Postado em 18 de Abril de 2022 às 08h08

      QUATRO EQUÍVOCOS NO PREPARO DAS FRUTAS

      Alimentação (58)

      Da higiene ao corte, saiba quais hábitos podem ser prejudiciais.

      A preparação dos alimentos é um ponto que deve ser levado em consideração, até mesmo no caso das frutas. Desde a higiene até a forma de consumo precisam ser observadas. Alguns hábitos podem ser prejudiciais, então se liga nas dicas que separamos para você:

      - Preparo com muita antecedência:
      Sabe quando você deixa as frutas cortadinhas para facilitar na hora de comer? Esse corte pode ocasionar perda das fibras no caso de frutas com vitamina C, pois quando são abertas, reagem ao oxigênio. Com essa interação, a forma química do alimento sofre alteração.

      - Triturar e peneirar as frutas:
      As fibras são essenciais para o intestino, equilíbrio da glicose e colesterol no sangue, e sensação de saciedade. Quando você tritura e peneira a fruta, a fibra se perde no bagaço.

      Mas e os sucos? Bom, nesse caso terá a absorção da frutose e outras vitaminas que ficam no líquido, no entanto, a melhor opção é sempre comer a fruta em forma original. O suco também pode ser mais calórico, já que normalmente é usado maior quantidade de frutas no preparo.

      -Higiene do alimento somente com água:
      Embora seja uma prática bem comum, lavar as frutas somente com água pode ser um erro, já que os micro-organismos continuam presentes nos alimentos. O ideal é utilizar produtos com soluções em higiene, entre 10 e 15 minutos, depois escorrer água de limpeza e na sequência, passar água filtrada para retirar o excesso do higienizador.

      - Exagerar no consumo:
      As frutas têm um açúcar chamado de frutose que se transforma em carboidrato, por isso é recomendado um limite de ingestão diária. Quando esse limite é ultrapassado, pode alterar os níveis de triglicerídeos e glicose. A quantidade ideal varia conforme idade e até de exercícios físicos.


      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Alimentação ideal após noite de insônia22/10/21 Dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e sonolência são sintomas que aparecem após uma noite mal dormida. Sabia que a insônia afeta os hormônios da saciedade e fome? Por isso, dormir mal pode te fazer consumir mais calorias, no entanto, existem alguns alimentos e bebidas que podem ajudar a amenizar os sintomas após uma noite de insônia e ainda, são......
      Você já tomou água hoje?11/09/18 O corpo de um adulto saudável é composto por 60 a 70% de água. Toda essa quantidade é distribuída pelo nosso corpo, entre as células e órgãos vitais. Desde a escola, aprendemos que ela é essencial para manter o nosso corpo saudável e que, sem ela sofremos de......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias