Postado em 14 de Fevereiro de 2020 às 16h44

Relação das vitaminas com o sono

Sono (64)
A qualidade do nosso sono está aliada a como cuidamos da nossa saúde. Quando dormimos, nosso sistema imunológico trabalha para repor as energias gastas durante o dia, fazendo a manutenção das células que compõem as defesas do corpo.
Aliado a esse sono, uma alimentação saudável faz toda a diferença, principalmente quando se tratam das vitaminas. Sem elas, nosso corpo não funcionaria, ou seja, seria como ter um terreno, o material de construção e não ter os pedreiros.
Segundo a nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva, Helenita Moreno, elas são essenciais para que possamos absorver os macronutrientes, como as proteínas, carboidratos e gorduras. "Sem as vitaminas estaríamos sempre doentes, pois são elas que fortalecem nossa imunidade".
A nutricionista ainda explica que a classificação principal das vitaminas são divididas em dois grupos:
? Lipossolúveis: A, D, E e K, que só são absorvidas na presença de gordura, por isso dietas totalmente isentas de gordura são uma péssima escolha. Estas vitaminas nosso corpo armazena.
? Hidrossolúveis: São todas as outras, e estas nosso corpo não armazena, por isso a alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além dos integrais e grãos deve ser diária.

"A falta de B6 junto com os minerais Zinco e Magnésio são precursores da melatonina, então a ausência deles com certeza irá resultar em um sono ruim", salienta Helenita Moreno, enfatizando também que o excesso de vitaminas não causam essa interferência.

Nutrientes que auxiliam na qualidade do sono:
? Vitaminas do complexo B, principalmente B6;
? Zinco;
? Magnésio.

Para saber que tipos de alimentos são adequados para consumir, principalmente antes de dormir, você pode encontrar em uma matéria que já produzimos em nosso blog: O que comer para dormir melhor?
Cuidados com a alimentação, assim como a prática de exercícios são complementos para uma qualidade de vida. Dormir bem é sinônimo de que está tudo certo com sua vida.

Veja também

Você sabe o que é o despertador cronológico?06/11/19 Com certeza você já passou pela situação de acordar antes do despertador tocar. Ou teve vontade de dormir mais cedo que seu companheiro, que costuma se deitar depois da meia noite. O nosso corpo e a nossa mente estão acostumados com a rotina estabelecida pelo relógio de pulso, pelo celular, pelo computador ou outros equipamentos…...
Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do......
Estresse, o inimigo da qualidade do sono!24/07/17 Dormir bem é fundamental para uma vida saudável e o bom desempenho de suas tarefas diárias. Quando o sono chega em momentos inapropriados é sinal de algo está errado. As noites mal dormidas podem estar relacionadas a algo muito comum nas rotinas da vida......

Voltar para Blog

categorias-noticias