Postado em 11 de Novembro de 2017 às 12h14

Novembro Azul: um toque pela vida

Datas Comemorativas (38)
Novembro Azul: um toque pela vida Todos os anos, no mês de outubro a campanha Outubro Rosa movimenta o mundo todo no combate ao câncer de mama. No mês de novembro a cor que ganha destaque é o azul, por conta de outro movimento que busca combater e conscientizar os homens sobre uma doença muito…

Novembro Azul: um toque pela vida

Todos os anos, no mês de outubro a campanha Outubro Rosa movimenta o mundo todo no combate ao câncer de mama. No mês de novembro a cor que ganha destaque é o azul, por conta de outro movimento que busca combater e conscientizar os homens sobre uma doença muito séria e que afeta uma grande quantia de homens todos os anos: o câncer de próstata.

Mas o que é o câncer de próstata? O médico urologista Leandro Viecili explica que a próstata é um órgão presente apenas nos homens, tem mais ou menos o do tamanho de uma noz e fica logo abaixo da bexiga, sendo atravessada pelo canal urinário. Sua principal função é a de produzir o líquido que nutre o espermatozoide. O câncer de próstata surge quando células desse órgão iniciam uma divisão descontrolada e anormal, sem o comando do organismo, podendo inclusive invadir outros órgãos causando o que os médicos chamam de metástases.

    Esse tipo de câncer é o mais comum entre os homens e o segundo que mais mata, segundo Viecili, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Atinge em média 1 a cada 6 homens. O médico fala que na região Sul do Brasil o número de casos é elevado. Alguns dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2016 surgiram no Brasil 61.200 novos casos de câncer de próstata, sendo 2.330 novos casos em Santa Catarina. Apesar disto, é importante observar que quando diagnosticado precocemente os índices de cura chegam a 90%.

Novembro Azul

A ideia de iniciar uma campanha a favor da saúde do homem iniciou no ano de 1999, em um pub na Austrália. Um grupo de amigos resolveu deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro, para apoiar os homens a cuidar mais da própria saúde. A escolha do mês de novembro foi proposital, pois é no dia 17 desse mês que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Ao redor do mundo, a campanha é chamada de Movember, uma junção das palavras moustache (bigode) + november (novembro). Aqui no Brasil quem deu início a campanha foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Prevenção

    Apesar de não existir uma forma definida para a prevenção do câncer de próstata, segundo Viecili, a melhor forma de prevenção é ter uma alimentação saudável, com muitas frutas e vegetais, limitando a quantidade de carnes vermelha e gordura animal. Também é importante praticar exercícios físicos, pois os obesos têm maior risco de câncer. Pacientes com casos de familiares de primeiro grau (pai ou irmão) com o câncer de próstata, é indicado realizar exames de rotina a partir dos 40 anos. Quanto mais idoso o homem, maior a chance de desenvolver o câncer de próstata.

   

O diagnóstico do câncer de próstata é feito pela avaliação médica, com dosagem de uma substância no sangue chamada de PSA (antígeno prostático específico), além do exame de toque retal. Em casos suspeitos pode ser solicitado uma biópsia de próstata (retirada de alguns fragmentos para análise) e de uma Ressonância Nuclear Magnética da próstata para melhor avaliação do caso.

Não tenha vergonha

Viecili fala que ano a ano tem aumentado o número de homens que procuram por conta própria o consultório do urologista para avaliação preventiva da próstata. Para ele, campanhas como o Novembro Azul são essenciais neste esclarecimento, pois levam o tema da prevenção até empresas, universidades e no rádio /televisão, atingindo assim grande número de homens e estimulando a prevenção.

    Importante esclarecer que somente o homem deve ser o responsável pela sua saúde. A vergonha ou o preconceito não devem impedir a consulta com um médico. Colocar a saúde acima disso é fundamental. Se você tem mais de 45 anos, procure um urologista e faça seu exame preventivo. Não é apenas um toque, é a sua vida.

Veja também

Outubro Rosa: atenção e cuidado com a saúde02/10/19 O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no país. Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de…...
Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem04/11/19 Quando pensamos em cuidado com a saúde, infelizmente os homens ainda ficam muito atrás das mulheres. E para que eles se igualem à elas, o mês de Novembro se colore de azul com o desafio de conscientizar a sociedade sobre as doenças masculinas, com ênfase na......

Voltar para Blog

categorias-noticias