Postado em 28 de Julho de 2022 às 14h55

Quatro benefícios da boa alimentação

Alimentação (58)

Já sentiu que seu corpo pede por uma pausa após um fim de semana de comilança? Às vezes a gente passa do ponto, faz parte, mas quando a má alimentação torna-se algo corriqueiro, a pessoa fica com raciocínio mais lento, mais cansada, com preguiça de cumprir tarefas diárias e até o sono pode ser afetado.

Como a gente quer manter o equilíbrio e a saúde em dia, separamos quatro benefícios causados pela boa alimentação para te motivar a manter o foco e fugir das guloseimas quando possível. Pois muito além do peso, a alimentação saudável tem ligação total com a qualidade de vida.

- Disposição física:
Tanto a falta, quanto o excesso de nutrientes provocam reações em nosso corpo. Sendo a função do alimento fornecer energia ao organismo, ficar atento ao que você consome é indispensável. Para quem quer aumentar a disposição física, deve ingerir quantidades adequadas de vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e carboidratos.

- Saúde bucal:
Acredite, o que você come influencia na sua saúde bucal, e não estamos falando somente dos doces que causam cáries, mas também dos alimentos aliados, como é o caso dos que contém cálcio. Encontrado no leite, feijão e soja, o mineral auxilia na renovação e sustentação dos ossos e dentes, e é responsável por torná-los mais fortes.

- Qualidade do sono:
A alimentação é capaz de reduzir a inflamação intestinal para a produção de hormônios do sono da forma adequada, para que isso aconteça, é necessário evitar açúcares, e apostar em alimentos anti-inflamatórios. Além disso, algumas frutas, como kiwis, cereja e uva podem ajudar na produção dos hormônios do sono.

- Memória e concentração:
Investir em uma alimentação com nutrientes equilibrados vai garantir o bom funcionamento do seu cérebro. A glicose, por exemplo, dá energia e é essencial, mas além dela, a vitalidade os neurônios e memória é associada a alimentos variados que contenham ação antioxidante e anti-inflamatória.

Um dos tripés da vida saudável, a alimentação aliada ao sono e exercícios físicos, garantirá qualidade de vida, com um envelhecer mais saudável e agradável. Confira outros conteúdos relacionados nas sessões sono e atividade física.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Alimentos que auxiliam na hidratação da pele no verão07/01/19 A primavera já apresenta indícios de como vai ser o verão. Sol e calor fazem parte dessas duas estações, que costumam nos fazer sair regularmente de casa. Seja para passear ou praticar exercícios, a nossa pele sempre está em contato com os raios solares. Além disso, no verão, a posição do planeta faz com que…...
FRUTAS DE INVERNO E SEUS BENEFÍCIOS22/07/19 Além dos alimentos quentinhos, no inverno não podemos deixar de nos alimentar com frutas. Elas são ótimas fontes de vitaminas e auxiliam na melhor funcionalidade e bem-estar do nosso corpo. Outro ponto positivo é que podem se tornar econômicas para o bolso,......
Alimentação X Menopausa16/10/17 A menopausa é um período que traz muitas mudanças na vida de uma mulher. Entre os sintomas que geralmente acometem o universo feminino nessa fase estão o acúmulo de gordura abdominal, alterações no foco e na memória, alterações no humor, quedas de cabelos e......

Voltar para Blog

categorias-noticias