Postado em 06 de Maio de 2020 às 10h14

Dormir bem é aliado contra o coronavírus.

Bem-Estar (70)Dicas (64)

Desde o final de 2019, o mundo vem acompanhando o desenvolvimento da Covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória.
Atualmente, no Brasil, com dados atualizados no dia 22 de abril, dos 45.757 casos diagnosticados, 25.318 pessoas são consideradas recuperadas e outras 17.533 estão em acompanhamento.
Em meio a todo esse caminho percorrido pela doença, manter hábitos saudáveis e atitudes de prevenção para manter o sistema imunológico bem se tornam ações valiosas.
Há algumas alternativas que ajudam no fortalecimento imunológico para prevenir o contágio, como se hidratar, alimentar-se bem e preservar o sono. Uma das principais funções do sono é fortalecer o sistema imunológico, prevenindo inclusive as doenças virais. A melatonina - hormônio produzido enquanto dormimos - é responsável por esse processo.
Para comprovar, um estudo da Universidade Carnegie Mellon revelou que, das 153 pessoas participantes, quem dorme menos de 7 horas por noite está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, já que ocorre diminuição da imunidade. Quando dormimos mal, também há aumento na produção de cortisol, hormônio que, em excesso, enfraquece a imunidade e provoca estresse.
Desse modo, ter uma rotina de sono saudável, respeitando horários para dormir e acordar, assim como alimentação saudável e prática de exercícios regulares, se tornam essenciais para este momento.
Além disso, é importante lembrar das seguintes recomendações de prevenção à Covid-19:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Veja também

O Amor de Mãe11/05/18 Mulheres e mães. É para elas que o segundo domingo do mês de maio é dedicado. Seja ela mãe coruja, de primeira viagem, de segunda-terceira-quarta viagem ou perfeccionista. Existem, além dessas, tantos outros tipos de mães, mas o sentimento de amor pelos filhos sempre vai estar acima de tudo.  Nesta reportagem especial, Lúcia, Branca e…...
Qual o melhor açúcar?09/08/19 Seja para adoçar o café ou fazer um bolo, o açúcar é um produto alimentício que não falta na casa das pessoas. Se formos no mercado, iremos encontrar várias opções de açúcar e, a princípio, irão parecer todas iguais. Porém, a diferença está em sua......
Estilo Hygge: O bem-estar dentro do lar15/04/19 Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de......

Voltar para Blog

categorias-noticias