Postado em 06 de Junho de 2018 às 14h59

Qual a importância do consumo de fibras?

Alimentação (58)
Muito se fala da importância do consumo de fibras para nosso organismo, mas você sabe em quais alimentos é possível encontrar esse tipo de nutriente ou quais os benefícios delas para nosso corpo? A nutricionista Raiara Forcelini explica que as fibras auxiliam na regulação do intestino, no controle dos níveis de colesterol, da glicose e…

Muito se fala da importância do consumo de fibras para nosso organismo, mas você sabe em quais alimentos é possível encontrar esse tipo de nutriente ou quais os benefícios delas para nosso corpo? A nutricionista Raiara Forcelini explica que as fibras auxiliam na regulação do intestino, no controle dos níveis de colesterol, da glicose e dos triglicerídeos, além de promoverem saciedade e reduzirem o tempo de esvaziamento gástrico.

Quando o consumo de fibras fica abaixo do recomendado, pode levar à quadros de constipação ou a altos níveis de glicose e resistência à insulina, que geralmente está ligado a obesidade ou ao sobrepeso. O consumo regular de fibras também protege nosso organismo contra o câncer de intestino, por isso a recomendação é de que seu consumo seja diário.

Para aumentar o consumo de fibras, a nutricionista fala que é necessário estar atento a quais alimentos são os mais ricos nesse nutriente. Entre eles estão frutas, legumes, verduras, que devemos consumir diariamente, pois além das fibras são fontes de vitaminas e minerais cereais integrais, além de sementes como chia, linhaça, quinoa, amaranto, gergelim e aveia, que também são excelentes opções. Essas sementes podem ser consumidas nos lanches intermediários, com iogurtes, em receitas, vitaminas, sucos, com frutas, podendo ainda serem adicionadas as grandes refeições como almoço e jantar. Outra dica importante que Raiara ressalta é a substituição do pão, arroz, e macarrão branco pelos integrais.

Ah, é importante lembrar que o consumo de fibras deve estar associado à uma boa hidratação do nosso corpo, caso contrário, poderá haver constipação. Também é necessário ter cuidado com os mix prontos de fibras encontrados nos mercados, como granolas por exemplo. Geralmente elas são acrescidas de açúcares o que não as tornam uma boa opção. Variar os tipos de sementes, frutas, verduras e legumes é fundamental, pois além das fibras, eles são fontes de vitaminas e minerais.

Veja também

Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina23/04/18 Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que os temperos industrializados não são recomendados para o consumo, pois possuem alto teor de sódio. Quando…...
Linhaça30/03/17 O ano está passando, e com certeza a grande maioria das pessoas acrescentou entre os projetos para 2017  uma vida mais saudável. Hoje, vamos dar um empurrãozinho para alcançar seu objetivo. Você já ouviu falar da linhaça? Considerada um alimento funcional,......
Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir......

Voltar para Blog

categorias-noticias