Postado em 28 de Julho às 14h55

Quatro benefícios da boa alimentação

Alimentação (58)

Já sentiu que seu corpo pede por uma pausa após um fim de semana de comilança? Às vezes a gente passa do ponto, faz parte, mas quando a má alimentação torna-se algo corriqueiro, a pessoa fica com raciocínio mais lento, mais cansada, com preguiça de cumprir tarefas diárias e até o sono pode ser afetado.

Como a gente quer manter o equilíbrio e a saúde em dia, separamos quatro benefícios causados pela boa alimentação para te motivar a manter o foco e fugir das guloseimas quando possível. Pois muito além do peso, a alimentação saudável tem ligação total com a qualidade de vida.

- Disposição física:
Tanto a falta, quanto o excesso de nutrientes provocam reações em nosso corpo. Sendo a função do alimento fornecer energia ao organismo, ficar atento ao que você consome é indispensável. Para quem quer aumentar a disposição física, deve ingerir quantidades adequadas de vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e carboidratos.

- Saúde bucal:
Acredite, o que você come influencia na sua saúde bucal, e não estamos falando somente dos doces que causam cáries, mas também dos alimentos aliados, como é o caso dos que contém cálcio. Encontrado no leite, feijão e soja, o mineral auxilia na renovação e sustentação dos ossos e dentes, e é responsável por torná-los mais fortes.

- Qualidade do sono:
A alimentação é capaz de reduzir a inflamação intestinal para a produção de hormônios do sono da forma adequada, para que isso aconteça, é necessário evitar açúcares, e apostar em alimentos anti-inflamatórios. Além disso, algumas frutas, como kiwis, cereja e uva podem ajudar na produção dos hormônios do sono.

- Memória e concentração:
Investir em uma alimentação com nutrientes equilibrados vai garantir o bom funcionamento do seu cérebro. A glicose, por exemplo, dá energia e é essencial, mas além dela, a vitalidade os neurônios e memória é associada a alimentos variados que contenham ação antioxidante e anti-inflamatória.

Um dos tripés da vida saudável, a alimentação aliada ao sono e exercícios físicos, garantirá qualidade de vida, com um envelhecer mais saudável e agradável. Confira outros conteúdos relacionados nas sessões sono e atividade física.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Cuide da alimentação e durma bem21/09/17 Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre…...
Brasil consome 50% mais açúcar do que o recomendado pela OMS10/06/21 Em casa por mais tempo por conta da pandemia, alguns brasileiros resolveram colocar o talento na confeitaria para jogo. Entre março e abril de 2020, o que você via com frequência nos stories do Instagram eram fotos e mais fotos de bolos.......
Os benefícios do vinho para o coração09/08/18 Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade?  O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos......

Voltar para Blog

categorias-noticias