Postado em 22 de Julho de 2019 às 14h26

FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS

Alimentação (47)
Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a…

Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo.
Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso, já que sua oferta tende a aumentar nos períodos de colheita. Assim, a nutricionista Andressa Fortes Miranda separou algumas frutas que são recomendadas para comer durante o inverno. Confira:

Carambola

Fruta rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas A, C e complexo B,

como riboflavina e piridoxina, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico. A carambola também possui propriedades diurética e hipoglicemiante.
?Deve ser evitada por pessoas que possuam doença renal ou elevado teor urêmico (acúmulo de ureia no sangue), pois contém uma substância chamada caramboxina que é tóxica e nesses casos citados, os rins têm dificuldade para filtrar e eliminar do organismo?, alerta a nutricionista.

Kiwi

O kiwi é fonte de antioxidantes, vitamina C, vitamina K, potássio e fibras. Possui baixo

índice glicêmico, sendo uma boa opção para diabéticos e para o emagrecimento. É rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio da felicidade. Andressa explica que ele é ótimo para ser consumido de manhã ou antes de dormir, pois proporciona uma melhor qualidade de sono.

Tangerina

A fruta é rica em vitaminas C e B, contribui para o fortalecimento da imunidade e auxilia no combate a radicais livres envolvidos no processo de envelhecimento. Sua polpa tem muitas fibras, que auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão, na digestão e no controle da glicemia, se consumida com moderação.

Uva

Fonte de vitaminas A, K, E e C, além de cálcio, ferro, potássio e fibras. É fonte de antioxidantes, como polifenóis, sendo o revesratrol o mais famoso, presente na casca da fruta. ?Quanto mais escuras, maior é a concentração deste polifenol. O revesratrol atua na redução dos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e de diversos tipos de câncer?, explica Andressa.

Maracujá

Rico em vitaminas A, C e complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Sua fama de calmante ocorre devido a presença de flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central e ajudam a relaxar. O chá da folha de maracujá é um dos melhores para quem precisa de uma noite de sono tranquila e relaxante.

Veja também

Alimentação equilibrada, intestino saudável!13/09/17 Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina diferenciada proporciona uma alimentação regada a doces, sobremesas, churrascos e muitos outros cardápios quase que irresistíveis.…...
Sucos Detox02/10/17 Ultimamente os sucos detox têm se tornado os queridinhos entre as pessoas que querem emagrecer. Este tipo de suco oferece uma desintoxicação no organismo, através da ingestão de ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras que agem junto com o fígado,......
APOSTE NO LIMÃO02/05/17 Além de ser um ingrediente muito utilizado na culinária, para dar um toque especial aos sabores, o limão é uma fruta conhecida e apreciada por suas capacidades e possibilidades preventivas, afinal é uma fruta cítrica que proporciona muitos benefícios para a......

Voltar para Blog

categorias-noticias