Postado em 15 de Janeiro de 2018 às 10h50

      Depressão, é preciso amor para curar

      Bem-Estar (77)
      Por muito tempo a depressão foi mal vista pela sociedade, tornando a doença grande motivo de paradigmas e tabus. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que não aceitam o diagnóstico e resistem aos mecanismos de tratamento e cura. O paciente que apresenta quadros depressivos não deve ser tratado como alguém mentalmente fraco, ou sem capacidade…

      Por muito tempo a depressão foi mal vista pela sociedade, tornando a doença grande motivo de paradigmas e tabus. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que não aceitam o diagnóstico e resistem aos mecanismos de tratamento e cura. O paciente que apresenta quadros depressivos não deve ser tratado como alguém mentalmente fraco, ou sem capacidade de controlar a própria vida, afinal isso dificulta o processo de aceitação e inibe os processos clínicos que são fundamentais diante destas percepções.

      O psicanalista Jorge Assis Kersting explica que grande parte das depressões são causadas pelo sentimento de culpa. Este sentimento está relacionado a situações de ordem amorosa, sentimental, emocional e até mesmo financeira. Os quadros depressivos se apresentam também em pessoas que vivem um isolamento familiar, onde falta uma relação de pertencimento e o senso protetor que se refere aos laços familiares.

      Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados recentemente, a doença já chega a afetar 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros. O dado preocupante representa uma crescente em relação a pesquisas realizadas anteriormente.

      Fique atento aos sintomas

      Tristeza intensa, falta de energia, baixa autoestima, desânimo frequente e dificuldade de lidar com a vida pessoal e profissional são alguns dos sintomas mais frequentes da presença da depressão. Além destes sinais, Jorge explica que a perda pelo prazer em fazer tarefas simples como se alimentar, cuidar da higiene pessoal, se arrumar para sair de casa e até mesmo o simples fato de sair, acarretam sensos de inferioridade, mal humor e tudo conspira para a tristeza e melancolia, até chegar em quadros graves de depressão. O psicanalista fala que ?é preciso identificar que fatores ou causas estão privando a pessoa do prazer, as frustrações que a fazem perder a alegria de viver e a vontade de realizar até mesmo simples tarefas do cotidiano?.

      Ao contrário do que muitos pensam, a depressão é muito mais do que um ataque de tristeza. A doença não é uma fraqueza ou uma escolha que o paciente faz diante de suas circunstâncias. A depressão é caracterizada como uma doença crônica e que muitas vezes requer tratamento a longo prazo, contínuo acompanhamento profissional e o máximo de compreensão e respeito das pessoas que estão ao redor.

      É possível tratar o paciente da melhor maneira possível para ajudá-lo a conquistara cura. Os medicamentos são importantes, mas não são a única alternativa. Terapias com psicólogos, psiquiatras, entre outros profissionais, compreensão e muito amor são elementos que fazem parte do procedimento com grande sucesso.

      Veja também

      Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada faz com que tenhamos a sensação de não…...
      ATIVIDADES FÍSICAS AUXILIAM NO SONO29/08/19 Pratique atividade física e melhore seu sono Há quem faça diversos rituais para ter uma boa noite de sono. Mas, a gente tem um segredo para lhe contar: alguns minutinhos de atividade física durante o dia podem contribuir para que o seu sono seja perfeito.......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias