Postado em 19 de Fevereiro de 2020 às 17h02

Gordura da língua provoca apneia do sono

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é a obstrução das vias aéreas, que ocorre pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite. Esse problema pode trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs.
De acordo com a fonoaudióloga, Daniela Vieira da Rocha, as características anatômicas de certos indivíduos podem predispor ao problema, que tende a piorar com o aumento da idade, pelo aumento da flacidez na musculatura da garganta e do peso e pelo acúmulo de gordura na região da faringe bem como na língua, que torna ainda mais difícil a passagem do ar.
Para comprovar que a gordura da língua pode provocar o problema, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia realizaram estudos do sono e exames de ressonância magnética para medir como a perda de peso afeta as vias aéreas superiores dos pacientes.
O estudo contou com a participação de 67 pessoas obesas com apnéia obstrutiva do sono. Elas foram submetidas aos exames antes e depois de uma intervenção para perder 10% do peso corporal. O resultado mostrou que os sintomas da apnéia do sono melhoraram 30% após a perda de peso. Ao analisar o tamanho das estruturas das vias aéreas superiores dos pacientes, a equipe foi capaz de descobrir as mudanças que haviam levado à diminuição dos sintomas.
Além de diminuir a gordura da língua, a perda de peso dos pacientes também levou a uma redução no tamanho de um músculo da mandíbula que controla a mastigação e dos músculos de ambos os lados das vias respiratórias, o que também colaborou para o resultado.
Por isso, para prevenir ou reduzir o agravamento do problema, a pessoa precisa:
? Emagrecer, em caso de excesso de peso;
? Dormir de lado (um travesseiro especial pode ajudar);
? Evitar o uso de bebidas alcoólicas, calmantes, relaxantes musculares e cigarro algumas horas antes de dormir.

Além disso, praticar exercícios durante o dia e manter uma alimentação saudável, aliado com horários para dormir e acordar são essenciais para a qualidade de sono. Em todo caso, se o problema persistir, a procura médica especializada não deve ser dispensada.

Veja também

Massagem alivia estresse, dor e pode ser aliada no tratamento de fertilidade21/06/21 A massagem acompanha os seres humanos há anos, pode-se dizer que é uma técnica milenar. O toque é uma maneira intuitiva de cuidado, e a história indica que já na pré-história a massagem era utilizada para prevenir lesões. De acordo com indícios, desde 3000 a.C. civilizações gregas, egípcias e romanas faziam uso da massagem......
Kefir: o que é e como fazer o alimento queridinho das dietas?29/01/18 Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido......
NANOEX: perfilado altamente tecnológico da Eko'725/01/22 A Eko’7 tem seus valores bem definidos, e baseia seus trabalhos na política integrada de qualidade e meio ambiente da empresa. Comprometidos em elevar o bem-estar dos seus clientes, dedicam-se à entrega de produtos seguros e adequados as......

Voltar para Blog

categorias-noticias