Postado em 18 de Abril às 08h08

QUATRO EQUÍVOCOS NO PREPARO DAS FRUTAS

Alimentação (57)

Da higiene ao corte, saiba quais hábitos podem ser prejudiciais.

A preparação dos alimentos é um ponto que deve ser levado em consideração, até mesmo no caso das frutas. Desde a higiene até a forma de consumo precisam ser observadas. Alguns hábitos podem ser prejudiciais, então se liga nas dicas que separamos para você:

- Preparo com muita antecedência:
Sabe quando você deixa as frutas cortadinhas para facilitar na hora de comer? Esse corte pode ocasionar perda das fibras no caso de frutas com vitamina C, pois quando são abertas, reagem ao oxigênio. Com essa interação, a forma química do alimento sofre alteração.

- Triturar e peneirar as frutas:
As fibras são essenciais para o intestino, equilíbrio da glicose e colesterol no sangue, e sensação de saciedade. Quando você tritura e peneira a fruta, a fibra se perde no bagaço.

Mas e os sucos? Bom, nesse caso terá a absorção da frutose e outras vitaminas que ficam no líquido, no entanto, a melhor opção é sempre comer a fruta em forma original. O suco também pode ser mais calórico, já que normalmente é usado maior quantidade de frutas no preparo.

-Higiene do alimento somente com água:
Embora seja uma prática bem comum, lavar as frutas somente com água pode ser um erro, já que os micro-organismos continuam presentes nos alimentos. O ideal é utilizar produtos com soluções em higiene, entre 10 e 15 minutos, depois escorrer água de limpeza e na sequência, passar água filtrada para retirar o excesso do higienizador.

- Exagerar no consumo:
As frutas têm um açúcar chamado de frutose que se transforma em carboidrato, por isso é recomendado um limite de ingestão diária. Quando esse limite é ultrapassado, pode alterar os níveis de triglicerídeos e glicose. A quantidade ideal varia conforme idade e até de exercícios físicos.


  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Sucos Detox02/10/17 Ultimamente os sucos detox têm se tornado os queridinhos entre as pessoas que querem emagrecer. Este tipo de suco oferece uma desintoxicação no organismo, através da ingestão de ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras que agem junto com o fígado, filtrando e eliminando substâncias nocivas ao organismo. A nutricionista Monique Zanini alerta para algumas…...
Brasil consome 50% mais açúcar do que o recomendado pela OMS10/06/21 Em casa por mais tempo por conta da pandemia, alguns brasileiros resolveram colocar o talento na confeitaria para jogo. Entre março e abril de 2020, o que você via com frequência nos stories do Instagram eram fotos e mais fotos de bolos.......
O poder do Hibisco29/05/18 O chá de hibisco tem se popularizado nos últimos anos aqui no Brasil. Não é para menos: ele atua de forma muito favorável no  nosso organismo. Ajuda no controle da pressão arterial, funciona como diurético, melhora as funções do coração, além de evitar......

Voltar para Blog

categorias-noticias