Postado em 08 de Dezembro de 2017 às 12h58

Família, muito mais que laços de sangue

Bem-Estar (62)
No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.             A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É…

No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família aqui no Brasil. Essa data serve para reiterar o quanto é importante ter a família ao seu lado, seja em momentos bons ou ruins.

            A família é o primeiro contato do ser humano com o mundo, independentemente de sua própria escolha. É na família que será definido o nome e o sobrenome, além de questões genéticas. A família é portanto, o primeiro espaço de formação de um indivíduo.

            A psicóloga Thaíse Kunzler fala que as relações familiares são permeadas por uma rede de desejos e expectativas, onde todos os dias caminhamos entre erros e acertos e nos deparamos com crises e desencontros. Contudo, não podemos exigir que as pessoas concordem umas com as outras, ?ofertar um espaço para falar de maneira honesta sobre tudo aquilo que nos entristece ou faz sofrer, é um dos caminhos para o bom relacionamento familiar?, completa a profissional.

            Para Thaíse, o sentimento de apoio em momentos difíceis faz parte da necessidade humana. Entretanto, ela menciona que por algum motivo, algumas pessoas possuem muitas dificuldades de estabelecer conexão emocional. A psicólogo orienta: ?saber reconhecer as próprias limitações, respeitar as diferenças e fazer menos expectativas é o caminho principal para evitar dores emocionais?.

            Muitas vezes as famílias se distanciam por motivos e situações que poderiam ser evitados com práticas simples, como as dicas acima. Manter um relacionamento saudável com quem está presente no seu dia a dia é fundamental.

Se está com problemas com algum familiar, procure-o, conte o que está sentindo e busquem juntos uma solução. Família é muito mais do que apenas laços sanguíneos, é algo para se levar para a vida inteira e poder olhar para nossos familiares de uma forma menos idealizada, nos auxilia a reconhecer que toda trama familiar é composta por dificuldades e que exige de nós, boas doses de paciência, tolerância e amor.

Veja também

Sorrir é o melhor remédio05/07/17 Quem nunca ouviu um conselho carinhoso de que rir é o melhor remédio? O velho ditado é mais real do que se possa imaginar, afinal pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, realizaram um estudo que comprova o pensamento de que rir realmente é o melhor dos remédios. Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC Brasil,…...
Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é......
Tecnologia para o bem15/11/17 Aplicativos que ajudam a cuidar da saúde               Que a tecnologia está presente em boa parte do nosso dia a dia não é segredo para ninguém. Mas você sabia que existem aplicativos para smartphones e tablets que podem ajudar a melhorar nossa saúde? Desde......

Voltar para Blog

categorias-noticias