Postado em 20 de Abril às 15h45

PANDEMIA AUMENTOU OS PROBLEMAS DE SONO DOS BRASILEIROS

Sono (58)

Incertezas no trabalho, preocupações com relação à saúde, rotina abalada.... É assim que o mundo tem vivido desde o início da pandemia. Todas estas situações interferem diretamente na qualidade do seu sono, capaz de influenciar aspectos da vida humana como: produtividade, vigor físico, capacidade mental e intelectual, humor e apetite. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), antes mesmo do coronavírus, 40% dos brasileiros já sofriam com algum distúrbio do sono. 

No início da quarentena entre abril e maio, a palavra insônia foi a mais procurada no Google, e a busca por "remédio para insônia" cresceu 130% em maio de 2020. Uma pesquisa feita este ano, pela Royal Philips em 13 países, com a participação de 13 mil adultos, mostra que 74% dos brasileiros entrevistados tiveram um ou mais problemas de sono, sendo que 50% relataram que a pandemia teve interferência direta na qualidade do sono. 

De acordo com o estudo, as mulheres foram mais prejudicadas, 79% afirmaram ter dificuldades para dormir, e 52% delas disseram sofrer com a insônia. O mesmo distúrbio afetou 40% dos homens, e 68% deles disseram ter apresentado novas dificuldades para dormir por conta da pandemia. 

O cenário pouco favorável formado pelo coronavírus trouxe novos anseios e hábitos, inclusive o aumento do consumo de bebidas alcóolicas, o que também prejudica a qualidade do sono. Todo esse contexto, além de atrapalhar o sono, atrapalha a saúde dos seres humanos,  sendo assim, buscar ajuda profissional é fundamental. A insônia não pode ser encarada como algo normal, principalmente quando ela se repete por mais de meses e com frequência de três ou mais noites por semana.

Seu tratamento pode envolver mudanças de hábitos ou até, em alguns casos específicos, o uso de medicações hipnóticas. Outros recursos alternativos podem ser aliados, como o uso de aplicativos para meditação e também para controle do sono. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

O cérebro durante o sono12/11/19 Como já explicamos em outras matérias em nosso blog, o cérebro não para nunca. Quando a gente acha que eles está descansando, ele está trabalhando em outras funções. Durante o dia aprendemos um monte de coisas, informações úteis e outras nem tanto assim. À noite enquanto dormimos, ele trabalha para classificar e armazenar esses aprendizados.…...
Você sabe o que é o despertador cronológico?06/11/19 Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite. O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo......
Pessoas otimistas dormem melhor14/10/19 Com certeza você já deve ter escutado a frase ?Veja o lado positivo da vida?. Pessoas otimistas, que procuram olhar a vida com mais positividade e felicidade, podem melhorar a saúde e obter qualidade de vida mais facilmente. Isso foi comprovado pela ciência,......

Voltar para Blog

categorias-noticias