Postado em 08 de Dezembro de 2017 às 12h58

Família, muito mais que laços de sangue

Bem-Estar (70)
No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.             A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É…

No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.

            A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É na família que será definido o nome e o sobrenome, além de questões genéticas. A família é portanto, o primeiro espaço de formação de um indivíduo.

            A psicóloga Thaíse Kunzler fala que as relações familiares são permeadas por uma rede de desejos e expectativas, onde todos os dias caminhamos entre erros e acertos e nos deparamos com crises e desencontros. Contudo, não podemos exigir que as pessoas concordem umas com as outras, ?ofertar um espaço para falar de maneira honesta sobre tudo aquilo que nos entristece ou faz sofrer, é um dos caminhos para o bom relacionamento familiar?, completa a profissional.

            Para Thaíse, o sentimento de apoio em momentos difíceis faz parte da necessidade humana. Entretanto, ela menciona que por algum motivo, algumas pessoas possuem muitas dificuldades de estabelecer conexão emocional. A psicólogo orienta: ?saber reconhecer as próprias limitações, respeitar as diferenças e fazer menos expectativas é o caminho principal para evitar dores emocionais?.

            Muitas vezes as famílias se distanciam por motivos e situações que poderiam ser evitados com práticas simples, como as dicas acima. Manter um relacionamento saudável com quem está presente no seu dia a dia é fundamental.

Se está com problemas com algum familiar, procure-o, conte o que está sentindo e busquem juntos uma solução. Família é muito mais do que apenas laços sanguíneos, é algo para se levar para a vida inteira e poder olhar para nossos familiares de uma forma menos idealizada, nos auxilia a reconhecer que toda trama familiar é composta por dificuldades e que exige de nós, boas doses de paciência, tolerância e amor.

Veja também

Ervas Naturais e tratamentos alternativos.22/05/17 A natureza é uma importante fonte de elementos e ingredientes que proporcionam saúde e qualidade de vida para as mais variadas doenças e complicações. As soluções naturais tornam-se uma opção cada vez mais frequente na busca por tratamentos e curas alternativas, para garantir os melhores efeitos no corpo humano. As ervas naturais são ingredientes eficazes…...
Amamentação: amor que sai do peito19/01/18 Amamentação: amor que sai do peito Após a divulgação do estudo chamado "Primeiros 1000 dias", que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos......
Musculação para o tratamento da Artrose27/11/19 A artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam......

Voltar para Blog

categorias-noticias