Postado em 04 de Junho de 2020 às 14h06

JUNHO VERMELHO: DOE SANGUE E SALVE VIDAS

Saúde (77)
  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -


Um gesto explícito de solidariedade! A doação de sangue mesmo que em pequena quantidade pode realmente salvar a vida de pessoas que se submetem à procedimentos ou intervenções médicas, ou ainda tratamentos que demandam um nível maior de complexidade.


De acordo com dados disponibilizados pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2015, apenas 45% do sangue para transfusões na América Latina foi obtido por meio de contribuições espontâneas do público, no Brasil esse número é ainda mais alarmante. Segundo a mesma entidade, apenas 1,6% dos brasileiros doam sangue, onde o número ideal deveria corresponder de 3% a 5%.
A organização salienta ainda que, doações podem evitar milhões de mortes a cada ano, incluindo as por acidentes de trânsito, várias formas de câncer e outros problemas de saúde, portando, o apelo da ONU é que mais pessoas se disponibilizem a fazer as doações.


Para que esse cenário possa melhorar, algumas campanhas foram criadas no intuito de aumentar as estatísticas de pessoas dispostas a doar, entre elas, destaca-se a campanha #JunhoVermelho, criada pelo Movimento Eu Dou Sangue. Segundo a fundadora do movimento, Debi Aronis, a intenção da campanha se dá pela rapidez e simplicidade de estabelecer uma comunicação com a população através dos meses coloridos.


O mês escolhido não é por acaso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) adotou o dia 14 do mês de junho como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, além de que, com a chegada das baixas temperaturas neste período, há um aumento nas infecções respiratórias, inicia-se períodos de férias e consequentemente os acidentes nas estradas, resultando numa baixa significativa no volume de doações, tornando o mês de junho ideal para a campanha.


O sangue é insubstituível, por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.
Requisitos para doação de sangue segundo o Ministério da Saúde:


Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.


• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
• Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
• A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.


Faça a sua parte! Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente.

Fontes:
Abrale; OMS; Ministério da Saúde

Veja também

BENEFÍCIOS DO PILATES14/10/20Técnica teve seu início por volta de 1920   Para quem está em busca de um exercício físico, o pilates pode ser uma ótima opção. Criado ainda no século passado pelo alemão Joseph Pilates, a prática visa o controle corporal, fortalecimento da musculatura e tônus, proporciona um bom condicionamento físico, maior consciência corporal e auxilia na correção......
Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na......
Seu coração precisa de um sono tranquilo.28/05/20 Durante o sono nosso metabolismo desacelera para nos proporcionar descanso. O mesmo efeito acontece com o coração, quando o sistema nervoso auxilia no relaxamento do músculo cardíaco. Com isso, os batimentos ficam mais lentos,......

Voltar para Blog

categorias-noticias