Postado em 15 de Abril de 2019 às 13h42

Estilo Hygge: O bem-estar dentro do lar

Bem-Estar (63)
Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de estar em casa da melhor maneira possível. Esse sentimento…

Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de estar em casa da melhor maneira possível. Esse sentimento de bem-estar pode ser definido como hygge, um conceito dinamarquês sem tradução literal, mas que explica o porquê Noruega, Dinamarca e Islândia estão entre os países mais felizes do mundo segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o inverno, os dinamarqueses têm apenas quatro horas de sol por dia, com os termômetros marcando média de 0ºC. Por consequência, estar em casa se torna um hábito comum. Os países nórdicos prezam a simplicidade e o aconchego em diversas esferas do seu cotidiano e o estilo de vida tem reflexo também na decoração de suas casas.

Elementos-chave compõe esse conceito, a fim de tornar o lar um ambiente tranquilo. De

acordo com a arquiteta Tálica Stamm, ?a iluminação mais amarelada e intimista é o ponto alto para um ambiente aconchegante, aliada a várias almofadas,  tapetes felpudos e velas que oscilem com cores neutras, resultando em um ambiente totalmente agradável?.

É possível aplicar o estilo hygge em diversos ambientes da casa, mas é na sala de estar e
no quarto onde se explora mais o conceito. ?A paleta de cores se concentra em tons pastéis que contrastem com texturas de madeiras, bastante presentes nesse estilo?, reforça a arquiteta.  A presença de plantas traz vida aos ambientes e é possível explorar nesses cômodos o uso de mantas, lençóis e cobertores, enfatizando mais uma vez a importância do conforto e do bem-estar.

 

Veja também

Café, vilão ou mocinho?18/07/17 Os brasileiros são apaixonados por café, as combinações criativas inserem o famoso gosto de café nos mais variados cardápios, além de ser consumido purinho, como um ritual diário, a bebida também marca presença em doces, sobremesas e pós refeições. Além do sabor marcante e o aroma inconfundível, o café sempre foi lembrado como um estimulante…...
Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......
Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?13/06/18 Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista......

Voltar para Blog

categorias-noticias