Postado em 14 de Fevereiro de 2020 às 16h44

Relação das vitaminas com o sono

Sono (58)
A qualidade do nosso sono está aliada a como cuidamos da nossa saúde. Quando dormimos, nosso sistema imunológico trabalha para repor as energias gastas durante o dia, fazendo a manutenção das células que compõem as defesas do corpo.
Aliado a esse sono, uma alimentação saudável faz toda a diferença, principalmente quando se tratam das vitaminas. Sem elas, nosso corpo não funcionaria, ou seja, seria como ter um terreno, o material de construção e não ter os pedreiros.
Segundo a nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva, Helenita Moreno, elas são essenciais para que possamos absorver os macronutrientes, como as proteínas, carboidratos e gorduras. "Sem as vitaminas estaríamos sempre doentes, pois são elas que fortalecem nossa imunidade".
A nutricionista ainda explica que a classificação principal das vitaminas são divididas em dois grupos:
? Lipossolúveis: A, D, E e K, que só são absorvidas na presença de gordura, por isso dietas totalmente isentas de gordura são uma péssima escolha. Estas vitaminas nosso corpo armazena.
? Hidrossolúveis: São todas as outras, e estas nosso corpo não armazena, por isso a alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além dos integrais e grãos deve ser diária.

"A falta de B6 junto com os minerais Zinco e Magnésio são precursores da melatonina, então a ausência deles com certeza irá resultar em um sono ruim", salienta Helenita Moreno, enfatizando também que o excesso de vitaminas não causam essa interferência.

Nutrientes que auxiliam na qualidade do sono:
? Vitaminas do complexo B, principalmente B6;
? Zinco;
? Magnésio.

Para saber que tipos de alimentos são adequados para consumir, principalmente antes de dormir, você pode encontrar em uma matéria que já produzimos em nosso blog: O que comer para dormir melhor?
Cuidados com a alimentação, assim como a prática de exercícios são complementos para uma qualidade de vida. Dormir bem é sinônimo de que está tudo certo com sua vida.

Veja também

Distúrbios do sono na infância30/03 Os distúrbios do sono aparecem durante todas as fases da vida de um ser humano, não existe regra. Inclusive, estima-se que 40% dos bebês não dormem bem e 30% das crianças com até 12 anos apresentam distúrbios do sono, conforme dados da plataforma de atualização em saúde do Brasil, Secad Artmed. Existem situações severas que podem......
Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada......
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono17/12/19 Cada vez mais no mundo atual se estuda a qualidade do sono. A medicina do sono investiga não apenas problemas relacionados a um sono não reparador mas também estuda formas de prevenir futuros problemas do sono que atrapalham a qualidade de vida de todos nós.......

Voltar para Blog

categorias-noticias