A massagem acompanha os seres humanos há anos, pode-se dizer que é uma técnica milenar. O toque é uma maneira intuitiva de cuidado, e a história indica que já na pré-história a massagem era utilizada para prevenir lesões. De acordo com indícios, desde 3000 a.C. civilizações gregas, egípcias e romanas faziam uso da massagem para promover o bem-estar.
O tempo permitiu aprimoramento da técnica, e hoje, ela pode ser usada em diferentes modalidades, como: relaxante, terapêutica, drenagem, modeladora e outras. Estudos apontam que a massagem tem benefícios físicos e psicológicos.
Uma pesquisa feita na Austrália, aponta que após um treino receber uma massagem muscular de 10 minutos pode reduzir até 30% da dor. Outro estudo consta que é possível reduzir em até 31% o hormônio do estresse, chamado cortisol, depois da massagem.
Para quem está planejando engravidar, a massagem pode ajudar muito, afinal, ela aumenta a imunidade, reduz o nível de glicose, e claro, ajuda a relaxar. Considerando que, o estresse afeta o corpo e mente, a massagem ajuda restabelecer o equilíbrio dos hormônios femininos, em todo caso, é sempre interessante procurar ajuda profissional e liberação médica.