Postado em 21 de Agosto de 2018 às 11h42

No inverno, não fique parado!

Atividade Física (20)
Imagine um dia frio, chuvoso e com temperaturas baixas, um dia típico de inverno. Muita gente pode achar que esse cenário não é propício para a prática de exercícios. Mas, engana-se quem pensa que ficar em casa, embaixo das cobertas, é sempre a melhor opção.  É no inverno que a atividade física pode parecer mais…

Imagine um dia frio, chuvoso e com temperaturas baixas, um dia típico de inverno. Muita gente pode achar que esse cenário não é propício para a prática de exercícios. Mas, engana-se quem pensa que ficar em casa, embaixo das cobertas, é sempre a melhor opção.  É no inverno que a atividade física pode parecer mais confortável e menos desgastante.

Quem afirma é o educador físico da Unimed Chapecó, Rafael Paz, ao mesmo tempo em que chama a atenção para os cuidados exigidos ao se exercitar nos dias frios. A primeira defesa do corpo humano exposto ao frio, segundo o profissional, é a contração dos vasos periféricos que fazem com que o corpo perca menos calor. No entanto, o calor produzido pelo metabolismo devido à atividade muscular pode contribuir para a regulação do estresse físico causado pela baixa temperatura.

“As partes do corpo que mais sofrem com o frio são as mãos, os pés e a cabeça. Por isso, deve-se proteger para minimizar a perda de calor. Então, não dispense luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas.” Rafael ressalta que esses cuidados são importantes, pois, qualquer parte descoberta do corpo perde calor para o ambiente. “Você demanda maior energia para manter-se aquecido e pode sentir o exercício mais extenuante”, explica.

O aquecimento e a hidratação do corpo também são fundamentais para a prática saudável de atividade física. O consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para as mulheres e 3,7 litros para os homens, de acordo com a Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes. Rafael salienta que, com as baixas temperaturas, são exigidos cuidados redobrados com a hidratação, já que o clima frio gera a falsa sensação de que o corpo precisa ingerir menos líquido.

Quanto ao aquecimento, deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, com um pouco mais de atenção. “No frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso realizar um bom aquecimento, em ritmo mais lento do que o habitual, durante 15 a 20 minutos”, destaca.

Outra boa dica segundo o profissional é trocar a roupa suada logo após o término do exercício. “Se você vestir um casaco por cima da roupa molhada, vai passar frio. Troque a camiseta e então coloque o casaco.” Rafael afirma ainda que um bom argumento para não desistir do treino no frio é que, pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam, o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso.

Texto: Andressa Recchia, com informações do Portal Unimed.

Veja também

ATIVIDADES FÍSICAS AUXILIAM NO SONO29/08/19 Pratique atividade física e melhore seu sono Há quem faça diversos rituais para ter uma boa noite de sono. Mas, a gente tem um segredo para lhe contar: alguns minutinhos de atividade física durante o dia podem contribuir para que o seu sono seja perfeito. Sabe como isso acontece? Quando realizamos atividades físicas nosso organismo…...
Exercícios físicos durante gravidez? Pode sim!12/05/17 A gravidez é um momento único na vida de uma mulher! Momento que reflete mudanças e transformações marcantes. O corpo passa por diversas fases e o cuidado com a saúde é fundamental para ter uma gestação tranquila e garantir a saúde do bebê. Os exercícios......
Vamos alongar?25/01/18 Nas aulas de educação física, na academia e até mesmo nos jogos de futebol, o alongamento é indispensável para quem pratica atividades físicas. De acordo com o educador físico Felipe Saretta, o alongamento é o distanciamento de contrações do músculo e pode......

Voltar para Blog

categorias-noticias