Postado em 15 de Julho de 2019 às 17h03

ENXAQUECA OFTÁLMICA

Saúde (88)
Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça, não é mesmo? Porém, quando acontece com frequência e com alterações na visão seguidas de enjoo, mal-estar, intolerância a som alto e sonolência são sintomas de um problema que atinge cerca de 1% da população mundial: a enxaqueca oftálmica. As crises podem ser ocasionadas pelo período menstrual,…

Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça, não é mesmo? Porém, quando acontece com frequência e com alterações na visão seguidas de enjoo, mal-estar, intolerância a som alto e sonolência são sintomas de um problema que atinge cerca de 1% da população mundial: a enxaqueca oftálmica.
As crises podem ser ocasionadas pelo período menstrual, uso de anticoncepcionais, estresse, alteração no sono e problemas na coluna cervical. ?A dor da enxaqueca oftálmica pode se manifestar em um ou ambos os olhos. Tanto nos olhos, quanto acima, abaixo e em torno deles. Essa dor pode ser latejante ou como uma pressão?, explica o oftalmologista Roney Carlos Lora .


A dor de cabeça é uma das principais queixas nos consultórios oftalmológicos, mas há casos em que o médico a ser procurado é um neurologista. Por isso, quando algum desses sintomas aparecerem, é aconselhável recorrer a ajuda profissional. O tratamento correto será aplicado e com o passar do tempo os sintomas visuais que precedem a crise de enxaqueca servem de alerta para o paciente recorrer ao diagnóstico adequado e não apenas ao uso de medicação para aliviar a dor.
E se a dor de cabeça for causada por problemas de visão? Ela pode ser provocada por esforço visual, sim. ?Pessoas com hipermetropia, miopia ou astigmatismo que fazem esforço visual durante o dia podem sentir dor de cabeça que refletem na região ocular. Outro fator que pode ocasionar é o uso de grau errado ou desatualizado do óculos?, esclarece o médico.

Veja também

Saúde mental: preciso fazer terapia?20/08/21 Quem esteve ‘on’ no Instagram esse semana provavelmente viu um post que dizia: “E fora do story, tu tá bem?”. A frase deu o que falar, dividiu opiniões e trouxe à tona algumas consequências psicológicas que a pandemia tem causado. Ao mesmo tempo que muitas pessoas construíram casa, casaram, tiveram filhos, realizaram os seus sonhos, há aqueles......
Dicas para prevenir osteoporose10/07/17 Estima-se que, mundialmente, 50% das mulheres e 20% dos homens com idade superior a 50 anos apresentará uma fratura por osteoporose durante a vida. A osteoporose começa com uma desordem esquelética caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea,......
Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na......

Voltar para Blog

categorias-noticias