Postado em 30 de Outubro de 2017 às 10h17

Doença silenciosa: Seu fígado merece atenção

Saúde (88)
Uma doença silenciosa que pode causar sérios danos a nossa saúde. A esteatose hepática, ou gordura no fígado acontece quando uma quantia muito grande de gordura invade o fígado, deixando-o mais pesado e aumentando o seu volume consideravelmente. Essa doença pode acontecer por conta do metabolismo ou como uma resposta do fígado a uma agressão…

Uma doença silenciosa que pode causar sérios danos a nossa saúde. A esteatose hepática, ou gordura no fígado acontece quando uma quantia muito grande de gordura invade o fígado, deixando-o mais pesado e aumentando o seu volume consideravelmente. Essa doença pode acontecer por conta do metabolismo ou como uma resposta do fígado a uma agressão ao seu funcionamento.

   

Segundo a Associação Brasileira de Hepatologia, grande parte das pessoas que tem uma alteração no fígado consegue reverter ou ao menos controlar. Contudo, cerca de 30% pode apresentar uma evolução para uma doença chamada esteatoepatite, que é a inflamação causada por conta da quantia de gordura existente no fígado. Essa doença ainda pode progredir para uma cirrose, ou em casos mais raros, em câncer.

Esse problema pode ser causado por conta de doenças primárias que afetam o fígado, como as hepatites B e C, a doença de Wilson, doenças colestáticas e, principalmente a doença hepática alcoólica. Existem também as causas secundárias como o hipotireoidismo não controlado, a exposição a agentes químicos, cirurgias intestinais e de bypass intestinal para tratamento da obesidade. Mas, geralmente essas causas secundárias tem crescido por conta do uso abusivo de medicamentos, especialmente esteróides e anabolizantes.

Para diagnosticar a esteatose, o médico vai pedir alguns exames clínicos para eliminar outras possíveis causas de doença hepática. Exames de sangue podem ser solicitados com o intuito de dosar as enzimas do fígado. Segundo a cartilha da Sociedade Brasileira de Hepatologia, exames metabólicos como dosagem de glicose, insulina, colesterol e frações, triglicérides, hemoglobina glicosilada, além de outros exames frequentemente alterados como ácido úricoee ferritina, podem detectar alterações no fígado.

A mudança no estilo de vida pode evitar que essa doença aconteça, uma vez que muitos indivíduos com esteatose estão na fase inicial dos processos metabólicos que geram essas complicações. É importante que se faça sempre uma consulta com um médico hepatologista, pois só ele pode realmente diagnosticar se há algo errado. Para quem quer ficar bem longe da esteatose, aqui vão algumas dicas:

Exercite-se. Procure se exercitar pelo menos 30 minutos ao dia. O mínimo desejável é que você tenha um total de 150 minutos de atividade física na semana. Suba escadas ao invés do elevador, caminhe distâncias curtas ao invés de ir de ônibus ou carro.

Controle o diabetes. Caso seja diabético, siga as instruções de seu médico. Tome sua medicação conforme orientado e monitore seus níveis sanguíneos de açúcar.

Baixe seu colesterol. Uma dieta saudável baseada em frutas e verduras, exercícios físicos e medicações ajuda a manter seus colesterol e triglicerídeos em níveis saudáveis.

Perca peso. Caso você esteja com sobrepeso ou obeso, reduza o número de calorias ingeridas diariamente e aumente as atividades físicas para auxiliar nessa tarefa. Lembre-se de procurar um nutricionista para fazer isso de forma saudável.

Proteja seu fígado: Evite substâncias que causem mais dano ao seu fígado. Não beba álcool e tome cuidado com medicações e chás comprados sem receita médica.

Veja também

Dicas para prevenir osteoporose10/07/17 Estima-se que, mundialmente, 50% das mulheres e 20% dos homens com idade superior a 50 anos apresentará uma fratura por osteoporose durante a vida. A osteoporose começa com uma desordem esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea, predispondo risco maior de fraturas. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva…...
Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na......
Erros cometidos durante higiene bucal18/10/21 Será que você está cuidando da sua saúde bucal da forma correta? Pode parecer simples, e na verdade, até é, mas alguns detalhes precisam de mais atenção. Existem alguns erros muito comuns e que podem......

Voltar para Blog

categorias-noticias