Postado em 20 de Abril de 2021 às 15h45

      PANDEMIA AUMENTOU OS PROBLEMAS DE SONO DOS BRASILEIROS

      Sono (65)

      Incertezas no trabalho, preocupações com relação à saúde, rotina abalada.... É assim que o mundo tem vivido desde o início da pandemia. Todas estas situações interferem diretamente na qualidade do seu sono, capaz de influenciar aspectos da vida humana como: produtividade, vigor físico, capacidade mental e intelectual, humor e apetite. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), antes mesmo do coronavírus, 40% dos brasileiros já sofriam com algum distúrbio do sono. 

      No início da quarentena entre abril e maio, a palavra insônia foi a mais procurada no Google, e a busca por "remédio para insônia" cresceu 130% em maio de 2020. Uma pesquisa feita este ano, pela Royal Philips em 13 países, com a participação de 13 mil adultos, mostra que 74% dos brasileiros entrevistados tiveram um ou mais problemas de sono, sendo que 50% relataram que a pandemia teve interferência direta na qualidade do sono. 

      De acordo com o estudo, as mulheres foram mais prejudicadas, 79% afirmaram ter dificuldades para dormir, e 52% delas disseram sofrer com a insônia. O mesmo distúrbio afetou 40% dos homens, e 68% deles disseram ter apresentado novas dificuldades para dormir por conta da pandemia. 

      O cenário pouco favorável formado pelo coronavírus trouxe novos anseios e hábitos, inclusive o aumento do consumo de bebidas alcóolicas, o que também prejudica a qualidade do sono. Todo esse contexto, além de atrapalhar o sono, atrapalha a saúde dos seres humanos,  sendo assim, buscar ajuda profissional é fundamental. A insônia não pode ser encarada como algo normal, principalmente quando ela se repete por mais de meses e com frequência de três ou mais noites por semana.

      Seu tratamento pode envolver mudanças de hábitos ou até, em alguns casos específicos, o uso de medicações hipnóticas. Outros recursos alternativos podem ser aliados, como o uso de aplicativos para meditação e também para controle do sono. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Distúrbios do sono na infância30/03/21 Os distúrbios do sono aparecem durante todas as fases da vida de um ser humano, não existe regra. Inclusive, estima-se que 40% dos bebês não dormem bem e 30% das crianças com até 12 anos apresentam distúrbios do sono, conforme dados da plataforma de atualização em saúde do Brasil, Secad Artmed. Existem situações severas que podem......
      ATIVIDADES FÍSICAS AUXILIAM NO SONO29/08/19 Pratique atividade física e melhore seu sono Há quem faça diversos rituais para ter uma boa noite de sono. Mas, a gente tem um segredo para lhe contar: alguns minutinhos de atividade física durante o dia podem contribuir para que o seu sono seja perfeito.......
      Dormir bem é questão de saúde17/05/19 Uma noite mal dormida pode afetar as respostas imunológicas do organismo O sono desempenha papel restaurador no organismo. Partindo dessa premissa, é possível reconhecer que dormir bem tem relações diretamente associadas ao bom funcionamento do nosso sistema......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias