Postado em 20 de Março de 2019 às 12h42

      Quais as frutas indicadas para diabéticos

      Alimentação (58)Saúde (94)
      Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado. Segundo ela, diabéticos devem cuidar…

      Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado.

      Segundo ela, diabéticos devem cuidar o índice glicêmico e a carga glicêmica de todos os alimentos, entre eles as frutas. “O índice glicêmico é baseado na velocidade de absorção da glicose pelo corpo. Para isso se utiliza o pão branco ou glicose como referência e se comparam a resposta dos outros alimentos com ele”, explica.

      A carga glicêmica é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.

      Este marcador mede o impacto glicêmico na dieta, ou seja, indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento. “A melancia, por exemplo, tem o índice glicêmico alto e carga glicêmica baixa, ou seja, a quantidade de carboidratos em uma porção não é grande o suficiente para fazer um pico de glicose e alterar a glicemia sanguínea”.

                  As frutas com menor índice glicêmico são a maçã, a pêra, o morango, o abacate, o coco e a ameixa.

      Já com médio índice glicêmico, as frutas que se destacam são a laranja, a mexerica, o pêssego, a uva e o abacaxi. “Porém, cuidado. O suco dessas frutas acaba tendo alto índice glicêmico por ter ausência da fibra da casca, por isso deve-se ter cautela ao consumir na forma de sucos.

      Os frutos com alto índice glicêmico são a banana, a manga, o mamão, o caqui, a ameixa preta e as frutas secas. A melancia e melão, apesar de apresentarem alto índice glicêmico, tem baixa carga glicêmica.

      A nutricionista ressalta que não é necessário retirar algumas frutas do cardápio por causa do alto índice glicêmico. “É importante levar em conta o índice glicêmico da refeição como um todo. A presença de fibras, proteínas e gorduras na mesma refeição ajudam a reduzir a absorção dos carboidratos”.

      Sendo assim, as frutas de alto IG podem ser consumidas acompanhadas de fibras (farelo de aveia, sementes como chia e linhaça) e de oleaginosas (castanhas, amêndoas ou nozes). “O iogurte também pode ser associado com as frutas, pois apresenta boa quantidade de proteína e baixo índice glicêmico”, destaca Andressa.

      Veja também

      Como funcionam as dietas LowCarb?20/09/18 Uma dieta que caiu no gosto das pessoas que querem emagrecer é a famosa LowCarb, ou seja, com baixo carboidratos. Mas como é pensada essa dieta? Todos os carboidratos são cortados? Hoje vamos responder essas questões! Essa dieta tem o mesmo intuito de várias outras: o emagrecimento.  A ideia é reduzir a quantidade de carboidrato…...
      QUALIDADE DO SONO LIGADA AOS TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS09/09/20 Você conhece os cuidados básicos que precisa ter com o seu corpo, como alimentação e exercício físico. Mas, quantas vezes você parou para cuidar da sua saúde mental? No ano passado a......
      Frio é responsável por gripes e resfriados?27/05/22 inverno nem começou oficialmente, mas o frio já chegou com força até em cidades que costumeiramente não são geladas. Mas será que a onda de frio que atingiu vários estados brasileiros pode ser......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias