Postado em 07 de Outubro de 2019 às 17h31

O que comer para dormir melhor?

Dicas (64)Sono (64)
    Quando nos deitamos na cama para dormir, nosso cérebro, assim como os nossos órgãos, começam um processo de memorização de todas as informações recebidas. É o momento de relaxar e descansar. Porém, a dificuldade de adormecer e manter o sono contínuo é um problema vivido por muitas pessoas e, por vezes, está relacionada a alimentação.…

    Quando nos deitamos na cama para dormir, nosso cérebro, assim como os nossos órgãos, começam um processo de memorização de todas as informações recebidas. É o momento de relaxar e descansar. Porém, a dificuldade de adormecer e manter o sono contínuo é um problema vivido por muitas pessoas e, por vezes, está relacionada a alimentação.
    Uma alimentação saudável contribui para que o nosso corpo funcione e descanse bem. Para isso, existem algumas comidas que auxiliam e trabalham como calmantes para que o sono seja prolongado e tranquilo.
    A aveia, o iogurte, a banana e alimentos com soja, milho e compostas por leite são uma das

    opções. Estes alimentos possuem triptofano, uma substância que promove a sensação de bem-estar e induz o sono. Além disso, ajudam na diminuição dos níveis de cortisol no sangue e consequentemente o estresse.
    Outra indicação é consumir alimentos com baixa quantidade de gordura em sua composição e que facilitam no processo de digestão. A alimentação duas horas antes de dormir também ajuda, para evitar a sensação de estufamento e desconforto abdominal ao deitar.

    Alimentos que devem ser evitados durante a noite

    Alguns alimentos possuem substâncias estimulantes para o cérebro e, por isso, devem ser evitados perto do horário de dormir. O café, refrigerantes, chocolates e erva mate são alguns exemplos.
    O consumo de alimentos gordurosos também não é indicado antes de dormir, pois dificulta a indução do sono. O motivo para que isso ocorra, se dá pelo fato da digestão desses alimentos demoram mais do que o normal, fazendo com que a grande parte da energia do corpo seja desviada para essa função, causando desconfortos.

    EKO’7

    Veja também

    Fim de férias e sono desregulado? Veja como evitar sofrimento ao retornar para rotina14/01/22 Fim de férias e sono desregulado? Provavelmente isso aconteceu com boa parte das pessoas que você conhece. É normal durante as férias dormir mais tarde, acordar mais tarde ou dar uma cochilada fora de hora, afinal, férias foram feitas para descansar. O problema é quando a rotina volta, principalmente na primeira semana, e o sono está desregulado. Mas calma, tem jeito......
    QUATRO DICAS PARA AMENIZAR O CALOR17/12/21 Nessa terça-feira, dia 21, entramos oficialmente no verão. De agora em diante, qualquer sombrinha e vento viram os melhores amigos do brasileiro. Ah, se você tiver uma casa com piscina ou um amigo que tenha, melhor ainda. Como......
    O que acontece depois de muitas horas sem dormir?10/03/22Conheça os efeitos corporais da falta de sono Se você já ficou mais de 24 horas sem dormir, possivelmente já experimentou os ‘efeitos colaterais’ do cansaço. A falta do sono causa inúmeros problemas a longo prazo, como aumento da corticosterona, fadiga,......

    Voltar para Blog

    categorias-noticias