Postado em 16 de Maio de 2017 às 13h50

Dicas para cuidar da saúde no Outono!

Saúde (82)
As tendências climáticas do Outono já podem ser sentidas! Alguns cuidados são importantes para evitar desconfortos e problemas que podem ser causados pela chegada do frio e do ar seco. Resfriados, gripes, faringites, sinusites e pneumonias são algumas das doenças mais comuns das estações mais frias. É importante estar atento à alguns detalhes, pois as…

As tendências climáticas do Outono já podem ser sentidas! Alguns cuidados são importantes para evitar desconfortos e problemas que podem ser causados pela chegada do frio e do ar seco. Resfriados, gripes, faringites, sinusites e pneumonias são algumas das doenças mais comuns das estações mais frias.

É importante estar atento à alguns detalhes, pois as doenças infecciosas, que são causadas por vírus e bactérias podem ser evitadas através de bons hábitos de higiene e saúde. Lavar as mãos com frequência, evitar levar as mãos sujas aos olhos, boca e nariz, usar lencinhos descartáveis, cobrir a boca ao tossir, não sair com os cabelos molhados, lavar bem as frutas e verduras, mesmo quando forem descascadas são exemplos de hábitos que evitam o contágio infeccioso.

Quando os sintomas de doenças começam a aparecer o correto é logo procurar o serviço médico, para garantir o diagnóstico e tratamento adequado. Dessa maneira evita-se o contágio e a disseminação de tais doenças. Outra dica importante é evitar locais fechados e com muita concentração de pessoas, principalmente crianças e idosos, por serem pouco mais vulneráveis em questões de imunidade.

O ar seco do Outono é consequência da queda da umidade relativa do ar. Por isso não dá para esquecer de manter o corpo bem hidratado, afinal, o frio espanta um pouco da sede e diminui o desejo de beber água.
Ingerir água, em pequenas quantidades e diversas vezes ao dia é uma maneira de ajudar seu sistema imunológico. A alimentação também precisa de equilíbrio e atenção especial, as comidas de inverno costumam ser mais pesadas e gordurosas, por isso é necessário manter o foco nos nutrientes, proteínas e vitaminas, que também são essenciais nas estações mais geladas.

E não podemos esquecer dos chás! Aromáticos, deliciosos e perfeitos para dias frios.

A variedade de chás e seus efeitos saudáveis é imensa, além do sabor delicioso eles podem ser ótimos aliados da saúde, com vitaminas e elementos que previnem, tratam e até mesmo curam. Chás de frutas, folhas, sementes e muito mais são essências da natureza que só trazem benefícios.

Veja também

POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de…...
Ouvidos e nariz também precisam de cuidados13/07/18 Todos os dias tomamos uma série de cuidados para prevenção de algumas doenças e para manter a boa aparência, porém muitas vezes esquecemos de algo simples, mas que pode fazer toda a diferença: cuidar do nosso nariz e das nossas orelhas. O nariz é a porta de......

Voltar para Blog

categorias-noticias