Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 16h50

      Três dicas para consumir menos óleo na alimentação

      Alimentação (58)

      Pequenas mudanças são suficientes e não afetam o sabor da comida.

      Você tá cansado de saber que o consumo de gorduras em excesso pode lhe trazer uma série de consequências. Problema é que fica difícil resistir aos alimentos fritos, não é mesmo? Pode continuar comendo sua fritura sim, desde que seja com moderação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo adequado de gordura consumida para pessoas saudáveis, não pode passar de 25% a 35%, isso no total diário. Sendo que dessa porcentagem, apenas 10% podem ser gorduras saturadas.

      Além do ganho de peso, você pode desencadear doenças como pressão alta, colesterol, doenças cardiovasculares e até diabetes. No entanto, não é indicado, e nem deve ser feito sem orientação médica, o corte no consumo de gorduras. Pequenas trocas diárias podem ser a solução, e não irão afetar o sabor da comida. Veja a seguir três dicas para diminuir o consumo de óleo:

      1º - Opte pelo azeite: mesmo sendo um óleo, o azeite de oliva é uma opção mais saudável no preparo de alimentos. Em suas propriedades, tem anti-inflamatórios e antixoxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas, auxilia na saúde do intestino e ainda reduz o risco de diabetes. Para quem gosta do tradicional pão com manteiga, pode trocar pelo olho de oliva com ervas aromáticas. Prepare a mistura, deixe na geladeira por alguns minutos e depois passe no pão, além de ser mais sólido, é muito saboroso e mais saudável.

      2º - Papel manteiga: ao invés de colocar óleo, ou manteiga, no fundo da assadeira, troque pelo papel manteiga. Super prático, suas propriedades suportam o calor e podem ser usados na hora de assar bolos, legumes e outros alimentos.

      3º Invista em panelas antiaderentes ou air fryer: cada vez mais acessíveis no mercado, são um aliado para dispensar a gordura na hora de cozinhar. Muitas comidas soltam uma gordura natural, com a panela antiaderente o alimento não gruda, e consequentemente não precisa usar o óleo. Você consumirá somente o natural da comida.

      Dica extra: Comidas que fazem uso de creme de leite, como o strogonoff, podem ser substituídas pelo iogurte natural, o gosto e consistência são muito similares, a diferença principal está da composição.

      Viu como pequenas trocas no cotidiano já fazem uma grande diferença? O consumo ideal é aquele que faz bem para a sua saúde. Não é preciso passar vontade, mas também não devemos exagerar. Sempre que possível, faça exames de rotina e procure um especialista para lhe ajudar na alimentação mais saudável. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Cuide da alimentação e durma bem21/09/17 Dormir bem é essencial para o nosso organismo. É neste momento que o  corpo produz alguns hormônios muito importantes, como a melatonina, que nos induz ao sono, o GH, hormônio responsável pelo crescimento e a leptina, da saciedade.  Quando dormimos pouco ou não dormimos, estes hormônios não são produzidos e nem secretados. Por consequência, ocorre…...
      BENEFÍCIOS DO PRÓPOLIS11/07/19   Já é sabido que o mel produzido pelas abelhas é uma boa fonte nutritiva. Além do líquido meloso, os pequenos animais produzem o própolis, uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas por meio das enzimas salivares que são utilizadas na......
      Dieta na terceira idade: A importância das vitaminas e proteínas28/08/17 Quando um indivíduo ultrapassa a marca dos 60 anos, ele chega a chamada terceira idade. A partir desse ponto da vida, é necessário tomar  cuidados extras com a saúde, principalmente se tratando de alimentação. Nessa idade, o nosso organismo começa a perder......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias