Postado em 27 de Maio de 2022 às 16h58

Frio é responsável por gripes e resfriados?

Saúde (88)

inverno nem começou oficialmente, mas o frio já chegou com força até em cidades que costumeiramente não são geladas. Mas será que a onda de frio que atingiu vários estados brasileiros pode ser responsável pelos diversos casos de gripe?

De fato, o clima gelado pode ser um gatilho, mas não age diretamente no sistema imunológico. Ou seja, por si só, o frio não é responsável pelos resfriados. Agora, sabe aquele casaco que você usa uma vez por ano? Se ele não estiver bem higienizado, pode ser um estímulo.

Em entrevista ao Uol, o imunologista Fábio Castro, explica que nesta época existem muitos fatores que podem ocasionar os resfriados, como a mudança brusca de temperatura, ar seco e frio, aglomeração de pessoas e, como citado anteriormente, peças que mal higienizadas que podem ter ácaros, muito prejudiciais para quem sofre com problemas de rinite e asma.

A verdade é que você deve ouvir sua mãe quando ela diz: “leva um casaquinho” para se proteger do frio, mas também precisa seguir uma vida saudável, com alimentação adequada, atividade física e boas noites de sono, para que seu sistema imunológico tenha uma resposta mais eficaz aos vírus.

O que acontece, é que em tempos de frio, as pessoas se acumulam em locais fechados e a transmissão dessas doenças aumenta. Isso nós aprendemos de forma mais clara com a Covid-19, né? Então, além de estar bem agasalhado, manter uma vida saudável, para garantir ficar bem longe desses resfriados, higienize as mãos com frequência, fuja de ambientes sem ventilação e evite contato com pessoas que estejam gripadas.


  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Doença silenciosa: Seu fígado merece atenção30/10/17 Uma doença silenciosa que pode causar sérios danos a nossa saúde. A esteatose hepática, ou gordura no fígado acontece quando uma quantia muito grande de gordura invade o fígado, deixando-o mais pesado e aumentando o seu volume consideravelmente. Essa doença pode acontecer por conta do metabolismo ou como uma resposta do fígado a uma agressão…...
Vamos falar sobre CÂNCER!10/04/17 Dia 08 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A conscientização foi algo em evidência neste dia, afinal diagnósticos, tratamentos e hábitos de vida precisam ser pensados com consciência e responsabilidade. Os índices da doença cresceram muito nas......
Ouvidos e nariz também precisam de cuidados13/07/18 Todos os dias tomamos uma série de cuidados para prevenção de algumas doenças e para manter a boa aparência, porém muitas vezes esquecemos de algo simples, mas que pode fazer toda a diferença: cuidar do nosso nariz e das nossas orelhas. O nariz é a porta de......

Voltar para Blog

categorias-noticias