Postado em 10 de Março de 2022 às 14h38

O que acontece depois de muitas horas sem dormir?

Sono (64)

Conheça os efeitos corporais da falta de sono

Se você já ficou mais de 24 horas sem dormir, possivelmente já experimentou os ‘efeitos colaterais’ do cansaço. A falta do sono causa inúmeros problemas a longo prazo, como aumento da corticosterona, fadiga, envelhecimento precoce, baixa imunidade, e ainda, estudos recentes mostram que há ligação entre a falta de sono e o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC).

Mas vamos falar nas consequências da privação do sono entre um período de 24 a 96 horas sem dormir. 24 horas ‘virado’, já é suficiente para que seu corpo sinta os mesmos efeitos após consumir bebidas alcoólicas, ou sintomas como irritabilidade, compulsão alimentar, fadiga, tremores, dificuldade de concentração e cognição.

Depois de 36 horas em claro, além da vontade de dormir aumentar muito, os sintomas ficam mais intensos. É comum que nessa fase seu corpo faça pequenos cochilos, cerca de 30 segundos, mesmo sem que você perceba. Pode causar acidentes durante atividades, e a pessoa pode apresentar mudança de comportamento e dificuldade em tomar decisões.?

Com 48 horas sem dormir o corpo sente a privação de sono em nível extremo, a intensidade de fadiga e irritabilidade aumentam muito, sendo possível que a pessoa chegue a alucinar, ouvir e ver coisas inexistentes. Neste caso, o estresse e ansiedade aumentam significativamente.

No terceiro dia sem dormir os cochilos involuntários já são comuns, e a necessidade de descanso fica muito forte. A pessoa com 72 horas em claro perde a percepção das coisas. Com 96 horas acordado, o desejo pelo descanso se torna insuportável, e os quadros de psicose são intensos, somente recuperados após um descanso adequado para reabilitação do corpo.

Além de todos esses sintomas, sua saúde será prejudicada de forma exponencial. Caso tenha dificuldades para dormir, procure ajuda médica para descobrir as causas e tratar. O seu sono é essencial para qualidade e tempo de vida.

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Cuidados com ronco e apneia18/10/18 O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs. A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas, que ocorre pela flacidez dos tecidos…...
Sonho ou pesadelo?23/12/19 Estamos dormindo cada vez menos. Essa privação de sono reduz o vigor físico, compromete a produtividade, a memória e o sistema imunológico e aumenta a chance de irritabilidade. Além disso, pode vir a causar distúrbios e pesadelos. Com certeza você já deve ter......
Outono e o Sono02/04/20 No dia 20 de março se iniciou o outono. Um prelúdio para o inverno. Estação perfeita para aqueles que gostam de um clima mais frio e nublado. Você já deve ter percebido que durante esse período nosso corpo muda, se torna mais preguiçoso. Totalmente......

Voltar para Blog

categorias-noticias