Postado em 15 de Janeiro de 2018 às 10h50

Depressão, é preciso amor para curar

Bem-Estar (62)
Por muito tempo a depressão foi mal vista pela sociedade, tornando a doença grande motivo de paradigmas e tabus. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que não aceitam o diagnóstico e resistem aos mecanismos de tratamento e cura. O paciente que apresenta quadros depressivos não deve ser tratado como alguém mentalmente fraco, ou sem capacidade…

Por muito tempo a depressão foi mal vista pela sociedade, tornando a doença grande motivo de paradigmas e tabus. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que não aceitam o diagnóstico e resistem aos mecanismos de tratamento e cura. O paciente que apresenta quadros depressivos não deve ser tratado como alguém mentalmente fraco, ou sem capacidade de controlar a própria vida, afinal isso dificulta o processo de aceitação e inibe os processos clínicos que são fundamentais diante destas percepções.

O psicanalista Jorge Assis Kersting explica que grande parte das depressões são causadas pelo sentimento de culpa. Este sentimento está relacionado a situações de ordem amorosa, sentimental, emocional e até mesmo financeira. Os quadros depressivos se apresentam também em pessoas que vivem um isolamento familiar, onde falta uma relação de pertencimento e o senso protetor que se refere aos laços familiares.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados recentemente, a doença já chega a afetar 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. O dado preocupante representa uma crescente em relação a pesquisas realizadas anteriormente.

Fique atento aos sintomas

Tristeza intensa, falta de energia, baixa autoestima, desânimo frequente e dificuldade de lidar com a vida pessoal e profissional são alguns dos sintomas mais frequentes da presença da depressão. Além destes sinais, Jorge explica que a perda pelo prazer em fazer tarefas simples como se alimentar, cuidar da higiene pessoal, se arrumar para sair de casa e até mesmo o simples fato de sair, acarretam sensos de inferioridade, mal humor e tudo conspira para a tristeza e melancolia, até chegar em quadros graves de depressão. O psicanalista fala que ?é preciso identificar que fatores ou causas estão privando a pessoa do prazer, as frustrações que a fazem perder a alegria de viver e a vontade de realizar até mesmo simples tarefas do cotidiano?.

Ao contrário do que muitos pensam, a depressão é muito mais do que um ataque de tristeza. A doença não é uma fraqueza ou uma escolha que o paciente faz diante de suas circunstâncias. A depressão é caracterizada como uma doença crônica e que muitas vezes requer tratamento a longo prazo, contínuo acompanhamento profissional e o máximo de compreensão e respeito das pessoas que estão ao redor.

É possível tratar o paciente da melhor maneira possível para ajudá-lo a conquistara cura. Os medicamentos são importantes, mas não são a única alternativa. Terapias com psicólogos, psiquiatras, entre outros profissionais, compreensão e muito amor são elementos que fazem parte do procedimento com grande sucesso.

Veja também

Colchão é tudo igual?17/04/20 A resposta é: Não!  Existem produtos que oferecem diferentes tipos de benefícios e os mesmos devem ser analisados e escolhidos conforme a necessidade de cada indivíduo. A dica primordial na hora de procurar um novo colchão é consultar um especialista do sono. Os mesmos tem como o objetivo auxiliar o consumidor à escolha perfeita, entendendo o  perfil......
Os benefícios do vinho para o coração09/08/18 Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade?  O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos......
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

Voltar para Blog

categorias-noticias