Postado em 28 de Agosto de 2017 às 16h09

Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas

Alimentação (58)Saúde (88)
Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder parte da capacidade de absorção de nutrientes. O paladar também muda, se tornando…

Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder parte da capacidade de absorção de nutrientes. O paladar também muda, se tornando menos apurado.

Segundo a nutricionista Flávia Sell, a alimentação no dia-a-dia dos idosos deve ser fracionada, evitando longos períodos de jejum e refeições muito pesadas. O ideal são 3 refeições principais: o café da manhã, almoço e jantar, além de dois lanches, um durante a tarde e outro a hora da ceia. Outra dica é procurar manter sempre os mesmos horários.

Alimentos ricos em vitaminas A,C e E devem ser inseridos no cardápio.

A ausência de vitamina A no organismo faz com que aumentem os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, além de alguns distúrbios gastrointestinais. Os alimentos ricos nesse tipo de vitamina são fígado, vegetais verde-escuros, amarelos ou laranjas, além de frutas e leite integral.

Já a vitamina C é conhecida por melhorar o sistema imunológico e diminuir o estresse, ponto importante para as pessoas idosas. Além de facilitar a absorção de ferro pelo organismo. Essa vitamina não é produzida pelo corpo, por isso é importante procurar alimentos que possam suprir essa ausência. Ela é encontrada principalmente em frutas, verduras e legumes. Caso o idoso não consuma a quantia necessária dessa vitamina por dia, é possível utilizar medicamentos que façam sua complementação, sempre com acompanhamento e recomendações médicas.

Por fim, a vitamina E, que é muito importante contra a formação e desenvolvimento de uma doença chamada aterosclerose. A aterosclerose ocorre quando placas de colesterol e gorduras se formam nas paredes das artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo, o que pode levar a sérias complicações. O idoso pode nutrir o corpo com vitamina E consumindo óleos vegetais, germe de trigo, cereais integrais, verduras e legumes verdes, além de sementes e frutas secas.

Proteínas

Outro tipo importante de componente fundamental para o organismo de um idoso, são as proteínas. Uma pesquisa publicada no Diário Americano de Fisiologia, Endocrinologia e Metabolismo indica que o idoso deve consumir pelo menos 1,5 gramas de proteína por dia, para cada quilo de peso, o dobro do valor recomendado para pessoas mais jovens. Justamente pela dificuldade de absorção do organismo. Além disso, elas são importantes para manter o índice de massa magra do corpo.

Flávia ainda fala que uma dieta equilibrada é fundamental para a manutenção de todos os processos vitais, pois ela irá fornecer a energia necessária para manutenção destes processos, e através dela será assegurada uma ingestão equilibrada de todos os nutrientes. Uma boa alimentação irá assegurar um envelhecimento saudável, evitando os males comuns a essa fase.

Veja também

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO ARROZ03/08/21 Se tem um cereal que o brasileiro conhece e que faz combinação perfeita com o feijão, é o arroz. O alimento é consumido nas principais refeições ao redor do mundo , e por ser versátil, com sabor neutro, pode acompanhar muitos pratos. Existem variações do cereal, mas os mais conhecidos são o arroz branco e o integral. Fontes de......
Você já tomou água hoje?11/09/18 O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de......
Arco íris no prato22/01/18 Saiba o que encontrar em alimentos de todas as cores             Você sempre ouviu que para uma refeição ser saudável ela precisa ser o mais colorida possível. Mas você sabe qual a função e quais os nutrientes das cores dos alimentos? A nutricionista Raiara......

Voltar para Blog

categorias-noticias