Postado em 08 de Dezembro de 2017 às 12h58

      Família, muito mais que laços de sangue

      Bem-Estar (77)
      No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.             A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É…

      No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.

                  A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É na família que será definido o nome e o sobrenome, além de questões genéticas. A família é portanto, o primeiro espaço de formação de um indivíduo.

                  A psicóloga Thaíse Kunzler fala que as relações familiares são permeadas por uma rede de desejos e expectativas, onde todos os dias caminhamos entre erros e acertos e nos deparamos com crises e desencontros. Contudo, não podemos exigir que as pessoas concordem umas com as outras, ?ofertar um espaço para falar de maneira honesta sobre tudo aquilo que nos entristece ou faz sofrer, é um dos caminhos para o bom relacionamento familiar?, completa a profissional.

                  Para Thaíse, o sentimento de apoio em momentos difíceis faz parte da necessidade humana. Entretanto, ela menciona que por algum motivo, algumas pessoas possuem muitas dificuldades de estabelecer conexão emocional. A psicólogo orienta: ?saber reconhecer as próprias limitações, respeitar as diferenças e fazer menos expectativas é o caminho principal para evitar dores emocionais?.

                  Muitas vezes as famílias se distanciam por motivos e situações que poderiam ser evitados com práticas simples, como as dicas acima. Manter um relacionamento saudável com quem está presente no seu dia a dia é fundamental.

      Se está com problemas com algum familiar, procure-o, conte o que está sentindo e busquem juntos uma solução. Família é muito mais do que apenas laços sanguíneos, é algo para se levar para a vida inteira e poder olhar para nossos familiares de uma forma menos idealizada, nos auxilia a reconhecer que toda trama familiar é composta por dificuldades e que exige de nós, boas doses de paciência, tolerância e amor.

      Veja também

      Por que eu sinto tanto frio?08/07/24 O inverno chegou e algumas pessoas certamente sofrem mais do que outras com o frio. Por que isso acontece? Há quem enfrente as baixas temperaturas sem muita variação na sensação térmica, isso é um fato e ocorre, principalmente, porque nem todos os corpos liberam calor da mesma maneira. Quando a perda de calor é menor, a pessoa sente menos frio e não precisa de muito agasalho. É um fato, também, que a tendência seja......
      Como fazer máscara de proteção em casa22/04/20 A adaptação está sendo uma das principais orientações dadas pelos órgãos públicos para o período em que estamos vivendo. É preciso repensar como estamos trabalhando, como estamos nos......
      Por quê bocejamos?10/10/17 Ao ver alguém abrir a boca para bocejar, é inevitável que a ação se repita por você ou alguém que está por perto. Ao ler a palavra bocejo, neste instante, algumas pessoas podem estar de boca escancarada, praticando o ato de bocejar.  Mas, o que isso......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias