Postado em 09 de Agosto de 2018 às 13h02

Os benefícios do vinho para o coração

Alimentação (58)Bem-Estar (70)
Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade?  O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos países, que consomem vinho, vivem mais em comparação às pessoas que não têm o…

Há tempos se ouve falar que o vinho previne doenças cardíacas, mas será que isso é realmente verdade? 

O médico cardiologista Dr. Douglas Ricardo Alba explica que sim, isso realmente é
possível! O especialista diz quealguns grupos de pessoas de diversos países, que consomem vinho, vivem mais em comparação às pessoas que não têm o hábito de consumo. Mas é preciso atenção na hora de escolher a garrafa, pois esses benefícios estão principalmente ligados aos vinhos do tipo tinto.

Dr. Douglas fala que a maioria dos efeitos protetores da bebida estão relacionados à redução de placas que ficam nas coronárias, os vasos que levam o sangue até o coração. Essas placas são uma mistura de gordura com cálcio que quando acumuladas nesta região, podem causar o estreitamento das artérias eaté mesmo o Infarto cardíaco.

MAIS PROTEÇÃO

De acordo com o cardiologista, o consumo do vinho aumenta a produção do HDL, o famoso colesterol bom, além de ter algumas propriedades anticoagulantes, que reduzem os riscos de coagulação do sangue.

As propriedades benéficas do vinho vão além de reduzir o colesterol ruim. Ele apresenta
os polifenóis que são antiinflamatórios naturais, que combatem os radicais livres e ativadores dos mecanismos do infarto. A bebida de ?Baco?, Deus do vinho, além de ser saudável possui muitas características de sabor e paladar que agradam estudiosos do mundo inteiro.

A dose recomendada não deve passar de 100ml, quatro vezes por semana, essa quantidade já é suficiente para trazer os benefícios, uma vez que se usada em excesso pode ser prejudicial. Os efeitos nocivos vão do aumento da pressão arterial, insuficiência cardíaca, infarto do coração e em situações extremas a cirrose.

E fica o alerta: quem tem vício em bebidas alcoólicas não deve usar essa medida como preventiva. ?A sociedade Americana de cardiologia não recomenda o consumo de álcool como medida preventiva para diminuir o infarto?, lembra o médico cardiologista, Douglas Alba.

Veja também

Remédios fitoterápicos - O que é e como usar?29/12/17 Não é de hoje que o ser humano faz uso de plantas como medicamentos. Com certeza você já usou ou conhece alguém que utilizou fitoterápicos.  Mas você sabe o que eles são e como usar? É importante destacar que plantas medicinais e fitoterápicas não são a mesma coisa e não devem ser confundidas. Segundo a…...
Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?13/06/18 Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista......
ALIMENTOS ESTIMULAM A MELATONINA27/04/21 Já pensou em melhorar seu sono através da alimentação? Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisou análises sobre o efeito dos alimentos ricos no hormônio do sono, a melatonina, e o......

Voltar para Blog

categorias-noticias