Postado em 16 de Maio de 2017 às 13h50

Dicas para cuidar da saúde no Outono!

Saúde (88)
As tendências climáticas do Outono já podem ser sentidas! Alguns cuidados são importantes para evitar desconfortos e problemas que podem ser causados pela chegada do frio e do ar seco. Resfriados, gripes, faringites, sinusites e pneumonias são algumas das doenças mais comuns das estações mais frias. É importante estar atento à alguns detalhes, pois as…

As tendências climáticas do Outono já podem ser sentidas! Alguns cuidados são importantes para evitar desconfortos e problemas que podem ser causados pela chegada do frio e do ar seco. Resfriados, gripes, faringites, sinusites e pneumonias são algumas das doenças mais comuns das estações mais frias.

É importante estar atento à alguns detalhes, pois as doenças infecciosas, que são causadas por vírus e bactérias podem ser evitadas através de bons hábitos de higiene e saúde. Lavar as mãos com frequência, evitar levar as mãos sujas aos olhos, boca e nariz, usar lencinhos descartáveis, cobrir a boca ao tossir, não sair com os cabelos molhados, lavar bem as frutas e verduras, mesmo quando forem descascadas são exemplos de hábitos que evitam o contágio infeccioso.

Quando os sintomas de doenças começam a aparecer o correto é logo procurar o serviço médico, para garantir o diagnóstico e tratamento adequado. Dessa maneira evita-se o contágio e a disseminação de tais doenças. Outra dica importante é evitar locais fechados e com muita concentração de pessoas, principalmente crianças e idosos, por serem pouco mais vulneráveis em questões de imunidade.

O ar seco do Outono é consequência da queda da umidade relativa do ar. Por isso não dá para esquecer de manter o corpo bem hidratado, afinal, o frio espanta um pouco da sede e diminui o desejo de beber água.
Ingerir água, em pequenas quantidades e diversas vezes ao dia é uma maneira de ajudar seu sistema imunológico. A alimentação também precisa de equilíbrio e atenção especial, as comidas de inverno costumam ser mais pesadas e gordurosas, por isso é necessário manter o foco nos nutrientes, proteínas e vitaminas, que também são essenciais nas estações mais geladas.

E não podemos esquecer dos chás! Aromáticos, deliciosos e perfeitos para dias frios.

A variedade de chás e seus efeitos saudáveis é imensa, além do sabor delicioso eles podem ser ótimos aliados da saúde, com vitaminas e elementos que previnem, tratam e até mesmo curam. Chás de frutas, folhas, sementes e muito mais são essências da natureza que só trazem benefícios.

Veja também

NOVEMBRO AZUL: sem medo, sem preconceito13/11/20 Uma das primeiras campanhas produzidas no Brasil, em relação a prevenção do câncer de próstata, foi realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no ano de 2008. 12 anos se passaram, e o Novembro Azul ganhou forças no país, com destaque nos calendários dos brasileiros.  São 30 dias em movimento para......
O frio chegou e com ele as alergias respiratórias: saiba como evitar03/07/19 O inverno começou no dia 21 de junho. Os casacos já não ficam mais guardados no armário e muitas casas já começam ser aquecidas com o fogão a lenha. Acompanhado das baixas temperaturas, alergias e doenças respiratórias aumentam nesta época do ano. Gripe,......
Qual o melhor açúcar?09/08/19 Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua......

Voltar para Blog

categorias-noticias