Postado em 30 de Março de 2017 às 17h17

Linhaça

Alimentação (58)
O ano está passando, e com certeza a grande maioria das pessoas acrescentou entre os projetos para 2017  uma vida mais saudável. Hoje, vamos dar um empurrãozinho para alcançar seu objetivo. Você já ouviu falar da linhaça? Considerada um alimento funcional, esta sementinha poderosa traz benefícios para o coração, intestino e auxilia no emagrecimento. Existem dois…

O ano está passando, e com certeza a grande maioria das pessoas acrescentou entre os projetos para 2017  uma vida mais saudável. Hoje, vamos dar um empurrãozinho para alcançar seu objetivo. Você já ouviu falar da linhaça? Considerada um alimento funcional, esta sementinha poderosa traz benefícios para o coração, intestino e auxilia no emagrecimento.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada. Porém não há diferença nutricional relevante na composição. A marrom tem um pouco mais de ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6.

Benefícios

– A linhaça atua na liberação da glicose no sangue e reduz o acúmulo de gordura no corpo;

– É uma alternativa de cereal sem glúten;

– Possui efeitos anti-inflamatórios;

– Ajuda a regularizar as taxas de colesterol e melhora a pressão arterial;

– É uma grande aliada na digestão dos alimentos. As fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação.

Como consumir

A semente da linhaça pode ser acrescentada no feijão, nas saladas, no iogurte ou no leite.  O ideal é comprar a semente e triturá-la em casa mesmo, lembrando que pode ser conservada por apenas quatro dias na geladeira. A recomendação dos nutricionistas é de que sejam consumidas 10 gramas ao dia, aproximadamente uma colher de sopa cheia.

Outra opção é o óleo de linhaça, que pode ser utilizado para temperar saladas.

Abaixo duas receitas super simples com o uso da linhaça:

OMELETE DE LINHAÇA:

Uma ótima opção de receita com linhaça para comer no café da manhã. Os ovos já são ótimos para dar saciedade, junto da linhaça então.

Ingredientes:

  • 3 claras;
  • 1 gema;
  • 1 colher de sopa de queijo cottage, ricota ou requeijão light;
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
  • 1 colher de orégano ou ervas finas.

Modo de preparo:

  • Triture as sementes de linhaça no liquidificador para obter a farinha;
  • Misturar todos os ingredientes em um pote e bate-los com um garfo;
  • Untar a frigideira com óleo de coco ou azeite de oliva;
  • Colocar a mistura na frigideira;
  • Espere dourar, vire e deixe dourar do outro lado;

CREME DE MANGA COM LINHAÇA:

Uma ótima opção para o café da manhã ou para sobremesas, o creme de manga com linhaça é uma delícia.

Ingredientes:

  • ½ xícara de semente de linhaça;
  • ¼ copo de água;
  • 1 Manga descascada e fatiada;
  • 1 pedaço de gengibre.

Modo de preparo:

  • Bata a semente de linhaça com água no liquidificador (se quiser pode coar depois);
  • Adicione a manga e o gengibre;
  • Bata tudo até ficar bem cremoso.

Depois é só colocar na geladeira e comer. Pela manga ser grossa, o creme vai ficar bem cremoso mesmo, para comer de colher.  Você pode comer com granola, aveia, e até com uma oleaginosa para diminuir a absorção de açúcar da fruta.

E aí, gostou?

Faça essas receitas em sua casa e conte pra gente o resultado!

Receitas retiradas do site: http://www.brasvitale.com.br

Fonte imagens: littleleopardbook, endofpain, patelbros, beetrootbrownie.

Veja também

Hortelã e seus benefícios22/08/17 Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na planta. De acordo com a nutricionista Monique Zanini, ela atua…...
Mitos e verdades da água com gás06/06/19 Causadora de discórdia, tendo defensores e opositores com opiniões bastante divergentes a seu respeito. Há quem diga que é preciso adaptar o paladar e não abre mão em dias quentes de verão. Do contrário, há quem prefira passar sede do que ingeri-la. A água......
Tempero pronto: mais perigoso do que você imagina23/04/18 Estamos acostumados a preparar nossas refeições de forma rápida. E tudo que facilitar este processo, é bem-vindo. Mas, os temperos prontos, que encontramos nos supermercados, não são a melhor pedida para nossa saúde. A nutricionista Gisele Vieira revela que......

Voltar para Blog

categorias-noticias