Postado em 14 de Abril de 2018 às 11h00

      Queda de cabelo é mais comum do que se imagina

      Dicas (70)
      É muito comum ouvirmos pessoas falando que estão sofrendo com queda de cabelo. Os relatos falam da queda na hora do banho, de pentear e que os travesseiros estão cheios, repletos de fios. Antes de se desesperar e sair em busca de remédios e shampoos milagrosos, é preciso estar atento a algumas informações sobre isso.…

      É muito comum ouvirmos pessoas falando que estão sofrendo com queda de cabelo. Os relatos falam da queda na hora do banho, de pentear e que os travesseiros estão cheios, repletos de fios. Antes de se desesperar e sair em busca de remédios e shampoos milagrosos, é preciso estar atento a algumas informações sobre isso.

      O médico dermatologista Márcio Volkweis explica que é muito comum acontecer a perda de cabelo. Diariamente aproximadamente de 80 a 120 fios caem de forma natural, isso acontece porque nosso cabelo passa por ciclos, onde alguns fios se desprendem do couro cabeludo e algum tempo depois novos começam a ser produzidos no mesmo local. Tanto homens quanto mulheres perdem essa quantia de cabelo, apesar de muitas vezes, ser mais percebido entre as mulheres, que geralmente possuem cabelos com comprimento maior.

       Geralmente em estações mais quentes, como no verão, a queda aumenta. Além do fator clima, outros podem influenciar, entre eles estão a perda ou aumento de peso, mudanças alimentares, horas de sono, até mesmo o cansaço diário por conta da sobrecarga de trabalhos.  Nas mulheres, o início ou troca do anticoncepcional também pode resultar nisso.

      Algumas doenças como hipotireoidismo, diabetes, funcionamento do rim, cirurgias, fraturas também podem levar a uma queda aumentada de cabelo, de acordo com o dermatologista. Ou seja, qualquer fator que nosso organismo considere anormal, pode interferir na queda dos fios.

      Outro ponto tratado pelo Dr. Volkweis é a confusão que muitas pessoas fazem entre queda de cabelo e calvície. Ele explica que na calvície os fios vão ficando mais finos e curtos, até o ponto do sumiço, e que pessoas que sofrem com quedas aumentadas de cabelo normalmente não estão em risco de ficarem carecas, como contam nos boatos. Para os casos de calvície, ele recomenda procurar ajuda de um especialista antes do cabelo começar a sumir. É possível perceber isso em frente ao espelho ou em fotografias, onde o cabelo está tão fino a ponto de aparecer o couro cabeludo. Ah! Também é importante lembrar que somente um tratamento indicado por um dermatologista irá resolver o problema, não existem receitas, dicas e nem shampoos milagrosos.

      Veja também

      Dentes hipersensíveis: o que é e como tratar?13/06/18 Bebeu ou comeu algo muito quente ou muito frio e sentiu aquele arrepio nos dentes? Saiba que nossos dentes são naturalmente sensíveis a esses estímulos, por conta da sua vitalidade. Mas quando essa sensibilidade é exagerada, é preciso ficar atento. A dentista Natália Taglian Boniatti explica que esses estímulos podem ocorrer em situações que a…...
      Como prevenir a dor nas costas30/01/19 Vários são os motivos que podem originar dor nas costas.  Como cada caso é diferente, é preciso buscar um especialista para obter o diagnóstico correto e o melhor tratamento. "De maneira geral, a lombalgia é um problema postural, cuja causa é uma má......
      Hortelã e seus benefícios22/08/17 Você certamente já ouviu sua mãe ou avó dizer para fazer chá de hortelã ao reclamar que estava com dor de estômago. E elas estavam certas. A folha de hortelã é bastante conhecida por seu cheiro e sabor agradáveis, além das propriedades medicinais presentes na......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias