Postado em 05 de Julho de 2017 às 18h17

      Sorrir é o melhor remédio

      Bem-Estar (77)
      Quem nunca ouviu um conselho carinhoso de que rir é o melhor remédio? O velho ditado é mais real do que se possa imaginar, afinal pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, realizaram um estudo que comprova o pensamento de que rir realmente é o melhor dos remédios. Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC Brasil,…

      Quem nunca ouviu um conselho carinhoso de que rir é o melhor remédio? O velho ditado é mais real do que se possa imaginar, afinal pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, realizaram um estudo que comprova o pensamento de que rir realmente é o melhor dos remédios. Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC Brasil, o ato de rir libera no corpo uma série de substâncias químicas que funcionam como analgésicos naturais.

      O experimento que provou que o riso ou as gargalhadas possuem efeitos analgésicos passou por algumas etapas. Primeiramente o pesquisador provocou algumas dores físicas nos participantes até que as dores ficaram um pouco mais fortes. Na segunda etapa os participantes foram divididos em dois grupos. Um dos grupos foi levado a assistir vídeos de comédia, e o outro grupo passou o mesmo tempo vendo um documentário sobre golfe. Depois da sessão de vídeos, todos passaram novamente pelo teste, para testar a sensibilidade e a dor.

      E a conclusão não poderia ser diferente, para a alegria de todos, literalmente, aqueles participantes que assistiram a comédia com boas gargalhadas, demonstraram  10% mais resistência a dor. Os participantes que assistiram ao vídeo entediante ficaram menos resistentes a dor.

      A pesquisa traz outra conclusão interessante. O o efeito é válido para risadas sinceras, aquelas intensas de tirar o fôlego. Afinal esse efeito analgésico deve-se a liberação de endorfina, isso acontece quando damos risadas sinceras através do sentimento real de alegria e felicidade.

      Então, vamos sorrir mais, pois afinal, SORRIR É O MELHOR REMÉDIO.

      Veja também

      Depressão, é preciso amor para curar15/01/18 Por muito tempo a depressão foi mal vista pela sociedade, tornando a doença grande motivo de paradigmas e tabus. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que não aceitam o diagnóstico e resistem aos mecanismos de tratamento e cura. O paciente que apresenta quadros depressivos não deve ser tratado como alguém mentalmente fraco, ou sem capacidade…...
      Esgotamento digital: uma nova versão da síndrome de burnout17/12/21 Conhecido como esgotamento profissional, a síndrome de burnout, faz parte da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2019, e agora ganhou uma “nova......
      Dormir com o pet auxilia na qualidade do sono?25/10/19 Ter um animal de estimação em casa é ter a certeza de que sempre terá um companheiro. Os bichanos oferecem carinho e trazem alegria. Muitas pessoas encontram neles uma fonte de desestresse. E não estão errados. Essa conexão entre humano e animal tem uma......

      Voltar para Blog

      categorias-noticias