Postado em 08 de Novembro de 2018 às 13h16

Novembro Azul: cuidado redobrado

Datas Comemorativas (38)
Assim como as mulheres, os homens recebem um mês dedicado à informação e a prevenção da saúde. O Novembro ganha a cor azul e o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ideia de levantar esse assunto muitas vezes mistificado,…

Assim como as mulheres, os homens recebem um mês dedicado à informação e a prevenção da saúde. O Novembro ganha a cor azul e o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ideia de levantar esse assunto muitas vezes mistificado, surgiu através do Instituto Lado a Lado pela Vida, que começou em 2008 a promover atividades voltadas para o assunto. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda maior causa de mortalidade de homens no país. ?A cada 38 minutos é diagnosticado um novo câncer de próstata, ou seja, para este ano a estimativa se aproxima de mais de 68 mil novos casos identificados?, explica o médico urologista, Julio Zawadzki.

Esses números representam principalmente casos em estágio avançado, pois em sua fase inicial a doença não tem sintomas. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais. Segundo o Dr. Julio, homens a partir de 50 anos ou que tenham em seu histórico familiar casos da doença, devem procurar anualmente realizar o exame de toque retal, além dos exames gerais. ?Pessoas da raça negra também são mais propensas a apresentar a doença, por isso precisam ter um cuidado redobrado?, explica.

Além da prevenção através de exames, a sugestão é manter uma alimentação saudável assim como uma rotina de exercícios físicos. Apesar de não ser uma doença que causa sintomas evidentes em seu estágio inicial, pequenas atitudes saudáveis auxiliam no bem-estar do corpo e da mente.

Por isso, não somente neste mês de Novembro, mas em todos os meses do ano é aconselhável cuidar da saúde. ?A mulher já tem essa cultura preventiva com a saúde e é preciso que os homens também criem esse hábito, deixando de lado o medo e o preconceito de realizar os exames de próstata?, finaliza Julio.

Veja também

SETEMBRO AMARELO - DIGA SIM A VIDA!02/09/19 Cada vez mais os sentimentos de impotência e tristeza está tomando conta das pessoas. As relações estão se tornando mais líquidas, ou seja, as pessoas estão se distanciando cada vez mais e a sociedade já não deixa mais espaço para a tranquilidade, a qualidade de vida e o bem-estar. Tudo isso reflete em doenças psicológicas,…...
O mês de Outubro se colore de rosa08/10/18 Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa é um movimento internacional utilizado para estimular a prevenção à doença, com diversas ações programadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é......

Voltar para Blog

categorias-noticias