Postado em 11 de Agosto de 2021 às 13h48

      EXERCÍCIOS PÉLVICOS E INCONTINÊNCIA URINÁRIA

      Atividade Física (21)

      A perda involuntária da urina, conhecida como incontinência urinária, é um problema comum que afeta mais da metade das mulheres. No entanto, estudos apontam que cerca de 60% delas não comenta sobre o assunto por estigma ou falta de conhecimento.

      Se você faz parte do grupo de pessoas que sofre com a incontinência urinária, saiba que é possível usar os exercícios físicos ao seu favor. Embora haja uma certa confusão quando se fala em atividades físicas neste contexto, tudo depende da intensidade. Para saber o que é ideal em cada caso, é importante ter amparo médico.

      Quando não houver contraindicação, e se houver acompanhamento, exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura pélvica podem trazer bons resultados. O método conhecido como exercícios de Kegel, em homenagem ao seu criador, o ginecologista americano Arnold Kegel (1894-1972), utiliza de séries, repetições e evolução progressiva para fortalecer a região da pelve.

      Entre as atividades mais indicadas nestes casos estão os treinos pélvicos, pilates, ioga, natação e caminhada. Outros esportes que são de grande impacto como, por exemplo: vôlei, basquete, corrida e crossfit precisam ser avaliados com mais atenção. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de…...
      Cross Training: usando o corpo para perder calorias03/04/18 Uma modalidade esportiva que tem chamado atenção nos últimos anos é o Cross Training, um exercício funcional que trabalha a movimentação de todo o corpo e com resultados rápidos. Essa prática iniciou nos anos 2000, com os militares do exército estadunidense......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias