Postado em 15 de Junho de 2024 às 08h00

      Órfãos de cuidados

      Neste 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra Pessoa Idosa e este é um momento importante para falarmos sobre abandono e ausência de cuidados necessários para que a terceira idade seja vivida com o máximo de qualidade de vida possível.

      A chegada da velhice traz consigo uma série de questões que afetam o bem-viver dessa população: limitações físicas, confusão mental, enfermidades características dessa fase da vida, medo da morte, inseguranças? toda essa mudança afeta o corpo e a mente e não pode vir acompanhada de abandono parental.

      O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida dos idosos?

      Além de estarmos presentes, sermos capazes de ouvir, dando carinho e atenção, há outras ações de extrema relevância:

      1 - Oferecer alimentação saudável e estimular as atividades físicas - recomenda-se orientação médica.

      2 - Estimular a autonomia do idoso, ao praticar atividades cotidianas, reduzindo as chances de depressão.

      3 - Fortalecer seu vínculo social, assim como a manutenção de hobbies, para que ele não se sinta sozinho e ocupe-se de atividades prazerosas.

      4 - Oferecer um ambiente confortável e seguro: podem ser necessárias adaptações de acessibilidade (ver orientações médicas para cada caso). A escolha do colchão ideal também é medida que irá melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a qualidade de vida da pessoa idosa.

      5 - Acompanhá-lo nas consultas médicas regularmente e auxiliar a administração de medicamentos, quando necessário.

      6 - Ser paciente, amoroso e gentil.
      Cuidar de quem cuidou de você é um ato de amor!

      Veja também

      Infravermelho e magneto03/12/19 O estresse do dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais fracas e vulneráveis a desenvolver doenças crônicas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 71% da população mundial sofre com estresse e descontrole emocional, 50% sofre de insônia e 53% têm fadiga crônica. As atividades diárias exigem bastante energia e é…...
      Hormônio do Sono é comercializado nas farmácias brasileiras17/02/22Entenda os riscos do medicamento A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou no dia 15 de outubro de 2021, a comercialização do chamado “hormônio do sono”. Desde dezembro as farmácias brasileiras passaram a vender......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias