Postado em 08 de Dezembro de 2017 às 12h58

      Família, muito mais que laços de sangue

      Bem-Estar (77)
      No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.             A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É…

      No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.

                  A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É na família que será definido o nome e o sobrenome, além de questões genéticas. A família é portanto, o primeiro espaço de formação de um indivíduo.

                  A psicóloga Thaíse Kunzler fala que as relações familiares são permeadas por uma rede de desejos e expectativas, onde todos os dias caminhamos entre erros e acertos e nos deparamos com crises e desencontros. Contudo, não podemos exigir que as pessoas concordem umas com as outras, ?ofertar um espaço para falar de maneira honesta sobre tudo aquilo que nos entristece ou faz sofrer, é um dos caminhos para o bom relacionamento familiar?, completa a profissional.

                  Para Thaíse, o sentimento de apoio em momentos difíceis faz parte da necessidade humana. Entretanto, ela menciona que por algum motivo, algumas pessoas possuem muitas dificuldades de estabelecer conexão emocional. A psicólogo orienta: ?saber reconhecer as próprias limitações, respeitar as diferenças e fazer menos expectativas é o caminho principal para evitar dores emocionais?.

                  Muitas vezes as famílias se distanciam por motivos e situações que poderiam ser evitados com práticas simples, como as dicas acima. Manter um relacionamento saudável com quem está presente no seu dia a dia é fundamental.

      Se está com problemas com algum familiar, procure-o, conte o que está sentindo e busquem juntos uma solução. Família é muito mais do que apenas laços sanguíneos, é algo para se levar para a vida inteira e poder olhar para nossos familiares de uma forma menos idealizada, nos auxilia a reconhecer que toda trama familiar é composta por dificuldades e que exige de nós, boas doses de paciência, tolerância e amor.

      Veja também

      Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?13/06/18 Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a…...
      Amamentação: amor que sai do peito19/01/18 Amamentação: amor que sai do peito Após a divulgação do estudo chamado "Primeiros 1000 dias", que concluiu que o perfil metabólico da pessoa é constituído nessa fase da vida, a alimentação ganhou mais espaço nos debates sobre saúde preventiva nos......
      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias