Postado em 17 de Junho de 2020 às 15h40

Magnésio, mais importante do que você imagina

Alimentação (58)

Alguns minerais são essenciais para nosso organismo, mas nem sempre consumimos o necessário. Muitas vezes nem sabemos qual a real importância de ingerir esses elementos. Entre eles está o magnésio.

Esse mineral tem uma função primordial nas reações intracelulares (que ocorrem dentro das células) do nosso corpo. Entre elas, a nutricionista Raiara Forcelini destaca a produção e consumo de energia, a síntese de DNA e RNA, além da distribuição do sódio, potássio e cálcio.

Ele também é importante por fazer a lipólise, que é a quebra de moléculas de gordura, para a formação do colesterol e dos hormônios da tireoide. A nutricionista ainda fala da interação entre cálcio e magnésio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e o funcionamento dos pulmões. O magnésio também contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico e auxilia na fixação do cálcio nos ossos e dentes.

Quando não consumimos na quantia correta, podemos sentir tremores, câimbras, alterações de humor, além de confusão mental, desorientação, fadiga, insônia e taquicardia. Mas, não é só a falta que pode prejudicar nosso organismo. Se ele for consumido em excesso, poderá ocasionar diarreia, o que reduz a absorção de outros nutrientes importantes.

Quais são os alimentos ricos em magnésio? Raiara fala que ele pode ser encontrado em alimentos como as verduras, principalmente as folhas verde-escuro, cereais integrais, nozes, castanhas, damasco, abacate, banana e frutas em geral, derivados do leite e peixes.

Você sabia da importância desse mineral? Se não, agora conhece todos os seus benefícios e funções no nosso organismo e está pronto para começar a ingerir magnésio na dose correta. Mas lembre-se: procure sempre um nutricionista para saber qual a quantia indicada para seu corpo. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Pesquisas e descobertas sobre o açaí24/08/21 Amigo do verão, o açaí, além de ser muito refrescante, pode ser benéfico para a saúde. Embora seja conhecido pelo seu alto valor calórico, quando consumido da forma correta, apresenta resultados positivos, inclusive, faz parte do cardápio de alguns atletas. Recomenda-se um consumo moderado tanto em calorias, quanto em vezes por semana, além disso,......
APOSTE NO LIMÃO02/05/17 Além de ser um ingrediente muito utilizado na culinária, para dar um toque especial aos sabores, o limão é uma fruta conhecida e apreciada por suas capacidades e possibilidades preventivas, afinal é uma fruta cítrica que proporciona muitos benefícios para a......
Jejum intermitente é saudável?02/05/18 Você já experimentou a sensação de ficar horas sem comer? E quase um dia inteiro? É o que sugere o chamado jejum intermitente, a dieta da moda que propõe longos períodos, de até 24 horas, sem ingerir alimentos. Segundo especialistas, esse tipo de dieta é uma......

Voltar para Blog

categorias-noticias