O excesso de suor à noite pode ser um sinal de alerta, mas antes de causar grandes preocupações, é importante observar o contexto. Provavelmente já ocorreu de acordar com a roupa molhada por estar com muitas cobertas, em noites muito quentes, ou até em estado febril, e isso é normal. No entanto, transpiração noturna com frequência, sem um motivo aparente, pode ser um aviso para problemas camuflados.
Para diferenciar o suor noturno normal, de uma possível complicação passe a observar suas noites. Pessoas que tem diabetes, por exemplo, podem sofrer com sudorese quando a glicose estiver alterada, isso acontece à noite, pois é o maior período em que, normalmente, ficamos em jejum. Outras causas que podem ser citadas são: tireoide e menopausa, o ideal é procurar um médico para obter o diagnóstico correto.
Se seu quarto tem uma boa ventilação, não há exagero de cobertas e pijamas quentes, e mesmo assim a sudorese persiste com assiduidade, é hora de fazer um checkup. Existem algumas formas simples e rápidas de amenizar o desconforto causado pelo suor, lembre-se de arejar o quarto, reduza o consumo de bebidas alcóolicas, evite comidas pesada antes de dormir, se alimente de maneira saudável e hidrate-se.
O suor noturno pode ocorrer em todo o corpo, então, vale ressaltar que o uso de antitranspirantes não irá amenizar ou resolver. E para qualquer alteração no seu corpo, a indicação é sempre procurar um profissional da saúde.