Postado em 02 de Abril às 15h58

Outono e o Sono

Bem-Estar (62)Sono (47)Saúde (72)
No dia 20 de março se iniciou o outono. Um prelúdio para o inverno. Estação perfeita para aqueles que gostam de um clima mais frio e nublado.
Você já deve ter percebido que durante esse período nosso corpo muda, se torna mais preguiçoso. Totalmente contrário ao verão, que nos deixa mais ativos e propensos a ficar acordados por mais tempo.
Segundo a otorrinolaringologista, Amanda Costa, as estações do ano influenciam no mundo e também em nosso funcionamento orgânico. Nosso relógio biológico e também o calendário é controlado pela luz. ?A melatonina - hormônio do sono - tem uma produção aumentada no inverno, pois os dias são mais escuros, o que pode aumentar nossa sonolência e nossa vontade dormir?, explica.
Com a diminuição da luz e o escurecer mais cedo, algumas pessoas podem sentir de forma leve a necessidade de dormir mais cedo ou ficar um tempo mais prolongado na cama. Conforme relata Amanda, alguns pacientes que apresentam dificuldade de início de sono podem sentir um leve benefício pela influência da diminuição da luz e a liberação da melatonina neste período do ano.
Para manter a rotina de sono para este momento que se encaminha para o frio, o primeiro passo é não alterar os horários para dormir e acordar.
?Dormir no mesmo horário traz uma rotina ao nosso corpo e ao nosso relógio biológico, que é benéfica para a qualidade do sono. Outro ponto fundamental é diminuição de estímulos 2 horas antes do horário habitual de ir para cama. Esta estratégia de desconectar das redes, celulares e dos problemas da vida moderna melhora em muito a qualidade do seu sono?, orienta a médica.
Manter uma vida saudável com alimentação balanceada, evitando a obesidade e o abuso de álcool também colabora para dormirmos com qualidade. E é claro que mesmo estando frio precisamos praticar atividades físicas de forma regular, preferencialmente pela manhã para formarmos aquele hormônio fisiológico indutor de sono: a melatonina.

Checklist para ter um sono de qualidade
1. Criar uma rotina de sono, ou seja, horário para dormir e acordar;
2. Se desconectar do celular 2 horas antes de dormir;
3. Manter uma alimentação saudável
4. Praticar exercícios físicos regulares

O frio faz com que nosso sono seja melhor?
De acordo com a Dra. Amanda, a queda de temperatura no outono e no inverno colaboram para uma noite de sono tranquila, isso acontece porque o clima ameno e a menor exposição à luz ao fim do dia favorece. ?Ao dormirmos a nossa temperatura cai, com o frio conseguimos manter mais facilmente esta temperatura. Lembrando que extremos de temperatura atrapalham e muito a qualidade do seu sono. Temperatura abaixo de 17 graus causa sonhos desagradáveis e calor acima de 29 graus provoca mais despertares e movimentação durante a noite?, alerta.

Veja também

Acupuntura: uma opção de tratamento para enxaqueca13/02/18 Dor de cabeça é apenas um dos sintomas de enxaqueca. E quem sofre com esse problema, sabe o quanto é difícil mandar as dores embora.  Mas, existe uma técnica muito utilizada na China que pode amenizar esses sintomas: a acupuntura. O princípio da acupuntura é equilibrar a energia do organismo e curar ou prevenir doenças.…...
A importância da vacinação infantil20/04/17 A saúde e o bem-estar infantil são assuntos de prioridade máxima para pais preocupados e responsáveis.  Para ficar longe de doenças infecciosas e contagiosas, cumprir o calendário de vacinação é fundamental. A enfermeira Giseli Spada, da Clínica Integrada de......
O cálculo do IMC é válido para todos?17/05/18 Ouvimos muito falar do cálculo do Índice do Massa Corporal (IMC). Quando vamos à academia pela primeira vez é comum que o educar físico nos pese e verifique nossa altura para calcular esse índice. Mas para que ele serve? Os números estão sempre corretos? O......

Voltar para Blog

categorias-noticias