Postado em 17 de Fevereiro de 2022 às 15h59

      Quais exames são necessários após a menopausa?

      Dicas (70)

      Acompanhamento médico é essencial

      É rotina na vida da mulher realizar ao menos uma consulta ginecológica ao ano. O acompanhamento é essencial para dar check na saúde, mas depois que a menopausa chega, com a divisão entre a fase reprodutiva da mulher, pode haver confusão sobre a periodicidade dos exames e quais são importantes. É claro que cada mulher conversará diretamente com seu médico (a) para alinhar os exames, mas vamos citar abaixo alguns importantes:

      Exames de sangue: Para análise do colesterol, triglicerídeos, função renal e dosagem de hormônios da tireoide. Apenas com esses resultados é possível recomendar intervalos nas repetições de consultas/exames. Bem como analisar o que é necessário para a paciente.

      Papanicolau: O exame preventivo é recomendado pelo Ministério da Saúde até os 65 anos de idade, e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda até os 70 anos. Ou seja, mesmo após a menopausa, precisa continuar com o acompanhamento.

      Exames clínicos: O médico pode fazer análise clínica das mamas, exame especular e exame de toque para verificar se está tudo bem, ou se há alguma anormalidade mamária ou pélvica.

      Densintometria óssea: Ajuda no diagnóstico de osteoporose e de baixa densidade óssea (osteopenia). Quando não há identificação de riscos, a mulher recebe indicação a partir dos 65 anos, caso tenha riscos, provavelmente o médico faça pedido antecipado. Em caso de menopausa precoce, o primeiro exame deve ser feito aos 50 anos.

      Esses são alguns dos exames que costumam ser solicitados. Em todo caso, você deve buscar seu ginecologista e fazer acompanhamento médico. 

      • EkoSaúde - Informação que promove saúde, bem-estar e qualidade de vida -

      Veja também

      Você tem ESCOLIOSE?03/03/17 Quando vamos para frente do espelho, observamos se a roupa está alinhada, o cabelo arrumado, e quem é mulher, ainda fica de olho na maquiagem. Mas na maioria das vezes, não prestamos atenção em um aspecto super importante, nossa postura. É ela quem pode indicar uma doença silenciosa: a ESCOLIOSE....
      Por que roncamos?04/12/19 Com certeza você já deve ter perdido o sono por causa do ronco do seu companheiro. Ou mesmo por não conseguir dormir devido a obstrução nasal. Segundo estimativas, cerca de 54% da população adulta sofre de ronco, principalmente pessoas obesas, idosas e......
      Motivação: como colocar em prática as metas de início de ano05/01/18 Todo ano fazemos promessas para colocá-las em prática, mas nem sempre conseguimos cumprir, fazendo com que ela seja adiada para o próximo, novamente. Isso acontece com você? Saiba que isso é algo comum com muitas pessoas e que existe sim uma forma de......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias