Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 16h50

Três dicas para consumir menos óleo na alimentação

Alimentação (58)

Pequenas mudanças são suficientes e não afetam o sabor da comida.

Você tá cansado de saber que o consumo de gorduras em excesso pode lhe trazer uma série de consequências. Problema é que fica difícil resistir aos alimentos fritos, não é mesmo? Pode continuar comendo sua fritura sim, desde que seja com moderação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo adequado de gordura consumida para pessoas saudáveis, não pode passar de 25% a 35%, isso no total diário. Sendo que dessa porcentagem, apenas 10% podem ser gorduras saturadas.

Além do ganho de peso, você pode desencadear doenças como pressão alta, colesterol, doenças cardiovasculares e até diabetes. No entanto, não é indicado, e nem deve ser feito sem orientação médica, o corte no consumo de gorduras. Pequenas trocas diárias podem ser a solução, e não irão afetar o sabor da comida. Veja a seguir três dicas para diminuir o consumo de óleo:

1º - Opte pelo azeite: mesmo sendo um óleo, o azeite de oliva é uma opção mais saudável no preparo de alimentos. Em suas propriedades, tem anti-inflamatórios e antixoxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas, auxilia na saúde do intestino e ainda reduz o risco de diabetes. Para quem gosta do tradicional pão com manteiga, pode trocar pelo olho de oliva com ervas aromáticas. Prepare a mistura, deixe na geladeira por alguns minutos e depois passe no pão, além de ser mais sólido, é muito saboroso e mais saudável.

2º - Papel manteiga: ao invés de colocar óleo, ou manteiga, no fundo da assadeira, troque pelo papel manteiga. Super prático, suas propriedades suportam o calor e podem ser usados na hora de assar bolos, legumes e outros alimentos.

3º Invista em panelas antiaderentes ou air fryer: cada vez mais acessíveis no mercado, são um aliado para dispensar a gordura na hora de cozinhar. Muitas comidas soltam uma gordura natural, com a panela antiaderente o alimento não gruda, e consequentemente não precisa usar o óleo. Você consumirá somente o natural da comida.

Dica extra: Comidas que fazem uso de creme de leite, como o strogonoff, podem ser substituídas pelo iogurte natural, o gosto e consistência são muito similares, a diferença principal está da composição.

Viu como pequenas trocas no cotidiano já fazem uma grande diferença? O consumo ideal é aquele que faz bem para a sua saúde. Não é preciso passar vontade, mas também não devemos exagerar. Sempre que possível, faça exames de rotina e procure um especialista para lhe ajudar na alimentação mais saudável. 

  • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

Veja também

Aposte no Ômega 313/03/17 O peixe é um alimento de alto valor nutritivo, por isso torna-se item indispensável na alimentação. Afinal possui um suplemento essencial à saúde, o ômega 3. Esse eficiente complemento alimentar traz inúmeros benefícios para quem o consome, como a diminuição das taxas de triglicerídeos e colesterol total no sangue, redução arterial de pessoas com hipertensão…...
A água como fonte de vida22/03/19 Dia Mundial da Água, 22 de março, tem como objetivo gerar reflexão para uma sociedade mais responsável e sustentável.        Apontada como recurso natural de alto valor estratégico, econômico e social, a água é um dos bens fundamentais para a preservação da......
Azeite de Oliva: gordura que faz bem17/11/17 O azeite de oliva é muito popular em todo o mundo. Sua fabricação é um processo simples de lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação de azeitonas maduras. Além disso, esse óleo é um dos mais antigos e saudáveis.  O azeite é rico em ácidos graxos......

Voltar para Blog

categorias-noticias