Postado em 20 de Abril de 2021 às 15h45

      PANDEMIA AUMENTOU OS PROBLEMAS DE SONO DOS BRASILEIROS

      Sono (65)

      Incertezas no trabalho, preocupações com relação à saúde, rotina abalada.... É assim que o mundo tem vivido desde o início da pandemia. Todas estas situações interferem diretamente na qualidade do seu sono, capaz de influenciar aspectos da vida humana como: produtividade, vigor físico, capacidade mental e intelectual, humor e apetite. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), antes mesmo do coronavírus, 40% dos brasileiros já sofriam com algum distúrbio do sono. 

      No início da quarentena entre abril e maio, a palavra insônia foi a mais procurada no Google, e a busca por "remédio para insônia" cresceu 130% em maio de 2020. Uma pesquisa feita este ano, pela Royal Philips em 13 países, com a participação de 13 mil adultos, mostra que 74% dos brasileiros entrevistados tiveram um ou mais problemas de sono, sendo que 50% relataram que a pandemia teve interferência direta na qualidade do sono. 

      De acordo com o estudo, as mulheres foram mais prejudicadas, 79% afirmaram ter dificuldades para dormir, e 52% delas disseram sofrer com a insônia. O mesmo distúrbio afetou 40% dos homens, e 68% deles disseram ter apresentado novas dificuldades para dormir por conta da pandemia. 

      O cenário pouco favorável formado pelo coronavírus trouxe novos anseios e hábitos, inclusive o aumento do consumo de bebidas alcóolicas, o que também prejudica a qualidade do sono. Todo esse contexto, além de atrapalhar o sono, atrapalha a saúde dos seres humanos,  sendo assim, buscar ajuda profissional é fundamental. A insônia não pode ser encarada como algo normal, principalmente quando ela se repete por mais de meses e com frequência de três ou mais noites por semana.

      Seu tratamento pode envolver mudanças de hábitos ou até, em alguns casos específicos, o uso de medicações hipnóticas. Outros recursos alternativos podem ser aliados, como o uso de aplicativos para meditação e também para controle do sono. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      BENEFÍCIOS DE OUVIR MÚSICAS ANTES DE DORMIR24/05/21 Um estudo publicado este ano pelo "Journal of the American Geriatrics Society”, aponta que escutar música antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, principalmente para os adultos. No entanto, não é qualquer estilo musical que causa esse efeito. Os autores da pesquisa, esclarecem que a música precisa ter um compasso mais calmo, melodia suave, e o volume precisa......
      Hormônio do Sono é comercializado nas farmácias brasileiras17/02/22Entenda os riscos do medicamento A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou no dia 15 de outubro de 2021, a comercialização do chamado “hormônio do sono”. Desde dezembro as farmácias brasileiras passaram a vender......
      Estresse e ansiedade afetam o sono25/06/20 O isolamento social, provocado pela pandemia e a crise mundial que estamos enfrentando tem sido um dos principais fatores que têm gerado ansiedade e estresse na população, através de pensamentos negativos e incertezas para o futuro,......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias