Postado em 21 de Agosto de 2018 às 11h42

No inverno, não fique parado!

Atividade Física (20)
Imagine um dia frio, chuvoso e com temperaturas baixas, um dia típico de inverno. Muita gente pode achar que esse cenário não é propício para a prática de exercícios. Mas, engana-se quem pensa que ficar em casa, embaixo das cobertas, é sempre a melhor opção.  É no inverno que a atividade física pode parecer mais…

Imagine um dia frio, chuvoso e com temperaturas baixas, um dia típico de inverno. Muita gente pode achar que esse cenário não é propício para a prática de exercícios. Mas, engana-se quem pensa que ficar em casa, embaixo das cobertas, é sempre a melhor opção.  É no inverno que a atividade física pode parecer mais confortável e menos desgastante.

Quem afirma é o educador físico da Unimed Chapecó, Rafael Paz, ao mesmo tempo em que chama a atenção para os cuidados exigidos ao se exercitar nos dias frios. A primeira defesa do corpo humano exposto ao frio, segundo o profissional, é a contração dos vasos periféricos que fazem com que o corpo perca menos calor. No entanto, o calor produzido pelo metabolismo devido à atividade muscular pode contribuir para a regulação do estresse físico causado pela baixa temperatura.

“As partes do corpo que mais sofrem com o frio são as mãos, os pés e a cabeça. Por isso, deve-se proteger para minimizar a perda de calor. Então, não dispense luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas.” Rafael ressalta que esses cuidados são importantes, pois, qualquer parte descoberta do corpo perde calor para o ambiente. “Você demanda maior energia para manter-se aquecido e pode sentir o exercício mais extenuante”, explica.

O aquecimento e a hidratação do corpo também são fundamentais para a prática saudável de atividade física. O consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para as mulheres e 3,7 litros para os homens, de acordo com a Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes. Rafael salienta que, com as baixas temperaturas, são exigidos cuidados redobrados com a hidratação, já que o clima frio gera a falsa sensação de que o corpo precisa ingerir menos líquido.

Quanto ao aquecimento, deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, com um pouco mais de atenção. “No frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso realizar um bom aquecimento, em ritmo mais lento do que o habitual, durante 15 a 20 minutos”, destaca.

Outra boa dica segundo o profissional é trocar a roupa suada logo após o término do exercício. “Se você vestir um casaco por cima da roupa molhada, vai passar frio. Troque a camiseta e então coloque o casaco.” Rafael afirma ainda que um bom argumento para não desistir do treino no frio é que, pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam, o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso.

Texto: Andressa Recchia, com informações do Portal Unimed.

Veja também

EXERCÍCIOS PÉLVICOS E INCONTINÊNCIA URINÁRIA11/08/21 A perda involuntária da urina, conhecida como incontinência urinária, é um problema comum que afeta mais da metade das mulheres. No entanto, estudos apontam que cerca de 60% delas não comenta sobre o assunto por estigma ou falta de conhecimento. Se você faz parte do grupo de pessoas que sofre com a incontinência urinária, saiba que é possível......
POR QUE SENTIMOS CÃIBRA18/07/19 Parado, caminhando ou até mesmo dormindo. Não existe hora ou lugar para sermos acometidos por cãibras. Causadas pela prática de esportes ou por determinadas atividades profissionais, elas podem se tornar mais intensas nos dias frios, em função da musculatura......
Vamos dançar?07/05/18 Você gosta de dançar? A dança é uma arte que existe há muitos anos e é também uma forma de se expressar. Além disso, traz muitos benefícios para nosso corpo, já que mexe com todas as partes dele. Ah, e ela pode ser praticada em qualquer idade, por qualquer......

Voltar para Blog

categorias-noticias