Postado em 17 de Junho de 2020 às 15h40

Magnésio, mais importante do que você imagina

Alimentação (52)

Alguns minerais são essenciais para nosso organismo, mas nem sempre consumimos o necessário. Muitas vezes nem sabemos qual a real importância de ingerir esses elementos. Entre eles está o magnésio.

Esse mineral tem uma função primordial nas reações intracelulares (que ocorrem dentro das células) do nosso corpo. Entre elas, a nutricionista Raiara Forcelini destaca a produção e consumo de energia, a síntese de DNA e RNA, além da distribuição do sódio, potássio e cálcio.

Ele também é importante por fazer a lipólise, que é a quebra de moléculas de gordura, para a formação do colesterol e dos hormônios da tireoide. A nutricionista ainda fala da interação entre cálcio e magnésio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e o funcionamento dos pulmões. O magnésio também contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico e auxilia na fixação do cálcio nos ossos e dentes.

Quando não consumimos na quantia correta, podemos sentir tremores, câimbras, alterações de humor, além de confusão mental, desorientação, fadiga, insônia e taquicardia. Mas, não é só a falta que pode prejudicar nosso organismo. Se ele for consumido em excesso, poderá ocasionar diarreia, o que reduz a absorção de outros nutrientes importantes.

Quais são os alimentos ricos em magnésio? Raiara fala que ele pode ser encontrado em alimentos como as verduras, principalmente as folhas verde-escuro, cereais integrais, nozes, castanhas, damasco, abacate, banana e frutas em geral, derivados do leite e peixes.

Você sabia da importância desse mineral? Se não, agora conhece todos os seus benefícios e funções no nosso organismo e está pronto para começar a ingerir magnésio na dose correta. Mas lembre-se: procure sempre um nutricionista para saber qual a quantia indicada para seu corpo. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

O poder do Hibisco29/05/18 O chá de hibisco tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Não é para menos: ele atua de forma muito favorável no  nosso organismo. Ajuda no controle da pressão arterial, funciona como diurético, melhora as funções do coração, além de evitar diversos tipos de câncer. Seu uso pode ser de diversas formas, entre…...
Ceia de Natal saudável22/12/17 Estamos em dezembro, mês em que ocorrem muitas festividades, entre elas, a ceia de Natal. A origem dessa comemoração é europeia e iniciou como um gesto de solidariedade com os viajantes e peregrinos, junto das famílias para celebração da noite de Natal. Com o......
PINHÃO É ALIADO DA VISÃO E DO CÉREBRO27/05 Conhecido principalmente na região sul e sudeste do Brasil, o pinhão vem da semente da araucária e é legitimamente brasileiro. Cheio de nutrientes, e com comercialização elevada entre os meses de março a......

Voltar para Blog

categorias-noticias