Postado em 20 de Março de 2019 às 12h42

Quais as frutas indicadas para diabéticos

Alimentação (47)Saúde (79)
Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado. Segundo ela, diabéticos devem cuidar…

Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado.

Segundo ela, diabéticos devem cuidar o índice glicêmico e a carga glicêmica de todos os alimentos, entre eles as frutas. “O índice glicêmico é baseado na velocidade de absorção da glicose pelo corpo. Para isso se utiliza o pão branco ou glicose como referência e se comparam a resposta dos outros alimentos com ele”, explica.

A carga glicêmica é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.

Este marcador mede o impacto glicêmico na dieta, ou seja, indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento. “A melancia, por exemplo, tem o índice glicêmico alto e carga glicêmica baixa, ou seja, a quantidade de carboidratos em uma porção não é grande o suficiente para fazer um pico de glicose e alterar a glicemia sanguínea”.

            As frutas com menor índice glicêmico são a maçã, a pêra, o morango, o abacate, o coco e a ameixa.

Já com médio índice glicêmico, as frutas que se destacam são a laranja, a mexerica, o pêssego, a uva e o abacaxi. “Porém, cuidado. O suco dessas frutas acaba tendo alto índice glicêmico por ter ausência da fibra da casca, por isso deve-se ter cautela ao consumir na forma de sucos.

Os frutos com alto índice glicêmico são a banana, a manga, o mamão, o caqui, a ameixa preta e as frutas secas. A melancia e melão, apesar de apresentarem alto índice glicêmico, tem baixa carga glicêmica.

A nutricionista ressalta que não é necessário retirar algumas frutas do cardápio por causa do alto índice glicêmico. “É importante levar em conta o índice glicêmico da refeição como um todo. A presença de fibras, proteínas e gorduras na mesma refeição ajudam a reduzir a absorção dos carboidratos”.

Sendo assim, as frutas de alto IG podem ser consumidas acompanhadas de fibras (farelo de aveia, sementes como chia e linhaça) e de oleaginosas (castanhas, amêndoas ou nozes). “O iogurte também pode ser associado com as frutas, pois apresenta boa quantidade de proteína e baixo índice glicêmico”, destaca Andressa.

Veja também

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono17/12/19 Cada vez mais no mundo atual se estuda a qualidade do sono. A medicina do sono investiga não apenas problemas relacionados a um sono não reparador mas também estuda formas de prevenir futuros problemas do sono que atrapalham a qualidade de vida de todos nós. Um desses problemas é a apneia do sono. A Síndrome…...
Vamos falar sobre CÂNCER!10/04/17 Dia 08 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A conscientização foi algo em evidência neste dia, afinal diagnósticos, tratamentos e hábitos de vida precisam ser pensados com consciência e responsabilidade. Os índices da doença cresceram muito nas......
Kefir: o que é e como fazer o alimento queridinho das dietas?29/01/18 Um alimento que tem ganhado bastante popularidade nos últimos meses é o chamado Kefir. Mas afinal, o que faz com que ele seja o queridinho das dietas? Para começar a entender o que o Kefir tem de tão especial é preciso saber que ele é um probiótico, produzido......

Voltar para Blog

categorias-noticias