A perda involuntária da urina, conhecida como incontinência urinária, é um problema comum que afeta mais da metade das mulheres. No entanto, estudos apontam que cerca de 60% delas não comenta sobre o assunto por estigma ou falta de conhecimento.
Se você faz parte do grupo de pessoas que sofre com a incontinência urinária, saiba que é possível usar os exercícios físicos ao seu favor. Embora haja uma certa confusão quando se fala em atividades físicas neste contexto, tudo depende da intensidade. Para saber o que é ideal em cada caso, é importante ter amparo médico.
Quando não houver contraindicação, e se houver acompanhamento, exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura pélvica podem trazer bons resultados. O método conhecido como exercícios de Kegel, em homenagem ao seu criador, o ginecologista americano Arnold Kegel (1894-1972), utiliza de séries, repetições e evolução progressiva para fortalecer a região da pelve.
Entre as atividades mais indicadas nestes casos estão os treinos pélvicos, pilates, ioga, natação e caminhada. Outros esportes que são de grande impacto como, por exemplo: vôlei, basquete, corrida e crossfit precisam ser avaliados com mais atenção.