Postado em 22 de Julho de 2019 às 14h26

      FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS

      Alimentação (58)
      Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a…

      Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo.
      Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a nutricionista Andressa Fortes Miranda separou algumas frutas que são recomendadas para comer durante o inverno. Confira:

      Carambola

      Fruta rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas A, C e complexo B,

      como riboflavina e piridoxina, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico. A carambola também possui propriedades diurética e hipoglicemiante.
      ?Deve ser evitada por pessoas que possuam doença renal ou elevado teor urêmico (acúmulo de ureia no sangue), pois contém uma substância chamada caramboxina que é tóxica e nesses casos citados, os rins têm dificuldade para filtrar e eliminar do organismo?, alerta a nutricionista.

      Kiwi

      O kiwi é fonte de antioxidantes, vitamina C, vitamina K, potássio e fibras. Possui baixo

      índice glicêmico, sendo uma boa opção para diabéticos e para o emagrecimento. É rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio da felicidade. Andressa explica que ele é ótimo para ser consumido de manhã ou antes de dormir, pois proporciona uma melhor qualidade de sono.

      Tangerina

      A fruta é rica em vitaminas C e B, contribui para o fortalecimento da imunidade e auxilia no combate a radicais livres envolvidos no processo de envelhecimento. Sua polpa tem muitas fibras, que auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão, na digestão e no controle da glicemia, se consumida com moderação.

      Uva

      Fonte de vitaminas A, K, E e C, além de cálcio, ferro, potássio e fibras. É fonte de antioxidantes, como polifenóis, sendo o revesratrol o mais famoso, presente na casca da fruta. ?Quanto mais escuras, maior é a concentração deste polifenol. O revesratrol atua na redução dos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e de diversos tipos de câncer?, explica Andressa.

      Maracujá

      Rico em vitaminas A, C e complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Sua fama de calmante ocorre devido a presença de flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central e ajudam a relaxar. O chá da folha de maracujá é um dos melhores para quem precisa de uma noite de sono tranquila e relaxante.

      Veja também

      POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura permanecer mais tensa e contraída. Essa contração dos músculos chega sem aviso e pela sensação de…...
      Alimentação X Menopausa16/10/17 A menopausa é um período que traz muitas mudanças na vida de uma mulher. Entre os sintomas que geralmente acometem o universo feminino nessa fase estão o acúmulo de gordura abdominal, alterações no foco e na memória, alterações no humor, quedas de cabelos e......
      Ceia de Natal saudável22/12/17 Estamos em dezembro, mês em que ocorrem muitas festividades, entre elas, a ceia de Natal. A origem dessa comemoração é europeia e iniciou como um gesto de solidariedade com os viajantes e peregrinos, junto das famílias para celebração da noite de Natal. Com o......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias