melhora o sono?23/12/19 Em 2018 a obesidade voltou a crescer no Brasil. O resultado foi divulgado através da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do......
      Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias