Postado em 20 de Março de 2019 às 12h42

Quais as frutas indicadas para diabéticos

Alimentação (46)Saúde (77)
Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado. Segundo ela, diabéticos devem cuidar…

Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser consumidos tranquilamente e quais podem ser ingeridos com certo cuidado.

Segundo ela, diabéticos devem cuidar o índice glicêmico e a carga glicêmica de todos os alimentos, entre eles as frutas. “O índice glicêmico é baseado na velocidade de absorção da glicose pelo corpo. Para isso se utiliza o pão branco ou glicose como referência e se comparam a resposta dos outros alimentos com ele”, explica.

A carga glicêmica é um produto do índice glicêmico (IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção de alimento consumido, comparado com o alimento padrão.

Este marcador mede o impacto glicêmico na dieta, ou seja, indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento. “A melancia, por exemplo, tem o índice glicêmico alto e carga glicêmica baixa, ou seja, a quantidade de carboidratos em uma porção não é grande o suficiente para fazer um pico de glicose e alterar a glicemia sanguínea”.

            As frutas com menor índice glicêmico são a maçã, a pêra, o morango, o abacate, o coco e a ameixa.

Já com médio índice glicêmico, as frutas que se destacam são a laranja, a mexerica, o pêssego, a uva e o abacaxi. “Porém, cuidado. O suco dessas frutas acaba tendo alto índice glicêmico por ter ausência da fibra da casca, por isso deve-se ter cautela ao consumir na forma de sucos.

Os frutos com alto índice glicêmico são a banana, a manga, o mamão, o caqui, a ameixa preta e as frutas secas. A melancia e melão, apesar de apresentarem alto índice glicêmico, tem baixa carga glicêmica.

A nutricionista ressalta que não é necessário retirar algumas frutas do cardápio por causa do alto índice glicêmico. “É importante levar em conta o índice glicêmico da refeição como um todo. A presença de fibras, proteínas e gorduras na mesma refeição ajudam a reduzir a absorção dos carboidratos”.

Sendo assim, as frutas de alto IG podem ser consumidas acompanhadas de fibras (farelo de aveia, sementes como chia e linhaça) e de oleaginosas (castanhas, amêndoas ou nozes). “O iogurte também pode ser associado com as frutas, pois apresenta boa quantidade de proteína e baixo índice glicêmico”, destaca Andressa.

Veja também

O poder do Hibisco29/05/18 O chá de hibisco tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Não é para menos: ele atua de forma muito favorável no  nosso organismo. Ajuda no controle da pressão arterial, funciona como diurético, melhora as funções do coração, além de evitar diversos tipos de câncer. Seu uso pode ser de diversas formas, entre…...
Alimentação X Menopausa16/10/17 A menopausa é um período que traz muitas mudanças na vida de uma mulher. Entre os sintomas que geralmente acometem o universo feminino nessa fase estão o acúmulo de gordura abdominal, alterações no foco e na memória, alterações no humor, quedas de cabelos e......
Alimentação equilibrada, intestino saudável!13/09/17 Os exageros alimentares e uma alimentação desequilibrada causa uma série de reflexos no organismo, provocando desconfortos e inconvenientes que podem ser prejudiciais à saúde. É comum que esse tipo de situação aconteça nos finais de semana, onde a rotina......

Voltar para Blog

categorias-noticias