Postado em 13 de Julho de 2018 às 13h57

      Ouvidos e nariz também precisam de cuidados

      Saúde (94)
      Todos os dias tomamos uma série de cuidados para prevenção de algumas doenças e para manter a boa aparência, porém muitas vezes esquecemos de algo simples, mas que pode fazer toda a diferença: cuidar do nosso nariz e das nossas orelhas. O nariz é a porta de entrada correta para uma respiração adequada. Para que…

      Todos os dias tomamos uma série de cuidados para prevenção de algumas doenças e para manter a boa aparência, porém muitas vezes esquecemos de algo simples, mas que pode fazer toda a diferença: cuidar do nosso nariz e das nossas orelhas.

      O nariz é a porta de entrada correta para uma respiração adequada. Para que o ar chegue ao pulmão, nosso nariz precisa estar livre. Ele corresponde por 30% da obstrução do caminho até os pulmões e quando está obstruído, respiramos da maneira errada: pela boca. Assim, não ocorre a filtração do ar e ele entra mais seco do que o recomendado.

      A médica especialista em otorrinolaringologia, Amanda Costa indica que o nariz deve ser limpo diariamente, assim como criamos a rotina de escovar os dentes. Para que a limpeza seja feita da forma correta, é importante utilizar soro fisiológico 0,9% e uma seringa simples, sem agulha. Fazendo isso, é possível remover secreções e facilitar a passagem do ar.

      Algumas pessoas sofrem com alergias respiratórias que podem comprometer o mucosa nasal e quando é realizada a limpeza adequada com soro, é possível melhorar a inflamação de toda a via aérea, contribuindo para uma respiração saudável. ?Por isso uma estratégia importante é melhorar nosso ambiente de casa e do trabalho tendo um local arejado, sem tapetes, cortinas ou bichos de pelúcia?, indica a especialista. E não coloque nenhum material perfurante no nariz, seja ele um cotonete ou o próprio dedo!

                  Já nossos ouvidos ficam mais escondidos por uma razão: eles apresentam estruturas muito delicadas. Por conta disso, devemos limpar apenas a região externa, nas dobras da cartilagem com um tecido fino e o próprio dedo. Amanda alerta que não devemos inserir nada dentro do ouvido, pois pode acontecer uma perfuração e podemos até mesmo adquirir otites (inflamações).

                 

      Além disso, nossos ouvidos já possuem uma proteção natural: a cera. É  comum pensarmos que a cera deixa eles ainda mais sujos, mas isso só acontece quando ela está presente em excesso. Nessas situações, é sempre recomendado procurar por um otorrinolaringologista para retirar esse excesso, justamente para não correr o risco de perfurações ou outros problemas. Outra recomendação importante em relação aos nossos ouvidos, sempre que eles ficarem expostos a sons de alta frequência é necessário utilizar as proteções auditivas recomendadas, principalmente dentro de empresas.

                  A otorrino lembra ainda que ?os sentidos que possuímos são verdadeiras joias?. Conseguir sentir o cheiro de um perfume bom, ou o aroma de um alimento bem preparado depende da saúde nasal, bem como ouvir uma boa música ou apreciar uma boa conversa com amigos dependem de cuidados com os ouvidos. O olfato e a audição são sentidos que nos tornam mais participativos no mundo, nada mais justo do que termos o cuidado necessário com eles.

      Veja também

      Seu coração precisa de um sono tranquilo.28/05/20 Durante o sono nosso metabolismo desacelera para nos proporcionar descanso. O mesmo efeito acontece com o coração, quando o sistema nervoso auxilia no relaxamento do músculo cardíaco. Com isso, os batimentos ficam mais lentos, provocando uma queda temporária nos níveis da pressão arterial. Quando nos privamos desse momento ou dormimos mal, impedimos que o......
      Você sofre de procrastinação noturna?12/08/20 Procrastinar causa insônia ou a procrastinação pode ser um resultado da insônia? Você sabe quem são os procrastinadores? São aqueles que adiam as responsabilidades do cotidiano. Segundo estudo publicado na......
      Você sabia que é possível prevenir as dores de cabeça?17/05/24 No dia 19 de maio, Dia Nacional de Combate à Cefaleia, voltamos nossa atenção a esse desconforto que pode acometer qualquer faixa etária, até mesmo crianças sentem dores de cabeça. Inicialmente é importante lembrarmos que existem diferentes tipos e origens......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias