Postado em 14 de Fevereiro de 2020 às 16h44

Relação das vitaminas com o sono

Sono (64)
A qualidade do nosso sono está aliada a como cuidamos da nossa saúde. Quando dormimos, nosso sistema imunológico trabalha para repor as energias gastas durante o dia, fazendo a manutenção das células que compõem as defesas do corpo.
Aliado a esse sono, uma alimentação saudável faz toda a diferença, principalmente quando se tratam das vitaminas. Sem elas, nosso corpo não funcionaria, ou seja, seria como ter um terreno, o material de construção e não ter os pedreiros.
Segundo a nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva, Helenita Moreno, elas são essenciais para que possamos absorver os macronutrientes, como as proteínas, carboidratos e gorduras. "Sem as vitaminas estaríamos sempre doentes, pois são elas que fortalecem nossa imunidade".
A nutricionista ainda explica que a classificação principal das vitaminas são divididas em dois grupos:
? Lipossolúveis: A, D, E e K, que só são absorvidas na presença de gordura, por isso dietas totalmente isentas de gordura são uma péssima escolha. Estas vitaminas nosso corpo armazena.
? Hidrossolúveis: São todas as outras, e estas nosso corpo não armazena, por isso a alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além dos integrais e grãos deve ser diária.

"A falta de B6 junto com os minerais Zinco e Magnésio são precursores da melatonina, então a ausência deles com certeza irá resultar em um sono ruim", salienta Helenita Moreno, enfatizando também que o excesso de vitaminas não causam essa interferência.

Nutrientes que auxiliam na qualidade do sono:
? Vitaminas do complexo B, principalmente B6;
? Zinco;
? Magnésio.

Para saber que tipos de alimentos são adequados para consumir, principalmente antes de dormir, você pode encontrar em uma matéria que já produzimos em nosso blog: O que comer para dormir melhor?
Cuidados com a alimentação, assim como a prática de exercícios são complementos para uma qualidade de vida. Dormir bem é sinônimo de que está tudo certo com sua vida.

Veja também

Cuidados com ronco e apneia18/10/18 O ronco e a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) são temas muito discutidos no Brasil e no mundo. Além dos transtornos sociais e psicológicos, podem trazer consequências físicas para o paciente, como hipertensão, arritmias cardíacas e AVCs. A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas, que ocorre pela flacidez dos tecidos…...
Os inimigos do sono08/02/19 Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com sono. Isso mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos,......
Como ter uma boa rotina de sono?22/08/19 Cada vez mais a rotina agitada ou a cobrança por mais produtividade no trabalho atrapalham o dormir. E todo mundo sabe que uma noite mal dormida tem reflexos negativos à saúde e também a rotina de trabalho. A falta de um sono reparador ou uma noite agitada......

Voltar para Blog

categorias-noticias