Postado em 09 de Março de 2020 às 16h46

Dia da Mulher - como anda o sono dela?

Datas Comemorativas (38)Saúde (88)Sono (64)
Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla.
Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e ansiedade e fica cada vez mais difícil ter uma rotina de sono saudável. Aí surgem problemas como insônia, o distúrbio do sono mais recorrente entre o sexo feminino.
De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, a jornada tripla passou a gerar vários problemas de saúde para a mulher, que antes acometiam somente os homens. "Uma mulher privada de sono apresenta elevados riscos cardiovasculares, aumento da chance de obesidade, alteração nos hormônios da tireoide e de sua fertilidade. Assim como os homens, não dormir o necessário é um fator de risco independente para aumento de comorbidades".
Vivemos em uma sociedade privada de sono, ou seja, cada vez estamos dormindo menos do que precisamos. Cerca de 30% da população sofre com apneia obstrutiva do sono e 40% sofre com insônia. As mulheres são acometidas em todos os mais de 30 distúrbios do sono.
Além do mais, um estudo multinacional com mais de 6 mil mulheres revelou que 46,3% das menopausadas com 45 anos ou mais relatavam sono de má qualidade ou insônia após a menopausa, queixando-se principalmente de acordar no meio da madrugada e não conseguir dormir dali em diante. Sono não reparador é particularmente prejudicial à saúde porque piora outros sintomas da menopausa.
"A menopausa é um momento crítico para a qualidade do sono feminino uma vez que temos uma cascata de mudanças hormonais desfavoráveis, aumentando a prevalência de apneia obstrutiva do sono e insônia. Além de ser um momento que pode vir com ansiedade e depressão, o que piora de uma forma geral o sono de todos nós", explica Dra. Amanda.
A médica ainda salienta que, de uma forma geral, as mulheres procuram mais por ajuda profissional quando notam que a saúde está debilitada, pois se preocupam mais com o bem-estar.
"As mulheres se preocupam mais com a qualidade do sono sim e vão com mais frequência consultar os especialistas em sono. Interessante observar que são as responsáveis por levar seus maridos também ao consultório médico e seus filhos, sendo portanto responsáveis pelo cuidado de toda família", enfatiza a especialista.
Assumindo um papel de cuidadora, a mulher se torna responsável pelo bem-estar de todos que a cercam, mas é importante se atentar para a qualidade de vida de si mesma. Manter uma rotina saudável, entre alimentação e exercícios físicos, assim como controlar a rotina de trabalho e evitar situações de estresse, auxiliam em um sono melhor e restaurador.
Você lembra quais são as dicas para manter uma rotina de sono saudável? Acesse nossa matéria Como ter uma boa rotina de sono? e saiba como!

Veja também

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.…...
Vamos falar sobre CÂNCER!10/04/17 Dia 08 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A conscientização foi algo em evidência neste dia, afinal diagnósticos, tratamentos e hábitos de vida precisam ser pensados com consciência e responsabilidade. Os índices da doença cresceram muito nas......

Voltar para Blog

categorias-noticias