Postado em 09 de Maio de 2018 às 13h05

      Qual a importância da vacina contra a gripe?

      Saúde (94)
      Muito tem se falado nos últimos anos sobre a vacinação contra a gripe. Todos os anos existe uma forte campanha para que as pessoas façam a vacina e se imunizem contra os vírus que transmitem essa doença. Para entender o porque da importância de se vacinar todos os anos, você precisa saber o que é…

      Muito tem se falado nos últimos anos sobre a vacinação contra a gripe. Todos os anos existe uma forte campanha para que as pessoas façam a vacina e se imunizem contra os vírus que transmitem essa doença. Para entender o porque da importância de se vacinar todos os anos, você precisa saber o que é a gripe e como ela é transmitida.

      A gripe é uma infecção viral, mais grave que o resfriado. Mas como se ?pega? gripe? Essa doença respiratória é transmitida de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva, seja por um espirro, uma tosse ou por secreções nasais, sangue ou ainda superfícies contaminadas. Quanto mais fechado é o ambiente, mais fácil ocorre a transmissão de uma pessoa para outra.

      A vacinação contra a gripe serve justamente para combater esses vírus que se instalam em nosso corpo. Por existirem vários tipos de vírus que transmitem essa doença (H1N1, H3N2 e Influenza tipo B, por exemplo), e como a cada ano eles sofrem mutações para se tornarem mais resistentes, todos os anos são criadas vacinas, que combatem esses microrganismos. Quem define as novas composições das doses é a própria Organização Mundial da Saúde, que reúne informações enviadas por centros de vigilância do mundo todo.

      Quem deve tomar a vacina?

               Todos os anos são definidos os grupos de risco, para saber quem deve ter prioridade para receber a vacina. Isso acontece, pois, esses grupos têm a saúde mais vulnerável aos efeitos causados pela gripe. O fato de essas pessoas estarem em contato diário com outras que podem estar infectadas também é decisivo na hora de separar os grupos. Entre elas estão:

      • Crianças de 6 meses a 5 anos;
      • Pessoas com mais de 60 anos;
      • Gestantes;
      • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias;
      • Profissionais da saúde;
      • Professores da rede pública e particular;
      • População indígena;
      • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asmae artrite reumatoide;
      • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;
      • Portadores de trissomias, como as síndromes de Downe de Klinefelter;
      • Pessoas privadas de liberdade.

       Quem não está nesses grupos deve procurar uma rede privada de vacinações, como laboratórios e clínicas especializadas nesse tipo de vacina, que custam, geralmente, entre 100 e 200 reais. Sua única contraindicação é para pessoas alérgicas a ovo, já que em sua fórmula é muito comum conter traços deste alimento.

      Veja também

      Saiba tudo sobre a labirintite27/09/17 Tontura, náuseas, alterações gastrintestinais, desequilíbrio e zumbidos no ouvido. Esses sintomas podem estar atrelados a uma doença chamada labirintite. Mas o que é labirintite? Quando seu ouvido sofre alguma inflamação na parte interna, ou labirinto, seus nervos auditivos entendem que você está em movimento. Fato que seus outros sentidos não conseguem detectar, causando assim, uma…...
      Dicas para prevenir osteoporose10/07/17 Estima-se que, mundialmente, 50% das mulheres e 20% dos homens com idade superior a 50 anos apresentará uma fratura por osteoporose durante a vida. A osteoporose começa com uma desordem esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea,......
      Celular: um inimigo para a nossa saúde?11/12/18 O celular faz parte da nossa rotina. Ao acordar e começar as atividades do dia, ele nos faz companhia, nos atualizando das notícias do mundo e dos amigos, através das redes sociais e dos sites de notícias. O pequeno aparelho oferece tudo o que precisamos, com......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias