Postado em 30 de Março de 2021 às 11h52

      Distúrbios do sono na infância

      Sono (65)

      Os distúrbios do sono aparecem durante todas as fases da vida de um ser humano, não existe regra. Inclusive, estima-se que 40% dos bebês não dormem bem e 30% das crianças com até 12 anos apresentam distúrbios do sono, conforme dados da plataforma de atualização em saúde do Brasil, Secad Artmed. Existem situações severas que podem causar problemas no desenvolvimento das crianças, por isso é preciso fazer o diagnóstico precoce.

      Nos primeiros cinco anos de vida ocorrem mudanças na quantidade e distribuição do sono, muitas coisas podem influenciar para o desenvolvimento dos distúrbios, como: rotina, medicações, condições ambientais e doenças. A identificação deve ser feita em conjunto entre médicos e tutores da criança. Uma pesquisa feita na década de 1990, pela Comissão Nacional de Pesquisas em Distúrbios do Sono, nos Estados Unidos, revelava que pela falta de treinamento dos profissionais, os transtornos eram pouco diagnosticados.

      Felizmente, isso tem mudado, e além do aumento de treinamentos, hoje os profissionais tem mais acesso a informações e pesquisas. Por falar nisso, um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), chamado Distúrbio do Sono na Infância, aponta a insônia como a disfunção que mais afeta crianças, e as causas mais comuns para seu desenvolvimento são: dor ou cólica; medo ou ansiedade por separação dos pais; falta de limites; pressão escolar; refluxo gastresofágico; otites de repetição; crises de asma e obstrução de vias aéreas.

      Patologias ligadas aos distúrbios respiratórios também aparecem e afetam entre 1% e 5% das crianças, a idade de maior acometimento é entre dois e oito anos. Existem alguns fatores considerados de risco que variam entre histórico familiar, até alguma síndrome, ou doenças neuromusculares. Para identificação correta, é necessário procurar por um médico e realizar alguns exames.

      Alguns sintomas podem indicar a necessidade da ajuda médica, entre eles: dificuldade em respirar, sonolência diurna, desatenção ou hiperatividade, dificuldade na aprendizagem. Percebeu algum desses indícios, procure ajuda médica. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Qual é a melhor posição para dormir realmente bem?09/12/24 O sono reparador é fator fundamental para a qualidade de vida e a posição em que dormimos também interfere no nosso bem-estar. Saiba como: A melhor posição para se dormir é sempre aquela que deixa sua coluna cervical alinhada, por isso, se optar por deitar-se de lado, busque um travesseiro que deixe sua cabeça alinhada com o corpo: nem muito baixa, nem muito alta. Nestes casos, é importante utilizar um travesseiro......
      Por que o banho quente melhora o sono?10/10/19 Tomar banho é sempre um momento relaxante do dia. É quando organizamos os pensamentos e temos as melhores ideias. Tem gente que prefere tomar banho de manhã, para acordar e estar disposto para as tarefas do dia. Já outros preferem tomar depois de chegar em......
      Estresse, o inimigo da qualidade do sono!24/07/17 Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias