Postado em 10 de Abril de 2017 às 20h04

Vamos falar sobre CÂNCER!

Saúde (88)
Dia 08 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A conscientização foi algo em evidência neste dia, afinal diagnósticos, tratamentos e hábitos de vida precisam ser pensados com consciência e responsabilidade. Os índices da doença cresceram muito nas duas últimas décadas, segundo os dados apresentados pelo IBGE. Por isso, é indispensável relembrar a luta…

Dia 08 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A conscientização foi algo em evidência neste dia, afinal diagnósticos, tratamentos e hábitos de vida precisam ser pensados com consciência e responsabilidade. Os índices da doença cresceram muito nas duas últimas décadas, segundo os dados apresentados pelo IBGE. Por isso, é indispensável relembrar a luta dos pacientes, chamando a atenção de órgãos e entidades para a melhoria dos tratamentos oferecidos e o cuidado com essa doença tão delicada.

Segundo o oncologista Gilmar Juliani Biscaia, o câncer é um termo genérico sob o qual se agrupam mais de 200 tipos de doenças totalmente diferentes entre si, nos seus aspectos de prevenção diagnóstico, tratamento e prognóstico. É de extrema importância que as pessoas estejam cientes de que a qualidade de vida de uma pessoa pode influenciar diretamente no desenvolvimento da doença, por isso fique atento a alguns hábitos e suas possíveis consequências:

Tabagismo

Existem estimativas de que se o hábito do tabagismo fosse abolido do planeta, a mortalidade mundial por câncer seria reduzida à metade. A fumaça do tabaco possui cerca de 4.700 substâncias químicas reconhecidas, das quais pelo menos 55 substâncias têm claro efeito cancerígeno. É importante ressaltar que o fumo também é altamente prejudicial para as pessoas que estão ao redor de quem fuma, os chamados fumantes passivos.

Álcool

O álcool tem efeito potencializador sobre o fumo, ou seja, aumenta o efeito cancerígeno. Está associado a neoplasias da orofaringe , laringe, esôfago e fígado. Esta influência é proporcional ao tempo e quantidade de álcool ingerida e independe do tipo de bebida alcoólica, pois todas possuem um elemento em comum, o etanol. O álcool atua como solvente e aumenta a absorção dos elementos cancerígenos do fumo.


Radiações – Luz Solar

A luz solar é um tipo de radiação ionizante, que causa dano ao material genético das células da pele, através dos raios ultravioletas. As pessoas de pele, olhos e cabelo claros ou aquelas que se queimam facilmente à exposição solar são particularmente mais sensíveis.

O câncer de pele é o mais frequente em nosso meio, respondendo por cerca de 25% de todos os casos. O melanoma é um dos tipos de  câncer mais letais que existe e está em contínuo crescimento nos últimos anos.

Obesidade

Estudos realizados de base populacional têm demonstrado clara relação da obesidade com alguns tipos de câncer. No homem obeso é frequente os casos de câncer de cólon, vesícula biliar, rim e gástrico. Nas mulheres obesas, além dos já citados, também os casos de câncer de mama e útero (endométrio).  A prática regular de atividades físicas é um fator de redução do risco de câncer.

As causas exatas do câncer ainda são desconhecidas, no entanto medidas simples como manter bons hábitos de vida, podem significar uma grande diferença no futuro. Segundo o oncologista, a prevenção é o melhor tratamento, e neste sentido a educação, vem a se constituir como a melhor arma, para a redução das taxas de incidência desta terrível doença, que infelizmente continua a ceifar tantas vidas.

Veja também

Melanoma: um dos perigos dos raios ultravioletas19/02/18 Sabemos o quanto o uso do protetor solar é importante para manter a proteção da pele contra os raios ultravioletas. Uma das consequências de não tomar esse cuidado são os melanomas, um tipo de câncer de pele que tem origem nas células que produzem a pigmentação da pele. Ele é considerado um tumor maligno e…...
DISTÚRBIOS DO SONO19/09/19 Você sabia que cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo? Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas.......

Voltar para Blog

categorias-noticias