Postado em 17 de Junho de 2020 às 15h40

Magnésio, mais importante do que você imagina

Alimentação (50)

Alguns minerais são essenciais para nosso organismo, mas nem sempre consumimos o necessário. Muitas vezes nem sabemos qual a real importância de ingerir esses elementos. Entre eles está o magnésio.

Esse mineral tem uma função primordial nas reações intracelulares (que ocorrem dentro das células) do nosso corpo. Entre elas, a nutricionista Raiara Forcelini destaca a produção e consumo de energia, a síntese de DNA e RNA, além da distribuição do sódio, potássio e cálcio.

Ele também é importante por fazer a lipólise, que é a quebra de moléculas de gordura, para a formação do colesterol e dos hormônios da tireoide. A nutricionista ainda fala da interação entre cálcio e magnésio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e o funcionamento dos pulmões. O magnésio também contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico e auxilia na fixação do cálcio nos ossos e dentes.

Quando não consumimos na quantia correta, podemos sentir tremores, câimbras, alterações de humor, além de confusão mental, desorientação, fadiga, insônia e taquicardia. Mas, não é só a falta que pode prejudicar nosso organismo. Se ele for consumido em excesso, poderá ocasionar diarreia, o que reduz a absorção de outros nutrientes importantes.

Quais são os alimentos ricos em magnésio? Raiara fala que ele pode ser encontrado em alimentos como as verduras, principalmente as folhas verde-escuro, cereais integrais, nozes, castanhas, damasco, abacate, banana e frutas em geral, derivados do leite e peixes.

Você sabia da importância desse mineral? Se não, agora conhece todos os seus benefícios e funções no nosso organismo e está pronto para começar a ingerir magnésio na dose correta. Mas lembre-se: procure sempre um nutricionista para saber qual a quantia indicada para seu corpo. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Colágeno, substância vital!01/08/18 O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é essencialmente estrutural, afinal proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. A proteína é produzida normalmente no organismo desde o nascimento, mas a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual, em torno de 1%. Após os 50 anos de…...
ALIMENTOS ESTIMULAM A MELATONINA27/04 Já pensou em melhorar seu sono através da alimentação? Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisou análises sobre o efeito dos alimentos ricos no hormônio do sono, a melatonina, e o......
Quais as frutas indicadas para diabéticos20/03/19 Quem é diabético sempre fica em dúvida quanto ao consumo de alguns alimentos. As frutas são a principal incerteza, por serem mais adocicadas naturalmente. E para tirar essa dúvida, a nutricionista Andressa Fortes Miranda indica quais os frutos podem ser......

Voltar para Blog

categorias-noticias