Postado em 09 de Março de 2020 às 16h46

Dia da Mulher - como anda o sono dela?

Datas Comemorativas (39)Saúde (93)Sono (64)
Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla.
Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e ansiedade e fica cada vez mais difícil ter uma rotina de sono saudável. Aí surgem problemas como insônia, o distúrbio do sono mais recorrente entre o sexo feminino.
De acordo com a otorrinolaringologista, Amanda Costa, a jornada tripla passou a gerar vários problemas de saúde para a mulher, que antes acometiam somente os homens. "Uma mulher privada de sono apresenta elevados riscos cardiovasculares, aumento da chance de obesidade, alteração nos hormônios da tireoide e de sua fertilidade. Assim como os homens, não dormir o necessário é um fator de risco independente para aumento de comorbidades".
Vivemos em uma sociedade privada de sono, ou seja, cada vez estamos dormindo menos do que precisamos. Cerca de 30% da população sofre com apneia obstrutiva do sono e 40% sofre com insônia. As mulheres são acometidas em todos os mais de 30 distúrbios do sono.
Além do mais, um estudo multinacional com mais de 6 mil mulheres revelou que 46,3% das menopausadas com 45 anos ou mais relatavam sono de má qualidade ou insônia após a menopausa, queixando-se principalmente de acordar no meio da madrugada e não conseguir dormir dali em diante. Sono não reparador é particularmente prejudicial à saúde porque piora outros sintomas da menopausa.
"A menopausa é um momento crítico para a qualidade do sono feminino uma vez que temos uma cascata de mudanças hormonais desfavoráveis, aumentando a prevalência de apneia obstrutiva do sono e insônia. Além de ser um momento que pode vir com ansiedade e depressão, o que piora de uma forma geral o sono de todos nós", explica Dra. Amanda.
A médica ainda salienta que, de uma forma geral, as mulheres procuram mais por ajuda profissional quando notam que a saúde está debilitada, pois se preocupam mais com o bem-estar.
"As mulheres se preocupam mais com a qualidade do sono sim e vão com mais frequência consultar os especialistas em sono. Interessante observar que são as responsáveis por levar seus maridos também ao consultório médico e seus filhos, sendo portanto responsáveis pelo cuidado de toda família", enfatiza a especialista.
Assumindo um papel de cuidadora, a mulher se torna responsável pelo bem-estar de todos que a cercam, mas é importante se atentar para a qualidade de vida de si mesma. Manter uma rotina saudável, entre alimentação e exercícios físicos, assim como controlar a rotina de trabalho e evitar situações de estresse, auxiliam em um sono melhor e restaurador.
Você lembra quais são as dicas para manter uma rotina de sono saudável? Acesse nossa matéria Como ter uma boa rotina de sono? e saiba como!

Veja também

Alimentos que melhoram a qualidade do sono24/07/20 A importância do sono na vida é um fato e a qualidade dele está diretamente ligada à alimentação e sua estreita relação com as vitaminas que o nosso corpo precisa. Uma série de problemas podem ser diagnosticados quando o sono não vem, acarretando numa desregulação do nosso corpo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância......
Estresse, o inimigo da qualidade do sono!24/07/17 Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida......
Outubro Rosa: muito além de uma campanha26/10/17 Estamos no mês de outubro, e você provavelmente já viu em muitos lugares a campanha chamada Outubro Rosa. Muitas empresas e instituições aderem a esse movimento, que é simbolizado por um laço de cor rosa representando, mundialmente, a luta contra o câncer de......

Voltar para Blog

categorias-noticias