Postado em 05 de Julho de 2017 às 18h17

Sorrir é o melhor remédio

Bem-Estar (63)
Quem nunca ouviu um conselho carinhoso de que rir é o melhor remédio? O velho ditado é mais real do que se possa imaginar, afinal pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, realizaram um estudo que comprova o pensamento de que rir realmente é o melhor dos remédios. Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC Brasil,…

Quem nunca ouviu um conselho carinhoso de que rir é o melhor remédio? O velho ditado é mais real do que se possa imaginar, afinal pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, realizaram um estudo que comprova o pensamento de que rir realmente é o melhor dos remédios. Segundo a pesquisa, divulgada pela BBC Brasil, o ato de rir libera no corpo uma série de substâncias químicas que funcionam como analgésicos naturais.

O experimento que provou que o riso ou as gargalhadas possuem efeitos analgésicos passou por algumas etapas. Primeiramente o pesquisador provocou algumas dores físicas nos participantes até que as dores ficaram um pouco mais fortes. Na segunda etapa os participantes foram divididos em dois grupos. Um dos grupos foi levado a assistir vídeos de comédia, e o outro grupo passou o mesmo tempo vendo um documentário sobre golfe. Depois da sessão de vídeos, todos passaram novamente pelo teste, para testar a sensibilidade e a dor.

E a conclusão não poderia ser diferente, para a alegria de todos, literalmente, aqueles participantes que assistiram a comédia com boas gargalhadas, demonstraram  10% mais resistência a dor. Os participantes que assistiram ao vídeo entediante ficaram menos resistentes a dor.

A pesquisa traz outra conclusão interessante. O o efeito é válido para risadas sinceras, aquelas intensas de tirar o fôlego. Afinal esse efeito analgésico deve-se a liberação de endorfina, isso acontece quando damos risadas sinceras através do sentimento real de alegria e felicidade.

Então, vamos sorrir mais, pois afinal, SORRIR É O MELHOR REMÉDIO.

Veja também

Recuperando o sono atrasado17/12/19 A rotina de acordar cedo e dormir tarde está presente no dia a dia de muitas pessoas, que acabam descansando poucas horas por noite durante toda a semana, e, no final de semana querem compensar o sono acumulado. A atitude até pode diminuir a sonolência do indivíduo, mas não é capaz de melhorar o desempenho…...
Estilo Hygge: O bem-estar dentro do lar15/04/19 Com a chegada da nova estação, o cotidiano se transforma. A chegada de baixas temperaturas e a mudança das paisagens dão o ?toque de recolher?. Em nosso lar, é momento de tirar do armário peças mais quentes e confortáveis, a fim de contemplar o prazer de......
Sono dos brasileiros12/03/20 Nos tempos atuais, ter qualidade de sono é algo que ainda muitas pessoas procuram. Devido a rotina acelerada do trabalho, família e vida social, a saúde e bem-estar acabam ficando de lado. Para exemplificar, segundo pesquisa realizada pelo Associação......

Voltar para Blog

categorias-noticias