Postado em 22 de Julho de 2019 às 14h26

FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS

Alimentação (58)
Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a…

Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo.
Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a nutricionista Andressa Fortes Miranda separou algumas frutas que são recomendadas para comer durante o inverno. Confira:

Carambola

Fruta rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas A, C e complexo B,

como riboflavina e piridoxina, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico. A carambola também possui propriedades diurética e hipoglicemiante.
?Deve ser evitada por pessoas que possuam doença renal ou elevado teor urêmico (acúmulo de ureia no sangue), pois contém uma substância chamada caramboxina que é tóxica e nesses casos citados, os rins têm dificuldade para filtrar e eliminar do organismo?, alerta a nutricionista.

Kiwi

O kiwi é fonte de antioxidantes, vitamina C, vitamina K, potássio e fibras. Possui baixo

índice glicêmico, sendo uma boa opção para diabéticos e para o emagrecimento. É rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio da felicidade. Andressa explica que ele é ótimo para ser consumido de manhã ou antes de dormir, pois proporciona uma melhor qualidade de sono.

Tangerina

A fruta é rica em vitaminas C e B, contribui para o fortalecimento da imunidade e auxilia no combate a radicais livres envolvidos no processo de envelhecimento. Sua polpa tem muitas fibras, que auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão, na digestão e no controle da glicemia, se consumida com moderação.

Uva

Fonte de vitaminas A, K, E e C, além de cálcio, ferro, potássio e fibras. É fonte de antioxidantes, como polifenóis, sendo o revesratrol o mais famoso, presente na casca da fruta. ?Quanto mais escuras, maior é a concentração deste polifenol. O revesratrol atua na redução dos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e de diversos tipos de câncer?, explica Andressa.

Maracujá

Rico em vitaminas A, C e complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Sua fama de calmante ocorre devido a presença de flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central e ajudam a relaxar. O chá da folha de maracujá é um dos melhores para quem precisa de uma noite de sono tranquila e relaxante.

Veja também

Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder parte da capacidade de absorção de nutrientes. O paladar também muda, se tornando…...
APOSTE NO LIMÃO02/05/17 Além de ser um ingrediente muito utilizado na culinária, para dar um toque especial aos sabores, o limão é uma fruta conhecida e apreciada por suas capacidades e possibilidades preventivas, afinal é uma fruta cítrica que proporciona muitos benefícios para a......
Benefícios do consumo do ovo02/02/18 O ovo é um alimento que está presente em muitas receitas de bolos, tortas, doces e salgados. Mas além disso, ele pode ser consumido de forma mais natural, como cozido, por exemplo. Mas você sabe quais são os benefícios deste alimento?             A......

Voltar para Blog

categorias-noticias