Postado em 13 de Julho de 2018 às 13h57

Ouvidos e nariz também precisam de cuidados

Saúde (88)
Todos os dias tomamos uma série de cuidados para prevenção de algumas doenças e para manter a boa aparência, porém muitas vezes esquecemos de algo simples, mas que pode fazer toda a diferença: cuidar do nosso nariz e das nossas orelhas. O nariz é a porta de entrada correta para uma respiração adequada. Para que…

Todos os dias tomamos uma série de cuidados para prevenção de algumas doenças e para manter a boa aparência, porém muitas vezes esquecemos de algo simples, mas que pode fazer toda a diferença: cuidar do nosso nariz e das nossas orelhas.

O nariz é a porta de entrada correta para uma respiração adequada. Para que o ar chegue ao pulmão, nosso nariz precisa estar livre. Ele corresponde por 30% da obstrução do caminho até os pulmões e quando está obstruído, respiramos da maneira errada: pela boca. Assim, não ocorre a filtração do ar e ele entra mais seco do que o recomendado.

A médica especialista em otorrinolaringologia, Amanda Costa indica que o nariz deve ser limpo diariamente, assim como criamos a rotina de escovar os dentes. Para que a limpeza seja feita da forma correta, é importante utilizar soro fisiológico 0,9% e uma seringa simples, sem agulha. Fazendo isso, é possível remover secreções e facilitar a passagem do ar.

Algumas pessoas sofrem com alergias respiratórias que podem comprometer o mucosa nasal e quando é realizada a limpeza adequada com soro, é possível melhorar a inflamação de toda a via aérea, contribuindo para uma respiração saudável. ?Por isso uma estratégia importante é melhorar nosso ambiente de casa e do trabalho tendo um local arejado, sem tapetes, cortinas ou bichos de pelúcia?, indica a especialista. E não coloque nenhum material perfurante no nariz, seja ele um cotonete ou o próprio dedo!

            Já nossos ouvidos ficam mais escondidos por uma razão: eles apresentam estruturas muito delicadas. Por conta disso, devemos limpar apenas a região externa, nas dobras da cartilagem com um tecido fino e o próprio dedo. Amanda alerta que não devemos inserir nada dentro do ouvido, pois pode acontecer uma perfuração e podemos até mesmo adquirir otites (inflamações).

           

Além disso, nossos ouvidos já possuem uma proteção natural: a cera. É  comum pensarmos que a cera deixa eles ainda mais sujos, mas isso só acontece quando ela está presente em excesso. Nessas situações, é sempre recomendado procurar por um otorrinolaringologista para retirar esse excesso, justamente para não correr o risco de perfurações ou outros problemas. Outra recomendação importante em relação aos nossos ouvidos, sempre que eles ficarem expostos a sons de alta frequência é necessário utilizar as proteções auditivas recomendadas, principalmente dentro de empresas.

            A otorrino lembra ainda que ?os sentidos que possuímos são verdadeiras joias?. Conseguir sentir o cheiro de um perfume bom, ou o aroma de um alimento bem preparado depende da saúde nasal, bem como ouvir uma boa música ou apreciar uma boa conversa com amigos dependem de cuidados com os ouvidos. O olfato e a audição são sentidos que nos tornam mais participativos no mundo, nada mais justo do que termos o cuidado necessário com eles.

Veja também

Dia da Mulher - como anda o sono dela?09/03/20 Ao longo dos anos a mulher conquistou diversos espaços. Sua rotina se tornou mais corrida entre trabalho, família e hobbies pessoais, ou seja, uma jornada tripla. Apesar de positivo em diversos fatores, esse acúmulo de funções desenvolvem estresse e ansiedade e fica cada vez mais difícil ter uma rotina de sono saudável. Aí surgem problemas como insônia, o distúrbio do sono mais recorrente entre o sexo......
Brasil teve aumento no consumo de bebidas alcoólicas17/02/21 Uma taça de vinho ou uma cerveja no almoço de domingo para muitas famílias brasileiras são como uma tradição. Com exceção dos casos onde a bebida alcoólica é consumida com......
Sem tabu: a importância da saúde mental29/01/21 A internet trouxe para o mundo milhares de oportunidades, entre tantas coisas, o fácil e rápido acesso à informação pode ser destacado. Centenas de sites de notícias e blogs foram criados, concedendo espaço......

Voltar para Blog

categorias-noticias